Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rooney Figueiredo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trigo, Maiza De Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/103225
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.7569
Resumo: Resumo: Este trabalho traz reflexões sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem: O que podemos aprender com as sociedades tradicionais?”, de autoria de Jared Diamond, com particular foco no capítulo cinco “Educar Crianças”, da parte três “Novos e Velhos”. Para além de aspectos relacionados ao parto, maternidade e infanticídio, a obra explora o conceito de infância e de educação em diálogo com o grupo social. Enfatiza os comportamentos e estímulos educacionais das sociedades tradicionais e sua ligação aos seus contextos sociais e culturais que se refletem sobre a educação dos mais novos. Neste cenário, a criança é estimulada em sua autonomia e habilidades sociais através das brincadeiras com grupos multietários. O exercício social da aprendizagem pela consequência dos atos, comum na sociedade tradicional observada pelo autor, serve de reflexão ao polêmico tema contemporâneo da punição física ou moral nos processos educativos. Ainda que a obra não esteja focada no âmbito da educação, o autor apresenta particularidades sociais e culturais que permitem-nos refletir sobre como estão sendo educadas nossas crianças numa sociedade avançada tecnologicamente e empobrecida humanamente. Abstract: This work brings reflections about childhood, education, and culture from the book “The world until yesterday: What can we learn from traditional societies?”, by Jared Diamond, with particular focus on chapter five “Educating children”, from part three “New and old”. In addition to aspects related to childbirth, maternity, and infanticide, the book explores the concept of childhood and education in dialogue with the social group. It emphasizes the behaviours and educational stimuli of traditional societies and their connection to their social and cultural contexts that are reflected in the education of the youngest. In this scenario, the child is stimulated in his autonomy and social skills by playing with multietarian groups. The social exercise of learning as a consequence of the acts, common in traditional society observed by the author, serves as a reflection on the controversial contemporary issue of physical or moral punishment in educational processes. Although the work is not focused on the field of education, the author presents social and cultural particularities that allow us to reflect on how our children are being educated in a technologically advanced and humanly impoverished society.
id RCAP_f98931a5897e2133897c26f7d8e2e3bc
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/103225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”Reflecting on childhood, education, and culture from the book “The world until yesterday"infânciaeducaçãoculturasociedades tradicionaisJared Diamondchildhoodeducationculturetraditional societiesResumo: Este trabalho traz reflexões sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem: O que podemos aprender com as sociedades tradicionais?”, de autoria de Jared Diamond, com particular foco no capítulo cinco “Educar Crianças”, da parte três “Novos e Velhos”. Para além de aspectos relacionados ao parto, maternidade e infanticídio, a obra explora o conceito de infância e de educação em diálogo com o grupo social. Enfatiza os comportamentos e estímulos educacionais das sociedades tradicionais e sua ligação aos seus contextos sociais e culturais que se refletem sobre a educação dos mais novos. Neste cenário, a criança é estimulada em sua autonomia e habilidades sociais através das brincadeiras com grupos multietários. O exercício social da aprendizagem pela consequência dos atos, comum na sociedade tradicional observada pelo autor, serve de reflexão ao polêmico tema contemporâneo da punição física ou moral nos processos educativos. Ainda que a obra não esteja focada no âmbito da educação, o autor apresenta particularidades sociais e culturais que permitem-nos refletir sobre como estão sendo educadas nossas crianças numa sociedade avançada tecnologicamente e empobrecida humanamente. Abstract: This work brings reflections about childhood, education, and culture from the book “The world until yesterday: What can we learn from traditional societies?”, by Jared Diamond, with particular focus on chapter five “Educating children”, from part three “New and old”. In addition to aspects related to childbirth, maternity, and infanticide, the book explores the concept of childhood and education in dialogue with the social group. It emphasizes the behaviours and educational stimuli of traditional societies and their connection to their social and cultural contexts that are reflected in the education of the youngest. In this scenario, the child is stimulated in his autonomy and social skills by playing with multietarian groups. The social exercise of learning as a consequence of the acts, common in traditional society observed by the author, serves as a reflection on the controversial contemporary issue of physical or moral punishment in educational processes. Although the work is not focused on the field of education, the author presents social and cultural particularities that allow us to reflect on how our children are being educated in a technologically advanced and humanly impoverished society.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/103225http://hdl.handle.net/10316/103225https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.7569por2236-6377Pinto, Rooney FigueiredoTrigo, Maiza De Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-24T20:32:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:05.873225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
Reflecting on childhood, education, and culture from the book “The world until yesterday"
title Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
spellingShingle Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
Pinto, Rooney Figueiredo
infância
educação
cultura
sociedades tradicionais
Jared Diamond
childhood
education
culture
traditional societies
title_short Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
title_full Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
title_fullStr Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
title_full_unstemmed Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
title_sort Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
author Pinto, Rooney Figueiredo
author_facet Pinto, Rooney Figueiredo
Trigo, Maiza De Albuquerque
author_role author
author2 Trigo, Maiza De Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rooney Figueiredo
Trigo, Maiza De Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv infância
educação
cultura
sociedades tradicionais
Jared Diamond
childhood
education
culture
traditional societies
topic infância
educação
cultura
sociedades tradicionais
Jared Diamond
childhood
education
culture
traditional societies
description Resumo: Este trabalho traz reflexões sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem: O que podemos aprender com as sociedades tradicionais?”, de autoria de Jared Diamond, com particular foco no capítulo cinco “Educar Crianças”, da parte três “Novos e Velhos”. Para além de aspectos relacionados ao parto, maternidade e infanticídio, a obra explora o conceito de infância e de educação em diálogo com o grupo social. Enfatiza os comportamentos e estímulos educacionais das sociedades tradicionais e sua ligação aos seus contextos sociais e culturais que se refletem sobre a educação dos mais novos. Neste cenário, a criança é estimulada em sua autonomia e habilidades sociais através das brincadeiras com grupos multietários. O exercício social da aprendizagem pela consequência dos atos, comum na sociedade tradicional observada pelo autor, serve de reflexão ao polêmico tema contemporâneo da punição física ou moral nos processos educativos. Ainda que a obra não esteja focada no âmbito da educação, o autor apresenta particularidades sociais e culturais que permitem-nos refletir sobre como estão sendo educadas nossas crianças numa sociedade avançada tecnologicamente e empobrecida humanamente. Abstract: This work brings reflections about childhood, education, and culture from the book “The world until yesterday: What can we learn from traditional societies?”, by Jared Diamond, with particular focus on chapter five “Educating children”, from part three “New and old”. In addition to aspects related to childbirth, maternity, and infanticide, the book explores the concept of childhood and education in dialogue with the social group. It emphasizes the behaviours and educational stimuli of traditional societies and their connection to their social and cultural contexts that are reflected in the education of the youngest. In this scenario, the child is stimulated in his autonomy and social skills by playing with multietarian groups. The social exercise of learning as a consequence of the acts, common in traditional society observed by the author, serves as a reflection on the controversial contemporary issue of physical or moral punishment in educational processes. Although the work is not focused on the field of education, the author presents social and cultural particularities that allow us to reflect on how our children are being educated in a technologically advanced and humanly impoverished society.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/103225
http://hdl.handle.net/10316/103225
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.7569
url http://hdl.handle.net/10316/103225
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.7569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2236-6377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134094499512320