A importância das imobilizações corpóreas na posição financeira dos institutos politécnicos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hugo Miguel Oliveira Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26762
Resumo: A presente dissertação, inserida no âmbito do Mestrado em Contabilidade, ministrado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, tem como objetivo principal o estudo da importância das imobilizações corpóreas na posição financeira das instituições de ensino superior (IES) politécnicas portuguesas na vigência do Plano Oficial de Contabilidade Pública para o setor da Educação (POC-Educação). Para responder ao objetivo indicado, o estudo procura dar resposta a questões relacionadas com a importância das imobilizações corpóreas na estrutura da posição financeira das IES politécnicas e com os ativos e passivos relacionados com subsídios ao investimento. Optou-se pela metodologia qualitativa, suportada por estudo de casos múltiplos, tendo sido analisadas as imobilizações corpóreas nas IES politécnicas com contas anuais disponibilizadas no período entre 2010 e 2015. Considerando o novo referencial contabilístico do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), foram identificadas e analisadas as principais diferenças no reconhecimento e mensuração dos AFT com a adoção do SNC-AP em relação ao referencial do POC-Educação. As conclusões permitem confirmar que as imobilizações corpóreas assumem grande importância na estrutura financeira das IES politécnicas, os subsídios ao investimento têm um elevado peso no total das imobilizações corpóreas e os subsídios ao investimento ainda não reconhecidos como rendimentos na estrutura financeira têm um impacto negativo nos valores dos rácios das IES politécnicas; comprova-se, também, o impacto da adoção do SNC-AP na estrutura do balanço das IES e nos principais rácios financeiros de estrutura, decorrente da alteração na contabilização dos subsídios ao investimento (POC-Educação) como transferências sem contraprestação (SNC-AP).
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