A (in)consciência da fotografia - da imagem como transparência do real à opacidade crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio, Inês Carolina Farinha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20285
Resumo: A dissertação A (in)consciência da fotografia – da imagem como transparência do real à opacidade crítica trata-se de uma investigação sobre o mito da fotografia que encontra na imagem uma cópia do real. A partir de uma opacidade crítica, Walter Benjamin, Roland Barthes, Vilém Flusser e outros pensadores fundamentam a pesquisa sobre este medium, a sua história, efeitos e práticas que suportam a alienação social face à experiência e memória do mundo. A difícil aceitação da fotografia enquanto arte permite que esta se torne um objecto de crítica sobre as práticas que definem o seu valor. É pela revolução estética iniciada pelo realismo literário do séc.XIX que o testemunho e a ficção ficam dependentes de um mesmo regime de sentido, possibilitando a exploração dos limites da tradução do real. Para apontar para uma opacidade teórica, críticos e fotógrafos não só revelam a inconsciência, mas também as propriedades específicas que esta imagem transporta para a memória dos tempos e imaginação do real. Por esse motivo destaca-se o trabalho desenvolvido por Stephen Shore e Sophie Calle que, a partir da ilusão de uma cópia do mundo, pesquisam a possibilidade da experiência de uma imagem na fotografia.
id RCAP_f9b65997e11f260740b1a8ad80500013
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A (in)consciência da fotografia - da imagem como transparência do real à opacidade críticaTransparênciaImagemFotografiaRealCríticaHistóriaPhotographyRealTransparencyImageCriticismHistoryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA dissertação A (in)consciência da fotografia – da imagem como transparência do real à opacidade crítica trata-se de uma investigação sobre o mito da fotografia que encontra na imagem uma cópia do real. A partir de uma opacidade crítica, Walter Benjamin, Roland Barthes, Vilém Flusser e outros pensadores fundamentam a pesquisa sobre este medium, a sua história, efeitos e práticas que suportam a alienação social face à experiência e memória do mundo. A difícil aceitação da fotografia enquanto arte permite que esta se torne um objecto de crítica sobre as práticas que definem o seu valor. É pela revolução estética iniciada pelo realismo literário do séc.XIX que o testemunho e a ficção ficam dependentes de um mesmo regime de sentido, possibilitando a exploração dos limites da tradução do real. Para apontar para uma opacidade teórica, críticos e fotógrafos não só revelam a inconsciência, mas também as propriedades específicas que esta imagem transporta para a memória dos tempos e imaginação do real. Por esse motivo destaca-se o trabalho desenvolvido por Stephen Shore e Sophie Calle que, a partir da ilusão de uma cópia do mundo, pesquisam a possibilidade da experiência de uma imagem na fotografia.The dissertation The (un)consciousness of photography – the image as transparency of the real to critical opacity is an investigation about the myth of photography that finds in the image a copy of the real. From a critical opacity, Walter Benjamin, Roland Barthes, Vilém Flusser and other thinkers underlie a research about this medium, its history, purpose and practices that support social alienation to the experience and world's memory. The difficult acceptance of photography as art allows it to become an object of criticism of practices that define its value. It is the aesthetic revolution initiated by literary realism that makes testimony and fiction dependent to the same system of meaning, allowing the limits exploration of the real's translation.To point to a theoretical opacity, critics and photographers not only reveal the unconscious, but also the specific properties that this image carries to the memory of times and to the real's imagination. For this reason one may highlight the work of Stephen Shore and Sophie Calle that, from the illusion of a copy of the world, search the experience possibility of an image in photography.Medeiros, MargaridaRUNDionísio, Inês Carolina Farinha2017-03-14T10:23:27Z2017-01-052016-10-282017-01-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20285TID:201611538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:04:01Zoai:run.unl.pt:10362/20285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:06.274204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (in)consciência da fotografia - da imagem como transparência do real à opacidade crítica
title A (in)consciência da fotografia - da imagem como transparência do real à opacidade crítica
spellingShingle A (in)consciência da fotografia - da imagem como transparência do real à opacidade crítica
Dionísio, Inês Carolina Farinha
Transparência
Imagem
Fotografia
Real
Crítica
História
Photography
Real
Transparency
Image
Criticism
History
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A (in)consciência da fotografia - da imagem como transparência do real à opacidade crítica
title_full A (in)consciência da fotografia - da imagem como transparência do real à opacidade crítica
title_fullStr A (in)consciência da fotografia - da imagem como transparência do real à opacidade crítica
title_full_unstemmed A (in)consciência da fotografia - da imagem como transparência do real à opacidade crítica
title_sort A (in)consciência da fotografia - da imagem como transparência do real à opacidade crítica
author Dionísio, Inês Carolina Farinha
author_facet Dionísio, Inês Carolina Farinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Margarida
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Dionísio, Inês Carolina Farinha
dc.subject.por.fl_str_mv Transparência
Imagem
Fotografia
Real
Crítica
História
Photography
Real
Transparency
Image
Criticism
History
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Transparência
Imagem
Fotografia
Real
Crítica
História
Photography
Real
Transparency
Image
Criticism
History
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A dissertação A (in)consciência da fotografia – da imagem como transparência do real à opacidade crítica trata-se de uma investigação sobre o mito da fotografia que encontra na imagem uma cópia do real. A partir de uma opacidade crítica, Walter Benjamin, Roland Barthes, Vilém Flusser e outros pensadores fundamentam a pesquisa sobre este medium, a sua história, efeitos e práticas que suportam a alienação social face à experiência e memória do mundo. A difícil aceitação da fotografia enquanto arte permite que esta se torne um objecto de crítica sobre as práticas que definem o seu valor. É pela revolução estética iniciada pelo realismo literário do séc.XIX que o testemunho e a ficção ficam dependentes de um mesmo regime de sentido, possibilitando a exploração dos limites da tradução do real. Para apontar para uma opacidade teórica, críticos e fotógrafos não só revelam a inconsciência, mas também as propriedades específicas que esta imagem transporta para a memória dos tempos e imaginação do real. Por esse motivo destaca-se o trabalho desenvolvido por Stephen Shore e Sophie Calle que, a partir da ilusão de uma cópia do mundo, pesquisam a possibilidade da experiência de uma imagem na fotografia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-28
2017-03-14T10:23:27Z
2017-01-05
2017-01-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20285
TID:201611538
url http://hdl.handle.net/10362/20285
identifier_str_mv TID:201611538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137891555737600