O matrimónio do Sapiens: estudo e tradução dos fragmentos do De matrimonio de Lúcio Aneu Séneca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5440 |
Resumo: | Tese de mestrado, Estudos Clássicos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011 |
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O matrimónio do Sapiens: estudo e tradução dos fragmentos do De matrimonio de Lúcio Aneu SénecaSéneca,2? a.C.-65 d.C - Crítica e interpretaçãoLiteratura latina - História e críticaTraduções portuguesasTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Estudos Clássicos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011Escrito no séc. I d.C., do De Matrimonio de Lúcio Aneu Séneca apenas se conhecem alguns fragmentos cujo número e ordem oscilam em função dos críticos que os editaram. Analisando não só o que resta do De Matrimonio, mas também outros passos da obra do filósofo cordovês, em que são afloradas as questões relativas à moral familiar e matrimonial, percebe-se que o ideal de matrimónio que Séneca propôs, influenciado, sem dúvida, pelo contexto político e social da sua época, e também pela sua própria experiência de vida, encontra o seu fundamento nas ideias dos primeiros teorizadores da Escola do Pórtico. São Jerónimo, no séc. IV d.C., pretendendo defender a moral matrimonial, atacada pelas heresias de Joviniano, depois de recorrer às fontes bíblicas, socorre-se também de fontes pagãs. É no seu polémico tratado Aduersus Iouinianum, escrito no ano 393 d.C., que encontramos citados os referidos fragmentos do De Matrimonio.RÉSUMÉ: Rédigé au premier siècle après J.C., on ne connaît du De Matrimonio de Sénèque que quelques fragments dont le nombre et l'ordre diffère selon les critiques qui les ont édités. En analysant non seulement ce qui reste du De Matrimonio, mais aussi d'autres passages de l´oeuvre du philosophe de Cordoue, qui s´occupent des questions liées à la moralité de la famille et du mariage, il est clair que l'idéal du mariage que Sénèque propos a été determiné, sans aucun doute, par le contexte social et politique de son temps et trouve son fondement dans les idées des premiers théoriciens de l'École du Portique. Saint Jérôme, au siècle IV après J.C., ayant l'intention de défendre la moralité du mariage, attaquée par les hérésies de Jovinien, après un recours aux sources bibliques, s´appuye également sur des sources païennes. C´est dans son traité polémique Aduersus Iouinianum, écrit en 393 après J.C., qu´on peut trouver cités ces fragments du De Matrimonio.Pimentel, Maria Cristina,1954-Repositório da Universidade de LisboaCoelho, Luís Alexandre Simões Revez2012-02-27T16:08:17Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:46.778572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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