Níveis de Burnout nos estudantes da licenciatura em Optometria e Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ricardo Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1492
Resumo: Atualmente a população estudantil enfrenta diferentes tipos de pressões, quer a nível académico na relação com os colegas, na capacidade de concretização dos seus objetivos e no aproveitamento escolar, bem como num futuro profissional. Todos estes fatores apresentam-se numa população onde a ocorrência de Burnout poderá limitar fortemente o bem-estar psicossocial, a Eficácia Profissional e o rendimento escolar dos alunos. A prevenção de Burnout em profissionais da área da saúde tem tido nos últimos anos um início precoce, incluindo a fase de formação superior dos alunos. Em linha com a definição de Maslach, o conceito de Burnout em estudantes integra três dimensões: Exaustão Emocional, caracterizada pelo sentimento de estar emocionalmente exausto em virtude das exigências do estudo; Descrença, entendida como o desenvolvimento de uma atitude cínica e distanciada em relação aos estudos; e reduzida Eficácia Profissional, caracterizada pela perceção de estarem a ser incompetentes como estudantes. Esta investigação tem como objetivos avaliar os níveis de Burnout e as suas associações com variáveis demográficas, académicas e psicossociais, nos estudantes da Licenciatura de Optometria e Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior, utilizando o MBI-SS (Maslach Burnout Inventory – Student Survey) e um questionário para identificação das demais variáveis. A presente investigação pretende contribuir para a compreensão do fenómeno de Burnout nos estudantes do ensino superior, alertando quanto à necessidade de encontrar estratégias para contornar o impacto negativo deste, no desempenho dos estudantes, enquanto futuros profissionais dos “cuidados primários da saúde visual”. Participaram neste estudo 150 alunos do 1º ciclo de Optometria – Ciências da Visão, com idade média de 20,8 ± 0,3 anos de idade, sendo 74,7% do sexo feminino e distribuídos em 51,3% do 1º ano, 21,4% do 2º ano e 27,3% do 3ºano. Os resultados mostram que há uma incidência de um nível baixo a moderado de Burnout nestes estudantes. Pode-se constatar que a amostra apresentou para as três dimensões de Burnout, 61,9% de nível médio para a dimensão Exaustão Emocional, 68,0% de nível baixo na dimensão Descrença e 57,3% de nível médio na dimensão Eficácia Profissional. Alunos com problemas financeiros ou que referem dificuldades em dormir apresentam maior Exaustão Emocional. O nível de aproveitamento escolar obtido, a satisfação com o curso, expectativas com o 1º emprego, as relações com amigos e vida social, as relações com família e o nível de auto-estima são variáveis que se repercutem a nível da dimensão Descrença e Eficácia Profissional.
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spelling Níveis de Burnout nos estudantes da licenciatura em Optometria e Ciências da Visão da Universidade da Beira InteriorBurnoutBurnout - Estudantes - Factores preditivosBurnout - PrevençãoBurnout - Factores de riscoAtualmente a população estudantil enfrenta diferentes tipos de pressões, quer a nível académico na relação com os colegas, na capacidade de concretização dos seus objetivos e no aproveitamento escolar, bem como num futuro profissional. Todos estes fatores apresentam-se numa população onde a ocorrência de Burnout poderá limitar fortemente o bem-estar psicossocial, a Eficácia Profissional e o rendimento escolar dos alunos. A prevenção de Burnout em profissionais da área da saúde tem tido nos últimos anos um início precoce, incluindo a fase de formação superior dos alunos. Em linha com a definição de Maslach, o conceito de Burnout em estudantes integra três dimensões: Exaustão Emocional, caracterizada pelo sentimento de estar emocionalmente exausto em virtude das exigências do estudo; Descrença, entendida como o desenvolvimento de uma atitude cínica e distanciada em relação aos estudos; e reduzida Eficácia Profissional, caracterizada pela perceção de estarem a ser incompetentes como estudantes. Esta investigação tem como objetivos avaliar os níveis de Burnout e as suas associações com variáveis demográficas, académicas e psicossociais, nos estudantes da Licenciatura de Optometria e Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior, utilizando o MBI-SS (Maslach Burnout Inventory – Student Survey) e um questionário para identificação das demais variáveis. A presente investigação pretende contribuir para a compreensão do fenómeno de Burnout nos estudantes do ensino superior, alertando quanto à necessidade de encontrar estratégias para contornar o impacto negativo deste, no desempenho dos estudantes, enquanto futuros profissionais dos “cuidados primários da saúde visual”. Participaram neste estudo 150 alunos do 1º ciclo de Optometria – Ciências da Visão, com idade média de 20,8 ± 0,3 anos de idade, sendo 74,7% do sexo feminino e distribuídos em 51,3% do 1º ano, 21,4% do 2º ano e 27,3% do 3ºano. Os resultados mostram que há uma incidência de um nível baixo a moderado de Burnout nestes estudantes. Pode-se constatar que a amostra apresentou para as três dimensões de Burnout, 61,9% de nível médio para a dimensão Exaustão Emocional, 68,0% de nível baixo na dimensão Descrença e 57,3% de nível médio na dimensão Eficácia Profissional. Alunos com problemas financeiros ou que referem dificuldades em dormir apresentam maior Exaustão Emocional. O nível de aproveitamento escolar obtido, a satisfação com o curso, expectativas com o 1º emprego, as relações com amigos e vida social, as relações com família e o nível de auto-estima são variáveis que se repercutem a nível da dimensão Descrença e Eficácia Profissional.Currently the student population faces different kinds of pressures, both at the academic relationship with colleagues, the ability to achieve its objectives and on the school as well as a future professional. All these factors are presented in a population where the incidence of Burnout would seriously limit the psychosocial well-being, the professional effectiveness and performance of students. Preventing Burnout in health professionals in recent years has had an early start, including the stage of higher education students. In line with the definition of Maslach, the concept of Burnout in students integrates three dimensions: Emotional Exhaustion, characterized by the feeling of being exhausted due to the requirements of the study; Disbelief, understood as the development of a cynical and detached attitude towards education, and Ineffective Professional characterized by the perception of how students are being incompetent. This research aims to assess levels of Burnout and their associations with demographic, psychosocial and academic, students in the Bachelor of Optometry and Vision Sciences, University of Beira Interior, using the MBI-SS (Maslach Burnout Inventory Student Survey) and a questionnaire to identify other variables. This research aims to contribute to understanding the phenomenon of Burnout among students in higher education, prompting the need to find strategies to overcome the negative impact of this, performance of students as future professionals of “primary care visual health“. One hundred and fifty students of the 1st cycle of Optometry Vision Sciences participated in this study, with a mean age of 20,8 ± 0,3 years old, 74,7% female and distributed in 51,3% in 1 st year, 21,4% of the 2nd year and 27,3% in the 3rd year. The results show that there is an incidence of a low to moderate Burnout of these students. It can be seen that the sample presented to the three dimensions of Burnout, 61.9% of the average level for the Emotional Exhaustion dimension, 68.0% of low dimension in disbelief and 57.3% of the average level in the dimension Professional Effectiveness. The Emotional Exhaustion correlates significantly and negatively with sleeping difficulties, and the fact that parents are unemployed. The Professional Effectiveness variable and Disbelief variable correlates significantly with level of educational achievement achieved, with satisfaction with the course, expectations with the first job, relationships with family, friendships / social and the level of self-esteem.Universidade da Beira InteriorNunes, Amélia Maria Monteiro FernandesVitória, Paulo dos Santos DuarteuBibliorumCosta, Ricardo Ribeiro2013-11-18T16:43:37Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:04Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:18.128547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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