Implementação de um programa de fiabilidade de aeronaves
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5505 |
Resumo: | Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica |
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Implementação de um programa de fiabilidade de aeronavesFiabilidadeAeronáuticaManutençãoHelicópterosAeronavegabilidadeReliabilityAeronauticsMaintenanceHelicoptersAirworthinessTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia MecânicaMotivadas pela conjuntura atual, hoje as empresas devem focalizar-se não só naquilo que o mercado oferece, mas também no que podem e estão dispostas a oferecer. Atualmente, a estrutura de uma empresa deve avaliara sua cadeia de valor, de forma a identificar fontes de desperdício e poder assim trabalhar exaustivamente nas tarefas que realmente agregam valor para o cliente. No que respeita o mundo aeronáutico, onde a competitividade é implacável e, por outro lado, onde o desenvolvimento é constante, é impensável que os operadores caiam na tentação de estagnar com processos já consolidados no tempo. Na verdade, aquilo que se procura é inovar mais e mais, tendo em vista a garantia da melhoria contínua dos processos e de forma a alcançar os seus objetivos principais, nomeadamente: maximizar a segurança operacional, minimizar o tempo de paragem para manutenção e gerar valor e/ou obter vantagem competitiva. Nesse sentido, motivado por uma não-conformidade deum dos clientes da Heliportugal, chegou-se à conclusão que se poderia tirar proveitodesta situação para que o presente caso de estudo fosse ao encontro dos pressupostos apresentados anteriormente. Assim, tirando partido da não-conformidade do cliente, cujo trabalho seria apenas garantir um controlo simples das anomalias da frota AW139 da Heliportugal, optou-se por se iniciar um projeto para a implementação de um programa de fiabilidade na empresa. Como tal, o presente caso de estudo, visou, numa fase inicial, garantir o registo histórico das anomalias da frota AW139, desde o início da sua operação, para que depois se pudesse efetuar a análise fiabilística da frota. Uma vez garantida a análise fiabilística da frota, a segunda fase do estudo compreendeu a definição dos procedimentos internos a adotar e respetiva aplicação prática para a implementação do programa de fiabilidade na empresa. Por outro lado, o projeto foi ainda pensado e elaborado de forma a ser aplicável a outras frotas, nomeadamente de fabricantes diferentes e, por isso, uma das suas vantagens é o facto de ser transversal a todas as frotas. Por último, através deste, foram dadas as diretrizes, que se entendem necessárias, no sentido de garantir que o projeto possa ser consolidado num futuro próximo. Estas diretrizes constituem fundamentalmente a revisão deprocedimentos internos e propostas de melhoria a implementar com o desenvolvimento do projeto ao longo do tempo.Abstract: Motivated by the currently conjuncture, companies today should focus, not only in what the market offers, but also in what they can and what they are willing to offer. Currently, the structure of a company should assessits value chain, in order to identify sources of waste e, thus, be able to work exhaustively in the tasks that really add value to the customer. Regarding the aeronautical industry, where competition is relentless and, on the other hand, where development is constant, it’s unthinkable that operators fall into the temptation to stagnate with processes already consolidated along the time. In fact, what is sought is to innovate more and more, thinking to ensure the continuous improvement of its processes and in order to achieve their main goals, namely: maximize operational safety, minimize downtime for maintenance and generate value and/or obtain competitive advantage. Following this, motivated by a non-compliance of one of the Heliportugal’s customers, we came to conclusion that we could take advantage of this situation, in order to this case study meets the assumptions presented above. Thus, taking advantage of the customer non-compliance, whose job would only ensure an easycontrol of the anomalies of AW139 fleet, it was decided to start a project, which main goal was to implement a reliability program in the company. This case study aimed, at an early stage, to ensurethe historical record of failures of the AW139 fleet, since the start of its operation and, then, to be able to proceed with the reliability analysis of the fleet. Once the reliability was guaranteed, the second phase of the study included the definition of the internal procedures to adopt and its respective practical application for the implementation of the reliability program in the company. Moreover, the project was developed in order to be applicable to other fleets, namely to different manufacturers and, thus, one of its advantages is the fact that is transverse to the complete fleet. Finally, through this, the directives were given to ensure that the project can be consolidated in the near future. These guidelines are primarily a review of internal procedures and improvement proposals to be implemented with the development of the project along the time.Instituto Superior de Engenharia de LisboaSobral, José Augusto da SilvaDias, João André RodriguesRCIPLMarques, João Daniel Abreu2016-01-06T15:53:24Z2015-092015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5505TID:201223848porMARQUES, João Daniel Abreu - Implementação de um programa de fiabilidade de aeronaves. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2015. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:45.358523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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