Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rebeca Helangela Albuquerque
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/58426
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_f981549f52f5518bbaba2f7ad6ba3f12
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/58426
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, BrasilIdentidade profissionalDesenvolvimento profissional - ProfessoresFormação contínuaLeitura - PromoçãoDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA pesquisa intitulada “Travessia Profissional na Construção de um Projeto de Leitura: O Contributo Real e Potencial da Formação Continuada em Amontada-Ceará, Brasil” tem como objetivo compreender a travessia profissional que os professores integrantes da construção de um projeto de leitura atribuem à formação continuada, ocorrido em 2015, em Amontada-Ceará, Brasil. Os objetivos específicos convergem para analisar como os professores veem o contributo da formação continuada no enriquecimento da sua identidade profissional e como relacionam os sentidos das orientações que estabelecem entre a formação continuada e o enriquecimento das suas práticas profissionais sobre a construção do projeto de leitura. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, baseada em três instrumentos: Diário coletivo, narrativa e entrevista semidiretiva. Os resultados apontaram a existência de uma questão permanente na pauta das pesquisas educacionais que reflete nas discussões sobre formação de professores no campo do fortalecimento da identidade profissional: a formação de um projeto de leitura é legítima quando favorece o desenvolvimento profissional laboral no contexto em que se trabalha, já que melhora o ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos no tocante à leitura. Isso implica que a contribuição da formação continuada, com ênfase na voz que é dada ao professor, considera diferentes aspectos: pessoal, profissional e institucional. Também evidenciou a visão dos participantes que um projeto de leitura, em uma proposta de formação continuada tecida com toda a comunidade, contribui de forma real e potencial para a construção do conhecimento, ponderando que, quando a leitura é compromisso de todas as áreas, o projeto se fortalece e a travessia da identidade profissional do professor ocorre em segurança.The research entitled Professional Crossing in the Construction of a Reading Project: The Real and Potential Contribution of Continuing Education in Amontada-Ceará, Brazil aims to understand the professional crossing that teachers, members of the construction of the reading project, attribute to continuing education in Amontada-Ceará, Brazil. The specific objectives converge to analyze how teachers see the contribution of continuing education to the enrichment of their professional identity and relate the meanings of the guidelines they establish between continuing education and the enrichment of their professional practices regarding on the construction of the reading project. The methodology used was qualitative, based on three instruments: collective diary, narrative and semi-directive interview. The results pointed out the existence of a permanent issue on the agenda of educational research that reflects in discussions on teacher education in the field of strengthening professional identity: the formation of a reading project is legitimate when it favors professional work development in the context in which one works, as it improves teaching and, consequently, students learning regarding reading. This implies that the contribution of continuing education, with emphasis on the voice given to the teacher, considers different aspects: personal, professional and institutional. The participants highlight that a reading project, in a proposal for continuing education articulated woven with the entire community, contributes in a real and potential way to the construction of knowledge, considering that, when reading is the teaching from all areas, the project is strengthening, and the passage of the teacher's professional identity occurs safelyMogarro, Maria João, 1959-Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Rebeca Helangela Albuquerque2023-07-04T14:47:18Z20222022-06-062022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58426TID:203287460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:38.347689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil
title Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil
spellingShingle Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil
Mendes, Rebeca Helangela Albuquerque
Identidade profissional
Desenvolvimento profissional - Professores
Formação contínua
Leitura - Promoção
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil
title_full Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil
title_fullStr Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil
title_full_unstemmed Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil
title_sort Travessia profissional na construção de um projeto de leitura : o contributo real e potencial da formação continuada em Amontada - Ceará, Brasil
author Mendes, Rebeca Helangela Albuquerque
author_facet Mendes, Rebeca Helangela Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mogarro, Maria João, 1959-
Guimarães, Paula, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Rebeca Helangela Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional
Desenvolvimento profissional - Professores
Formação contínua
Leitura - Promoção
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Identidade profissional
Desenvolvimento profissional - Professores
Formação contínua
Leitura - Promoção
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-06-06
2022-01-01T00:00:00Z
2023-07-04T14:47:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/58426
TID:203287460
url http://hdl.handle.net/10451/58426
identifier_str_mv TID:203287460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134630019858432