Reabilitação de pavimentos utilizando misturas betuminosas com betumes modificados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Carlos C.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pereira, Pedro A., Pais, Jorge C., Pereira, Paulo A. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6332
Resumo: Na reabilitação estrutural do pavimento do lanço CRIL-Loures da A8, a Auto-Estradas do Atlântico utilizou duas soluções distintas de reforço recorrendo a misturas betuminosas com betumes modificados. No sentido Norte-Sul foi utilizada uma mistura betuminosa com betume modificado com borracha reciclada de pneus usados (BMB) e no sentido Sul-Norte foi utilizada uma mistura betuminosa com um betume modificado com polímeros (SBS). O betume com polímeros foi utilizado num betão betuminoso aplicado com 5 cm de espessura e o betume modificado com borracha foi utilizado numa mistura betuminosa aberta aplicada com uma espessura de 2 cm. Após quatro anos em serviço foi realizado um estudo para determinar as características mecânicas das misturas betuminosas aplicadas de modo a avaliar a sua qualidade e obter indicações relativamente ao seu desempenho futuro. Para a realização deste trabalho foram retiradas lajes dos trechos experimentais que permitiram a avaliação laboratorial do módulo de deformabilidade, da resistência à fadiga e da resistência à deformação permanente. Este trabalho permitiu concluir que, em termos de comportamento mecânico, a mistura BMB, com apenas 2 cm de espessura apresenta uma resistência à fadiga e à deformação permanente superior à mistura SBS aplicada com 5 cm de espessura.
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