O design emocional na criação de equipamento para o bem-estar infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reigoto, Sara Cristina Duarte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3464
Resumo: A presente dissertação oferece uma reflexão sobre a investigação em Design, através da criação de um equipamento para um espaço de atendimento psicológico na Escola Básica 2/3 da Correlhã, inserida no Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, em parceria com a Empresa de Componentes de Mobiliário Last Layer, sediada em Vila Praia de Âncora, norte de Portugal. Esta investigação está segmentada em 4 Fases: A primeira fase deste estudo expõe a temática abordada através da análise do impacto do período pandémico na saúde mental de crianças e jovens. Posteriormente recorre-se ao estudo do Design Emocional fundamentado por Donald Norman, (Norman,2004) através do qual se analisam 5 casos de estudo inseridos num espectro temporal e geográfico. Esta exploração busca refletir acerca dos valores do Design Emocional em produtos destinados a crianças no contexto do mobiliário. A segunda fase é marcada pela investigação empírica com a inserção da componente de trabalho de campo. Nesta etapa recorre-se ao levantamento do local disponibilizado para a intervenção projetual, e ao contacto com o Serviço de Psicologia e Orientação e com os alunos da Escola Básica 2/3 da Correlhã pelo meio de entrevistas. Paralelamente formaliza-se a relação e a análise produtiva da empresa de Componentes de Mobiliário, Last Layer. Na terceira fase elabora-se a vertente experimental focada na geração de ideias e criação de maquetes, que possibilitam uma análise antecipada sobre as qualidades e fragilidades da proposta de equipamento selecionada. A última fase acarreta a finalização projetual com a construção do protótipo, concluída com uma retrospetiva e futuras considerações para a possível integração do equipamento na Escola Básica 2/3 da Correlhã em Ponte de Lima. Por um lado, com este estudo espera-se inserir um valor emocional no equipamento desenvolvido, valorizando um espaço portador de Bem-Estar infantil, como é o caso de um gabinete de apoio psicológico. Por outro lado, pretende-se introduzir na empresa parceira uma nova tipologia de equipamento orientada para o público infantil no contexto escolar. Uma ação que poderá provar a abertura de novas parcerias para empresa e, eventualmente, aumentar a sua competitividade num novo mercado.
id RCAP_f9c08a7552351b3665539dc7422e97a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O design emocional na criação de equipamento para o bem-estar infantilDesign emocionalDesign de equipamentosBem-estarCriançaRede EmpresarialEmotional designEquipment designWell-beingChildrenBusiness NetworkA presente dissertação oferece uma reflexão sobre a investigação em Design, através da criação de um equipamento para um espaço de atendimento psicológico na Escola Básica 2/3 da Correlhã, inserida no Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, em parceria com a Empresa de Componentes de Mobiliário Last Layer, sediada em Vila Praia de Âncora, norte de Portugal. Esta investigação está segmentada em 4 Fases: A primeira fase deste estudo expõe a temática abordada através da análise do impacto do período pandémico na saúde mental de crianças e jovens. Posteriormente recorre-se ao estudo do Design Emocional fundamentado por Donald Norman, (Norman,2004) através do qual se analisam 5 casos de estudo inseridos num espectro temporal e geográfico. Esta exploração busca refletir acerca dos valores do Design Emocional em produtos destinados a crianças no contexto do mobiliário. A segunda fase é marcada pela investigação empírica com a inserção da componente de trabalho de campo. Nesta etapa recorre-se ao levantamento do local disponibilizado para a intervenção projetual, e ao contacto com o Serviço de Psicologia e Orientação e com os alunos da Escola Básica 2/3 da Correlhã pelo meio de entrevistas. Paralelamente formaliza-se a relação e a análise produtiva da empresa de Componentes de Mobiliário, Last Layer. Na terceira fase elabora-se a vertente experimental focada na geração de ideias e criação de maquetes, que possibilitam uma análise antecipada sobre as qualidades e fragilidades da proposta de equipamento selecionada. A última fase acarreta a finalização projetual com a construção do protótipo, concluída com uma retrospetiva e futuras considerações para a possível integração do equipamento na Escola Básica 2/3 da Correlhã em Ponte de Lima. Por um lado, com este estudo espera-se inserir um valor emocional no equipamento desenvolvido, valorizando um espaço portador de Bem-Estar infantil, como é o caso de um gabinete de apoio psicológico. Por outro lado, pretende-se introduzir na empresa parceira uma nova tipologia de equipamento orientada para o público infantil no contexto escolar. Uma ação que poderá provar a abertura de novas parcerias para empresa e, eventualmente, aumentar a sua competitividade num novo mercado.The present dissertation offers a reflection on Design research, through the creation of equipment for a psychological office at Primary School 2/3 da Correlhä, inserted in the Grouping of Schools of Ponte de Lima, in partnership with Furniture Components company Last Layer, based in Vila Praia de Âncora, north of Portugal. This investigation is segmented into 4 phases: The first phase of this study exposes the theme through the analysis of the impact of the pandemic on the mental health of children and young people. Subsequently, the study of Emotional Design presented by Donald Norman (Norman, 2004), is used to create 5 case studies within a time and geographic spectrum. This exploration