Tristeza positiva? O efeito das emoções induzidas por excertos musicais na resposta comportamental e pupilar numa tarefa de memória de reconhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Ana Filipa Seco Tinoco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6872
Resumo: Estudos recentes têm mostrado que a tristeza pode ter efeitos positivos na melhoria da memória, na redução de erros de julgamento e na promoção de comportamentos sociais mais eficazes. Assim, o presente estudo teve como objetivo explorar a influência do estado afetivo na retenção mnésica e posterior recuperação. Uma tarefa de memória de reconhecimento, com indução prévia de 3 tipos de emoções (alegria, tristeza, neutra) através de pequenos excertos musicais, foi aplicada a amostra de 36 estudantes universitários. A taxa de acertos e o diâmetro pupilar, utilizado como índice de carga cognitiva e emocional, foram avaliados. As hipóteses não foram comprovadas, no entanto, verificou-se contração pupilar em todas as análises realizadas e uma tendência de resposta diferenciada após indução emocional.
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