Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/58426 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_f981549f52f5518bbaba2f7ad6ba3f12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/58426 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, BrasilIdentidade profissionalDesenvolvimento profissional - ProfessoresFormação contínuaLeitura - PromoçãoDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA pesquisa intitulada “Travessia Profissional na Construção de um Projeto de Leitura: O Contributo Real e Potencial da Formação Continuada em Amontada-Ceará, Brasil” tem como objetivo compreender a travessia profissional que os professores integrantes da construção de um projeto de leitura atribuem à formação continuada, ocorrido em 2015, em Amontada-Ceará, Brasil. Os objetivos específicos convergem para analisar como os professores veem o contributo da formação continuada no enriquecimento da sua identidade profissional e como relacionam os sentidos das orientações que estabelecem entre a formação continuada e o enriquecimento das suas práticas profissionais sobre a construção do projeto de leitura. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, baseada em três instrumentos: Diário coletivo, narrativa e entrevista semidiretiva. Os resultados apontaram a existência de uma questão permanente na pauta das pesquisas educacionais que reflete nas discussões sobre formação de professores no campo do fortalecimento da identidade profissional: a formação de um projeto de leitura é legítima quando favorece o desenvolvimento profissional laboral no contexto em que se trabalha, já que melhora o ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos no tocante à leitura. Isso implica que a contribuição da formação continuada, com ênfase na voz que é dada ao professor, considera diferentes aspectos: pessoal, profissional e institucional. Também evidenciou a visão dos participantes que um projeto de leitura, em uma proposta de formação continuada tecida com toda a comunidade, contribui de forma real e potencial para a construção do conhecimento, ponderando que, quando a leitura é compromisso de todas as áreas, o projeto se fortalece e a travessia da identidade profissional do professor ocorre em segurança.The research entitled Professional Crossing in the Construction of a Reading Project: The Real and Potential Contribution of Continuing Education in Amontada-Ceará, Brazil aims to understand the professional crossing that teachers, members of the construction of the reading project, attribute to continuing education in Amontada-Ceará, Brazil. The specific objectives converge to analyze how teachers see the contribution of continuing education to the enrichment of their professional identity and relate the meanings of the guidelines they establish between continuing education and the enrichment of their professional practices regarding on the construction of the reading project. The methodology used was qualitative, based on three instruments: collective diary, narrative and semi-directive interview. The results pointed out the existence of a permanent issue on the agenda of educational research that reflects in discussions on teacher education in the field of strengthening professional identity: the formation of a reading project is legitimate when it favors professional work development in the context in which one works, as it improves teaching and, consequently, students learning regarding reading. This implies that the contribution of continuing education, with emphasis on the voice given to the teacher, considers different aspects: personal, professional and institutional. The participants highlight that a reading project, in a proposal for continuing education articulated woven with the entire community, contributes in a real and potential way to the construction of knowledge, considering that, when reading is the teaching from all areas, the project is strengthening, and the passage of the teacher's professional identity occurs safelyMogarro, Maria João, 1959-Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Rebeca Helangela Albuquerque2023-07-04T14:47:18Z20222022-06-062022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58426TID:203287460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:38.347689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil |
title |
Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil |
spellingShingle |
Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil Mendes, Rebeca Helangela Albuquerque Identidade profissional Desenvolvimento profissional - Professores Formação contínua Leitura - Promoção Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil |
title_full |
Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil |
title_fullStr |
Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil |
title_full_unstemmed |
Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil |
title_sort |
Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil |
author |
Mendes, Rebeca Helangela Albuquerque |
author_facet |
Mendes, Rebeca Helangela Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mogarro, Maria João, 1959- Guimarães, Paula, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Rebeca Helangela Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade profissional Desenvolvimento profissional - Professores Formação contínua Leitura - Promoção Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Identidade profissional Desenvolvimento profissional - Professores Formação contínua Leitura - Promoção Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-06-06 2022-01-01T00:00:00Z 2023-07-04T14:47:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/58426 TID:203287460 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/58426 |
identifier_str_mv |
TID:203287460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134630019858432 |