seeks to reflect on the values of Emotional Design in children's fumiture. The second phase is marked by empirical investigation with the insertion of the fieldwork component. In this stage, is carried out a survey of the place available for the project intervention, and is made contact through interviews with the Psychology and Guidance Service and with the students of Primary School 2/3 da Correlhä. At the same time, the relationship and analysis of the Furniture Components company Last Layer, is formalized. In the third phase, the experimental component is elaborated, focused on the generation of ideas and the creation of models, which allow an early analysis regarding the qualities and weaknesses of the proposed equipment. The last phase entails the design finalization with the construction of the final prototype, concluded with a retrospective and future consideration for the possible integration of the equipment at Primary School 2/3 da Correlha in Ponte de Lima. On one hand, with this study it is expected to insert an emotional value in the developed equipment, to value a space that provides children's well-being, as is the case of a psychological support office. On the other hand, it is intended to introduce in the partner company a new type of equipment aimed at children in schools. This action could provide new partnerships for the company and, eventually, increase its competitiveness in a new market.2023-09-08T15:19:51Z2028-07-26T00:00:00Z2023-07-26T00:00:00Z2023-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3464TID:203352289porReigoto, Sara Cristina Duarteinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-14T07:45:31Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:09.674171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O design emocional na criação de equipamento para o bem-estar infantil
title O design emocional na criação de equipamento para o bem-estar infantil
spellingShingle O design emocional na criação de equipamento para o bem-estar infantil
Reigoto, Sara Cristina Duarte
Design emocional
Design de equipamentos
Bem-estar
Criança
Rede Empresarial
Emotional design
Equipment design
Well-being
Children
Business Network
title_short O design emocional na criação de equipamento para o bem-estar infantil
title_full O design emocional na criação de equipamento para o bem-estar infantil
title_fullStr O design emocional na criação de equipamento para o bem-estar infantil
title_full_unstemmed O design emocional na criação de equipamento para o bem-estar infantil
title_sort O design emocional na criação de equipamento para o bem-estar infantil
author Reigoto, Sara Cristina Duarte
author_facet Reigoto, Sara Cristina Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reigoto, Sara Cristina Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Design emocional
Design de equipamentos
Bem-estar
Criança
Rede Empresarial
Emotional design
Equipment design
Well-being
Children
Business Network
topic Design emocional
Design de equipamentos
Bem-estar
Criança
Rede Empresarial
Emotional design
Equipment design
Well-being
Children
Business Network
description A presente dissertação oferece uma reflexão sobre a investigação em Design, através da criação de um equipamento para um espaço de atendimento psicológico na Escola Básica 2/3 da Correlhã, inserida no Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, em parceria com a Empresa de Componentes de Mobiliário Last Layer, sediada em Vila Praia de Âncora, norte de Portugal. Esta investigação está segmentada em 4 Fases: A primeira fase deste estudo expõe a temática abordada através da análise do impacto do período pandémico na saúde mental de crianças e jovens. Posteriormente recorre-se ao estudo do Design Emocional fundamentado por Donald Norman, (Norman,2004) através do qual se analisam 5 casos de estudo inseridos num espectro temporal e geográfico. Esta exploração busca refletir acerca dos valores do Design Emocional em produtos destinados a crianças no contexto do mobiliário. A segunda fase é marcada pela investigação empírica com a inserção da componente de trabalho de campo. Nesta etapa recorre-se ao levantamento do local disponibilizado para a intervenção projetual, e ao contacto com o Serviço de Psicologia e Orientação e com os alunos da Escola Básica 2/3 da Correlhã pelo meio de entrevistas. Paralelamente formaliza-se a relação e a análise produtiva da empresa de Componentes de Mobiliário, Last Layer. Na terceira fase elabora-se a vertente experimental focada na geração de ideias e criação de maquetes, que possibilitam uma análise antecipada sobre as qualidades e fragilidades da proposta de equipamento selecionada. A última fase acarreta a finalização projetual com a construção do protótipo, concluída com uma retrospetiva e futuras considerações para a possível integração do equipamento na Escola Básica 2/3 da Correlhã em Ponte de Lima. Por um lado, com este estudo espera-se inserir um valor emocional no equipamento desenvolvido, valorizando um espaço portador de Bem-Estar infantil, como é o caso de um gabinete de apoio psicológico. Por outro lado, pretende-se introduzir na empresa parceira uma nova tipologia de equipamento orientada para o público infantil no contexto escolar. Uma ação que poderá provar a abertura de novas parcerias para empresa e, eventualmente, aumentar a sua competitividade num novo mercado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-08T15:19:51Z
2023-07-26T00:00:00Z
2023-07-26
2028-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3464
TID:203352289
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3464
identifier_str_mv TID:203352289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133559275913216