Formação pedagógica de professores: formação inicial e contínua na ligação entre a Universidade e as entidades formadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Ana Catarina Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99282
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_f9bef569c1fca5d0a7b7d367899f98ed
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação pedagógica de professores: formação inicial e contínua na ligação entre a Universidade e as entidades formadorasPedagogical training for teachers: initial and continuing training in the connection between the University and training entitiesFormação de professoresFormação pedagógica de professoresFormação inicialFormação contínuaTeacher trainingPedagogical training for teachersInitial trainingContinuing trainingCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoWith the title "Pedagogical training for teachers: initial and continuing training in the connection between the University and training entities", this document has as its main purpose to present the work developed in the academ-ic year of 2020/2021, as part of the Internship of the Master in Educational Sciences, at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. In order to bring students closer to the real work context, the internship activities focused mainly on two contexts: at the University of Coimbra, with students from the Masters in Teaching; and at Nova Ágora – Training Center of Association of Schools (Nova Ágora – CFAE), with teachers with already exten-sive professional careers. For a better understanding of our intervention, the body of the report is divided into two parts: the Framework, where through a literature review, we integrate the normative-legal context and the theoretical context of teacher education in Portugal, in which we address access to the teaching profession, the role of the teacher and the paradigms of teaching; and the Activities, where we characterize each of the internship contexts and describe the activities that were developed. With the end of this internship, we recognize that, by contacting different audiences, contexts and modalities, we deepened our knowledge and expanded analysis and intervention skills in the area of teacher training, essential for the performance of the professional activity of the specialist in Educational Sciences.Com o título "Formação pedagógica de professores: formação inicial e contínua na ligação entre a Universidade e as entidades formadoras", este documento tem como principal desígnio apresentar o trabalho desenvolvido no ano letivo de 2020/2021, no âmbito do Estágio do Mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Visando aproximar os estudantes do contexto real de trabalho, as atividades de estágio incidiram, sobretudo, em dois contextos: na Universidade de Coimbra, com estudantes do Mestrado em Ensino; e no Nova Ágora – Centro de Formação de Associação de Escolas (Nova Ágora – CFAE), com docentes com percursos profissionais já extensos. Para uma melhor compreensão da nossa intervenção, o corpo do relatório é segmentado em duas partes: o Enquadramento, onde, através de uma revisão da literatura, integramos o contexto normativo-legal e o contexto teórico da formação de professores em Portugal, nos quais abordamos o acesso à profissão docente, o papel do professor e os paradigmas de ensino; e as Atividades, onde caracterizamos cada um dos contextos de estágio e descrevemos as atividades neles desenvolvidas. Com o término deste estágio, reconhecemos que, ao contactarmos com diferentes públicos, contextos e modalidades, aprofundámos conhecimentos e ampliámos competências de análise e intervenção na área da formação de professores, essenciais para o desempenho da atividade profissional de um especialista em Ciências da Educação.2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99282http://hdl.handle.net/10316/99282TID:202963250porVentura, Ana Catarina Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:21:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:55.831624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação pedagógica de professores: formação inicial e contínua na ligação entre a Universidade e as entidades formadoras
Pedagogical training for teachers: initial and continuing training in the connection between the University and training entities
title Formação pedagógica de professores: formação inicial e contínua na ligação entre a Universidade e as entidades formadoras
spellingShingle Formação pedagógica de professores: formação inicial e contínua na ligação entre a Universidade e as entidades formadoras
Ventura, Ana Catarina Pinto
Formação de professores
Formação pedagógica de professores
Formação inicial
Formação contínua
Teacher training
Pedagogical training for teachers
Initial training
Continuing training
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short Formação pedagógica de professores: formação inicial e contínua na ligação entre a Universidade e as entidades formadoras
title_full Formação pedagógica de professores: formação inicial e contínua na ligação entre a Universidade e as entidades formadoras
title_fullStr Formação pedagógica de professores: formação inicial e contínua na ligação entre a Universidade e as entidades formadoras
title_full_unstemmed Formação pedagógica de professores: formação inicial e contínua na ligação entre a Universidade e as entidades formadoras
title_sort Formação pedagógica de professores: formação inicial e contínua na ligação entre a Universidade e as entidades formadoras
author Ventura, Ana Catarina Pinto
author_facet Ventura, Ana Catarina Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, Ana Catarina Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação pedagógica de professores
Formação inicial
Formação contínua
Teacher training
Pedagogical training for teachers
Initial training
Continuing training
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Formação de professores
Formação pedagógica de professores
Formação inicial
Formação contínua
Teacher training
Pedagogical training for teachers
Initial training
Continuing training
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99282
http://hdl.handle.net/10316/99282
TID:202963250
url http://hdl.handle.net/10316/99282
identifier_str_mv TID:202963250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134065163501568