Jovens, ciência e media: perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Sara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Anabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/65822
Resumo: O papel transversal dos media na aquisição de conhecimentos e na formação de opiniões e representações de assuntos de ciência tem uma importância reconhecida. Porém, existem poucos estudos que se debrucem sobre o modo como os jovens acedem, compreendem e criam conteúdos relacionados com a ciência, utilizando diversas plataformas e acionando diferentes literacias. O presente estudo procura explorar algumas pontes nesse sentido. Tendo como base públicos jovens interessados em ciência, nomeadamente em Astronomia e Ciências do Espaço, o estudo pretende averiguar o que estes valorizam na ciência e como se apropriam da informação científica para a tomada de decisão e a formação de opiniões sobre ciência. Os resultados confirmam que as aprendizagens informais têm um papel relevante no desenvolvimento de uma identificação com a ciência e na escolha por percursos académicos e profissionais com ela relacionados. Apesar de não procurarem notícias de ciência em geral, pesquisam informação específica de ciência de acordo com os seus interesses. A ausência de uma reflexão sobre como os discursos e as notícias de ciência são produzidos e filtrados pelos media e outros agentes de comunicação de ciência faz ressaltar a relevância da promoção de uma literacia crítica de ciência, que implica a ligação a outras literacias, incluindo a literacia mediática.
id RCAP_f98fce4929d45510df7fbd71040a0d8f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jovens, ciência e media: perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informaisYouth, science, and media: perceptions of Astronomy and Space Sciences in formal and informal contextsJovensCiênciaMediaLiteracia científicaIdentidadeYoung peopleScienceScientific literacyIdentityCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO papel transversal dos media na aquisição de conhecimentos e na formação de opiniões e representações de assuntos de ciência tem uma importância reconhecida. Porém, existem poucos estudos que se debrucem sobre o modo como os jovens acedem, compreendem e criam conteúdos relacionados com a ciência, utilizando diversas plataformas e acionando diferentes literacias. O presente estudo procura explorar algumas pontes nesse sentido. Tendo como base públicos jovens interessados em ciência, nomeadamente em Astronomia e Ciências do Espaço, o estudo pretende averiguar o que estes valorizam na ciência e como se apropriam da informação científica para a tomada de decisão e a formação de opiniões sobre ciência. Os resultados confirmam que as aprendizagens informais têm um papel relevante no desenvolvimento de uma identificação com a ciência e na escolha por percursos académicos e profissionais com ela relacionados. Apesar de não procurarem notícias de ciência em geral, pesquisam informação específica de ciência de acordo com os seus interesses. A ausência de uma reflexão sobre como os discursos e as notícias de ciência são produzidos e filtrados pelos media e outros agentes de comunicação de ciência faz ressaltar a relevância da promoção de uma literacia crítica de ciência, que implica a ligação a outras literacias, incluindo a literacia mediática.The importance of the media, both in the acquisition of knowledge, and in the formation of opinions and representations of science subjects, has been widely acknowledged in research. However, there is still an insufficient number of studies which focus on how young audiences specifically access, understand and create science-related content via different platforms, thereby mobilising different literacies. The present empirical study seeks to explore some bridges in this regard. By looking at a young public interested in science, namely Astronomy and Space Sciences, we intend to ascertain what they value and how they appropriate scientific information in their social relations in order to build critical scientific literacy for decision-making and the formation of opinions about science. The main results of this study confirm that informal learning plays an important role not only in the development of identification with science by young people, but also in the search for related academic and professional pathways. Although it confirms that younger people do not seek science news, the current study suggests that they do engage in seeking science-specific information according to their interests. The absence of a reflection on how science discourses and news are produced and filtered by the media and other science communication agents underlines the relevance of promoting critical science literacy, which seems to imply a link to other literacies, media literacy included.Sara Anjos detém uma bolsa de investigação (SFRH/BD/123276/2016) cofinanciada pela FCT/FSE/MCTES através de fundos nacionais. Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020. O Financiamento Plurianual do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (UIDB/00736/2020) apoiou a revisão linguística da versão inglesa do artigoUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoAnjos, SaraCarvalho, Anabela2020-062020-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/65822porAnjos, S. & Carvalho, A. (2020). Jovens, ciência e media: perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informais. Comunicação e Sociedade, 37, 109-126. https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).24281645-20892183-357510.17231/comsoc.37(2020).2428https://revistacomsoc.pt/article/view/2428info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:22.865949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jovens, ciência e media: perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informais
Youth, science, and media: perceptions of Astronomy and Space Sciences in formal and informal contexts
title Jovens, ciência e media: perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informais
spellingShingle Jovens, ciência e media: perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informais
Anjos, Sara
Jovens
Ciência
Media
Literacia científica
Identidade
Young people
Science
Scientific literacy
Identity
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Jovens, ciência e media: perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informais
title_full Jovens, ciência e media: perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informais
title_fullStr Jovens, ciência e media: perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informais
title_full_unstemmed Jovens, ciência e media: perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informais
title_sort Jovens, ciência e media: perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informais
author Anjos, Sara
author_facet Anjos, Sara
Carvalho, Anabela
author_role author
author2 Carvalho, Anabela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Sara
Carvalho, Anabela
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Ciência
Media
Literacia científica
Identidade
Young people
Science
Scientific literacy
Identity
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Jovens
Ciência
Media
Literacia científica
Identidade
Young people
Science
Scientific literacy
Identity
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O papel transversal dos media na aquisição de conhecimentos e na formação de opiniões e representações de assuntos de ciência tem uma importância reconhecida. Porém, existem poucos estudos que se debrucem sobre o modo como os jovens acedem, compreendem e criam conteúdos relacionados com a ciência, utilizando diversas plataformas e acionando diferentes literacias. O presente estudo procura explorar algumas pontes nesse sentido. Tendo como base públicos jovens interessados em ciência, nomeadamente em Astronomia e Ciências do Espaço, o estudo pretende averiguar o que estes valorizam na ciência e como se apropriam da informação científica para a tomada de decisão e a formação de opiniões sobre ciência. Os resultados confirmam que as aprendizagens informais têm um papel relevante no desenvolvimento de uma identificação com a ciência e na escolha por percursos académicos e profissionais com ela relacionados. Apesar de não procurarem notícias de ciência em geral, pesquisam informação específica de ciência de acordo com os seus interesses. A ausência de uma reflexão sobre como os discursos e as notícias de ciência são produzidos e filtrados pelos media e outros agentes de comunicação de ciência faz ressaltar a relevância da promoção de uma literacia crítica de ciência, que implica a ligação a outras literacias, incluindo a literacia mediática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06
2020-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/65822
url https://hdl.handle.net/1822/65822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Anjos, S. & Carvalho, A. (2020). Jovens, ciência e media: perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informais. Comunicação e Sociedade, 37, 109-126. https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2428
1645-2089
2183-3575
10.17231/comsoc.37(2020).2428
https://revistacomsoc.pt/article/view/2428
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132764752052224