Desenvolvimento de capacete com propriedades melhoradas de conforto térmico e segurança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36489 |
Resumo: | O capacete é o principal meio de proteção de um motociclista, sendo que o seu objetivo principal é tentar proteger a cabeça do utilizador, reduzindo a probabilidade de fatalidade em caso de acidente. Visto ser um meio de proteção obrigatório, surge o propósito deste trabalho que consiste na otimização das suas características de conforto térmico e segurança. Nesta dissertação é pretendido avaliar as características do conforto térmico fornecido por controlo ativo no interior do capacete, avaliar a possibilidade da substituição do EPS por cortiça e a sua influência no conforto e segurança do utilizador. Em primeiro lugar é realizada uma análise da literatura existente sobre o uso da cortiça como elemento de absorção de energia e também sobre sistemas de controlo de temperatura em capacete. Posteriormente, é analisado a integração de um módulo termoelétrico para controlo ativo da temperatura no interior do capacete, realizando-se um estudo térmico acerca da sua viabilidade. Posto isto, é também feita uma análise da capacidade da cortiça utilizada como forro de absorção em capacetes. Com base nos resultados obtidos, é proposta uma solução otimizada assim como propostas de trabalhos futuros, chegando-se, assim, ao objetivo final deste trabalho. |
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Desenvolvimento de capacete com propriedades melhoradas de conforto térmico e segurançaCapaceteConfortoControlo de temperaturaCortiçaEficáciaMódulo termoelétricoSegurançaSustentabilidadeO capacete é o principal meio de proteção de um motociclista, sendo que o seu objetivo principal é tentar proteger a cabeça do utilizador, reduzindo a probabilidade de fatalidade em caso de acidente. Visto ser um meio de proteção obrigatório, surge o propósito deste trabalho que consiste na otimização das suas características de conforto térmico e segurança. Nesta dissertação é pretendido avaliar as características do conforto térmico fornecido por controlo ativo no interior do capacete, avaliar a possibilidade da substituição do EPS por cortiça e a sua influência no conforto e segurança do utilizador. Em primeiro lugar é realizada uma análise da literatura existente sobre o uso da cortiça como elemento de absorção de energia e também sobre sistemas de controlo de temperatura em capacete. Posteriormente, é analisado a integração de um módulo termoelétrico para controlo ativo da temperatura no interior do capacete, realizando-se um estudo térmico acerca da sua viabilidade. Posto isto, é também feita uma análise da capacidade da cortiça utilizada como forro de absorção em capacetes. Com base nos resultados obtidos, é proposta uma solução otimizada assim como propostas de trabalhos futuros, chegando-se, assim, ao objetivo final deste trabalho.The helmet is the main means of protection for a motorcyclist. Its main objective is to protect the user’s head, reducing fatality probability in case of an accident. Since it is a mandatory means of protection, the purpose of this work arises, which consists of optimizing its comfort and safety characteristics. This dissertation aims to evaluate the thermal comfort characteristics provided by active control inside the helmet, the possibility of replacing EPS with cork, and its influence on the comfort and safety of the user. First, an analysis of the existing literature on cork use as an energy-absorbing element is carried out, as well as on helmet temperature control systems. Subsequently, the integration of a thermoelectric module for active temperature control inside the helmet is analyzed, carrying out an thermal study, about its viability. That said, it is also conducted an analysis of the capacity of cork used as an absorption lining in helmets. With the data obtained, an optimized solution is proposed, as well as proposals for future work, thus reaching the final objective of this work.2023-03-08T11:35:59Z2022-12-07T00:00:00Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36489porSilva, Luís Carlos Neiva dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:43:23Zoai:ria.ua.pt:10773/36489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:43:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O capacete é o principal meio de proteção de um motociclista, sendo que o seu objetivo principal é tentar proteger a cabeça do utilizador, reduzindo a probabilidade de fatalidade em caso de acidente. Visto ser um meio de proteção obrigatório, surge o propósito deste trabalho que consiste na otimização das suas características de conforto térmico e segurança. Nesta dissertação é pretendido avaliar as características do conforto térmico fornecido por controlo ativo no interior do capacete, avaliar a possibilidade da substituição do EPS por cortiça e a sua influência no conforto e segurança do utilizador. Em primeiro lugar é realizada uma análise da literatura existente sobre o uso da cortiça como elemento de absorção de energia e também sobre sistemas de controlo de temperatura em capacete. Posteriormente, é analisado a integração de um módulo termoelétrico para controlo ativo da temperatura no interior do capacete, realizando-se um estudo térmico acerca da sua viabilidade. Posto isto, é também feita uma análise da capacidade da cortiça utilizada como forro de absorção em capacetes. Com base nos resultados obtidos, é proposta uma solução otimizada assim como propostas de trabalhos futuros, chegando-se, assim, ao objetivo final deste trabalho. |
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