EXPOSIÇÃO ADVERSA, PSICOPATOLOGIA E QUEIXAS DE SAÚDE EM BOMBEIROS PORTUGUESES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cláudia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Maia, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/11200
Resumo: Os Bombeiros estão continuamente expostos a adversidade como vítimas secundárias e frequentemente experienciam situações que os ameaçam directamente, podendo inclusive colocar a sua própria vida em perigo. A exposição cumulativa a adversidade pode ter consequências pejorativas no equilíbrio psicológico e afectar o bem-estar físico. Este estudo teve como principais objectivos analisar a prevalência de exposição a adversidade em Bombeiros do Norte de Portugal bem como as suas queixas físicas e psicológicas.Os 296 participantes foram avaliados em relação a Exposição e Impacto de Acontecimentos Traumáticos, Lista de Acontecimentos de Vida, sintomas de PTSD e queixas psicológicas (BSI) e físicas (RSCL). Os resultados revelam uma exposição muito elevada a adversidade, tendo 12% sintomas de perturbação pós-stress traumático e 17% sintomas de psicopatologia geral. Existe uma relação entre a gravidade e o impacto da exposição, a psicopatologia e as queixas físicas, sendo esta relação particularmente elevada com os sintomas de PTSD. Todas estas variáveis são preditoras das queixas físicas. Os resultados deste trabalho indicam a importância de serem adoptadas medidas que permitam não só o treino dos Bombeiros para desenvolverem estratégias adequadas para lidar com a adversidade, como também a obtenção de apoio (psicológico, social) continuado e, sobretudo, perante as situações mais difíceis.
id RCAP_f93f168f6c9082f1700effe56e3f9114
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling EXPOSIÇÃO ADVERSA, PSICOPATOLOGIA E QUEIXAS DE SAÚDE EM BOMBEIROS PORTUGUESESOs Bombeiros estão continuamente expostos a adversidade como vítimas secundárias e frequentemente experienciam situações que os ameaçam directamente, podendo inclusive colocar a sua própria vida em perigo. A exposição cumulativa a adversidade pode ter consequências pejorativas no equilíbrio psicológico e afectar o bem-estar físico. Este estudo teve como principais objectivos analisar a prevalência de exposição a adversidade em Bombeiros do Norte de Portugal bem como as suas queixas físicas e psicológicas.Os 296 participantes foram avaliados em relação a Exposição e Impacto de Acontecimentos Traumáticos, Lista de Acontecimentos de Vida, sintomas de PTSD e queixas psicológicas (BSI) e físicas (RSCL). Os resultados revelam uma exposição muito elevada a adversidade, tendo 12% sintomas de perturbação pós-stress traumático e 17% sintomas de psicopatologia geral. Existe uma relação entre a gravidade e o impacto da exposição, a psicopatologia e as queixas físicas, sendo esta relação particularmente elevada com os sintomas de PTSD. Todas estas variáveis são preditoras das queixas físicas. Os resultados deste trabalho indicam a importância de serem adoptadas medidas que permitam não só o treino dos Bombeiros para desenvolverem estratégias adequadas para lidar com a adversidade, como também a obtenção de apoio (psicológico, social) continuado e, sobretudo, perante as situações mais difíceis.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, CláudiaMaia, Ângela2023-05-28T19:11:32Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/11200porJESUS, S. N. ; LEAL, I. ; REZENDE, M., coord. – “Experiências e intervenção em Psicologia da Saúde : resumos e textos do Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, 1, Faro, Portugal, 2009”. [Faro : Universidade do Algarve, 2009]. p. 1047-1067.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:36.787050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv EXPOSIÇÃO ADVERSA, PSICOPATOLOGIA E QUEIXAS DE SAÚDE EM BOMBEIROS PORTUGUESES
title EXPOSIÇÃO ADVERSA, PSICOPATOLOGIA E QUEIXAS DE SAÚDE EM BOMBEIROS PORTUGUESES
spellingShingle EXPOSIÇÃO ADVERSA, PSICOPATOLOGIA E QUEIXAS DE SAÚDE EM BOMBEIROS PORTUGUESES
Carvalho, Cláudia
title_short EXPOSIÇÃO ADVERSA, PSICOPATOLOGIA E QUEIXAS DE SAÚDE EM BOMBEIROS PORTUGUESES
title_full EXPOSIÇÃO ADVERSA, PSICOPATOLOGIA E QUEIXAS DE SAÚDE EM BOMBEIROS PORTUGUESES
title_fullStr EXPOSIÇÃO ADVERSA, PSICOPATOLOGIA E QUEIXAS DE SAÚDE EM BOMBEIROS PORTUGUESES
title_full_unstemmed EXPOSIÇÃO ADVERSA, PSICOPATOLOGIA E QUEIXAS DE SAÚDE EM BOMBEIROS PORTUGUESES
title_sort EXPOSIÇÃO ADVERSA, PSICOPATOLOGIA E QUEIXAS DE SAÚDE EM BOMBEIROS PORTUGUESES
author Carvalho, Cláudia
author_facet Carvalho, Cláudia
Maia, Ângela
author_role author
author2 Maia, Ângela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cláudia
Maia, Ângela
description Os Bombeiros estão continuamente expostos a adversidade como vítimas secundárias e frequentemente experienciam situações que os ameaçam directamente, podendo inclusive colocar a sua própria vida em perigo. A exposição cumulativa a adversidade pode ter consequências pejorativas no equilíbrio psicológico e afectar o bem-estar físico. Este estudo teve como principais objectivos analisar a prevalência de exposição a adversidade em Bombeiros do Norte de Portugal bem como as suas queixas físicas e psicológicas.Os 296 participantes foram avaliados em relação a Exposição e Impacto de Acontecimentos Traumáticos, Lista de Acontecimentos de Vida, sintomas de PTSD e queixas psicológicas (BSI) e físicas (RSCL). Os resultados revelam uma exposição muito elevada a adversidade, tendo 12% sintomas de perturbação pós-stress traumático e 17% sintomas de psicopatologia geral. Existe uma relação entre a gravidade e o impacto da exposição, a psicopatologia e as queixas físicas, sendo esta relação particularmente elevada com os sintomas de PTSD. Todas estas variáveis são preditoras das queixas físicas. Os resultados deste trabalho indicam a importância de serem adoptadas medidas que permitam não só o treino dos Bombeiros para desenvolverem estratégias adequadas para lidar com a adversidade, como também a obtenção de apoio (psicológico, social) continuado e, sobretudo, perante as situações mais difíceis.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2023-05-28T19:11:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/11200
url https://hdl.handle.net/1822/11200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv JESUS, S. N. ; LEAL, I. ; REZENDE, M., coord. – “Experiências e intervenção em Psicologia da Saúde : resumos e textos do Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, 1, Faro, Portugal, 2009”. [Faro : Universidade do Algarve, 2009]. p. 1047-1067.
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550157494878209