Protocolo de intervenção individual baseado na terapia de estimulação cognitiva em idosos com perturbação neurocognitiva ligeira
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.12707/RV20100 |
Resumo: | Enquadramento: A estimulação cognitiva (EC) é uma das terapias não-farmacológicas (TNF) recomendadas e com melhores evidências na perturbação neurocognitiva ligeira (PNCL), permitindo estimular a neuroplasticidade e a reserva cognitiva, podendo atenuar a progressão do declínio cognitivo no idoso com PNCL. Objetivo: Apresentar detalhadamente a estrutura e o conteúdo de um protocolo de intervenção em idosos com PNCL, baseada na EC individual. Metodologia: Identificação das fases preliminares ao desenho do protocolo de intervenção. Resultados: Protocolo de intervenção individual baseado na EC, composto por esquema base de 6 sessões, com frequência bissemanal e com duração aproximada de 45 minutos por sessão, administrado por terapeutas treinados. Conclusão: O programa de EC individual pormenorizado facilita a sua implementação e disseminação, podendo ter implicações relevantes na prática clínica e na investigação da PNCL. |
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Protocolo de intervenção individual baseado na terapia de estimulação cognitiva em idosos com perturbação neurocognitiva ligeiraProtocolo de intervención individual basado en la estimulacíon cognitiva para ancianos con trastorno neurocognitivo leveProtocolo de intervenção individual baseado na terapia de estimulação cognitiva em idosos com perturbação neurocognitiva ligeiraArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: A estimulação cognitiva (EC) é uma das terapias não-farmacológicas (TNF) recomendadas e com melhores evidências na perturbação neurocognitiva ligeira (PNCL), permitindo estimular a neuroplasticidade e a reserva cognitiva, podendo atenuar a progressão do declínio cognitivo no idoso com PNCL. Objetivo: Apresentar detalhadamente a estrutura e o conteúdo de um protocolo de intervenção em idosos com PNCL, baseada na EC individual. Metodologia: Identificação das fases preliminares ao desenho do protocolo de intervenção. Resultados: Protocolo de intervenção individual baseado na EC, composto por esquema base de 6 sessões, com frequência bissemanal e com duração aproximada de 45 minutos por sessão, administrado por terapeutas treinados. Conclusão: O programa de EC individual pormenorizado facilita a sua implementação e disseminação, podendo ter implicações relevantes na prática clínica e na investigação da PNCL.Background: Cognitive stimulation (CS) is one of the recommended non-pharmacological therapies (NPTs) with the best evidence base for mild neurocognitive disorder (mNCD). It stimulates neuroplasticity and cognitive reserve and can reduce the progression of cognitive decline in older adults with mNCD. Objective: To describe the structure and content of an individual CS intervention protocol for older adults with mNCD. Methodology: Identification of the stages preceding the design of the intervention protocol. Results: Individual CS therapy intervention protocol, consisting of a program implemented by trained therapists with six sessions, twice a week, each lasting around 45 minutes. Conclusion: The detailed individual CS protocol facilitates its implementation and dissemination and can have significant implications for clinical practice and research on mNCD.Marco contextual: La estimulación cognitiva (EC) es una de las terapias no farmacológicas (TNF) recomendadas y con mejores evidencias en el trastorno neurocognitivo leve (TNL), lo que permite estimular la neuroplasticidad y la reserva cognitiva y puede atenuar la progresión del deterioro cognitivo en los ancianos con PNCL. Objetivo: Presentar detalladamente la estructura y el contenido de un protocolo de intervención en ancianos con TNL, basado en la EC individual. Metodología: Identificación de las fases preliminares al diseñar el protocolo de intervención. Resultados: Protocolo de intervención individual basado en la EC, compuesto por un esquema básico de 6 sesiones, quincenales y con una duración aproximada de 45 minutos por sesión, administrado por terapeutas formados. Conclusión: El programa individual detallado de EC facilita su aplicación y difusión, y puede tener implicaciones relevantes para la práctica clínica y la investigación del TNL.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2021-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV20100por2182-28830874-0283Justo-Henriques, Susana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-16T16:00:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:39.618246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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