O Auto da Barca do Inferno e o programa de teatro educativo para o 3º ciclo no Mosteiro dos Jerónimos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41968 |
Resumo: | O presente Relatório expõe o trabalho desenvolvido durante e no seguimento do período de estágio (set/2018 - jan/2019) no Mosteiro dos Jerónimos, período em que se acompanhou o teatro para as escolas: Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. Por meio dos conhecimentos adquiridos durante o estágio e com a investigação desenvolvida paralelamente, procurou-se fortalecer uma perspetiva crítica sobre esta atividade e apresenta-se o seu produto final: o booklet para os professores e alunos que assistem à peça. A apresentação de peças de teatro em espaços patrimoniais tem vindo a ganhar cada vez mais ênfase enquanto um método eficaz de transmissão de conteúdos, de dinamização dos espaços que o público tende a considerar “mortos” e, consequentemente, de incentivo ao aumento do número de visitas. Estas revelam-se bastante apelativas para o público escolar, conseguindo voltar a “colocar em cena” a visita aos espaços patrimoniais. Nestes casos, as peças apresentadas tendem a abordar temas lecionados em aula e que, de alguma forma, se relacionam com a História do lugar, procurando encontrar uma conjugação perfeita entre a escola e o espaço patrimonial. O Mosteiro dos Jerónimos é um dos espaços patrimoniais nacionais que há mais tempo disponibiliza peças de teatro, em continuidade, para as escolas. As iniciativas de animação cultural levadas a cabo desde 1985 foram inúmeras e cedo se compreendeu a mais-valia destes programas de teatro especialmente vocacionados para as escolas, não só para os alunos mais novos, mas também para os do 3º ciclo e ensino secundário, quando os “ateliers e oficinas” já não se enquadram. Também outros espaços procuraram desenvolver iniciativas de forma mais ou menos semelhante, o que permitiu estabelecer um panorama nacional do uso deste método interpretativo – o teatro – nos espaços patrimoniais. A diversidade de casos permitiu identificar pontos fortes e fracos em todas eles, incluindo no Mosteiro de Belém. Foi com a consciência de que o Auto da Barca do Inferno nos Jerónimos carecia de colmatar uma importante lacuna – a transmissão de conteúdos sobre o espaço – que a direção do Mosteiro propôs a realização do booklet, o produto final deste trabalho e que aqui se apresenta. |
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O Auto da Barca do Inferno e o programa de teatro educativo para o 3º ciclo no Mosteiro dos JerónimosMosteiro dos Jerónimos (Lisboa, Portugal)Vicente, Gil, 1465?-1537. Auto da barca do infernoVicente, Gil, 1465?-1537 - RepresentaçõesTeatro na educaçãoPatrimónio cultural - Estudo e ensinoTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaO presente Relatório expõe o trabalho desenvolvido durante e no seguimento do período de estágio (set/2018 - jan/2019) no Mosteiro dos Jerónimos, período em que se acompanhou o teatro para as escolas: Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. Por meio dos conhecimentos adquiridos durante o estágio e com a investigação desenvolvida paralelamente, procurou-se fortalecer uma perspetiva crítica sobre esta atividade e apresenta-se o seu produto final: o booklet para os professores e alunos que assistem à peça. A apresentação de peças de teatro em espaços patrimoniais tem vindo a ganhar cada vez mais ênfase enquanto um método eficaz de transmissão de conteúdos, de dinamização dos espaços que o público tende a considerar “mortos” e, consequentemente, de incentivo ao aumento do número de visitas. Estas revelam-se bastante apelativas para o público escolar, conseguindo voltar a “colocar em cena” a visita aos espaços patrimoniais. Nestes casos, as peças apresentadas tendem a abordar temas lecionados em aula e que, de alguma forma, se relacionam com a História do lugar, procurando encontrar uma conjugação perfeita entre a escola e o espaço patrimonial. O Mosteiro dos Jerónimos é um dos espaços patrimoniais nacionais que há mais tempo disponibiliza peças de teatro, em continuidade, para as escolas. As iniciativas de animação cultural levadas a cabo desde 1985 foram inúmeras e cedo se compreendeu a mais-valia destes programas de teatro especialmente vocacionados para as escolas, não só para os alunos mais novos, mas também para os do 3º ciclo e ensino secundário, quando os “ateliers e oficinas” já não se enquadram. Também outros espaços procuraram desenvolver iniciativas de forma mais ou menos semelhante, o que permitiu estabelecer um panorama nacional do uso deste método interpretativo – o teatro – nos espaços patrimoniais. A diversidade de casos permitiu identificar pontos fortes e fracos em todas eles, incluindo no Mosteiro de Belém. Foi com a consciência de que o Auto da Barca do Inferno nos Jerónimos carecia de colmatar uma importante lacuna – a transmissão de conteúdos sobre o espaço – que a direção do Mosteiro propôs a realização do booklet, o produto final deste trabalho e que aqui se apresenta.This Report aims to portray the work done during the internship at Mosteiro dos Jerónimos (sept/2018 to jan/2019), while accompanying the theatre intended for schools: Gil Vicente’s Auto da Barca do Inferno. Through the knowledge acquired in the internship, complemented with the research developed outside the monastery, it was possible to develop a critical perspective on this activity, and, develop a booklet for teachers and students who attend the play. Performing theatre plays in heritage sites has gained increasing emphasis as an effective method of transmitting content, promoting sites which public tends to consider “dead” and, consequently, increasing the number of visits. This type of initiatives is commonly found very appealing to students, motivating them to visit heritage sites more often. In this particular case, the selected play tend to approach subjects taught in class and relate them to the contents about the heritage site. Mosteiro dos Jerónimos was one of the first national heritage sites providing theatre plays for school groups. Since 1985, the number of cultural events carried out has been numerous, and it was soon understood the added value of school theatre programs. The benefits are not only for younger pupils, but also for secondary students, whose “workshops and games” (common educative activities) no longer fit. At the same time, other heritage sites intended to develop their initiatives in a similar way, which established a national panorama of the use of this interpretive method. The diversity of activities allowed to identify strengths and weaknesses in all of them, including in Mosteiro de Belém. It was with the awareness that Auto da Barca do Inferno in Mosteiro dos Jerónimos needed to cover up an important gap - the transmission of contents about this site - that the monastery team proposed the realization of the booklet, the final product of this work and presented here.Soares, Maria Martins de MouraAlmeida, Isabel CruzRepositório da Universidade de LisboaValente, Ana Rita da Cruz2020-02-20T13:42:55Z2019-12-042019-09-092019-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41968TID:202350827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:08.291917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente Relatório expõe o trabalho desenvolvido durante e no seguimento do período de estágio (set/2018 - jan/2019) no Mosteiro dos Jerónimos, período em que se acompanhou o teatro para as escolas: Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. Por meio dos conhecimentos adquiridos durante o estágio e com a investigação desenvolvida paralelamente, procurou-se fortalecer uma perspetiva crítica sobre esta atividade e apresenta-se o seu produto final: o booklet para os professores e alunos que assistem à peça. A apresentação de peças de teatro em espaços patrimoniais tem vindo a ganhar cada vez mais ênfase enquanto um método eficaz de transmissão de conteúdos, de dinamização dos espaços que o público tende a considerar “mortos” e, consequentemente, de incentivo ao aumento do número de visitas. Estas revelam-se bastante apelativas para o público escolar, conseguindo voltar a “colocar em cena” a visita aos espaços patrimoniais. Nestes casos, as peças apresentadas tendem a abordar temas lecionados em aula e que, de alguma forma, se relacionam com a História do lugar, procurando encontrar uma conjugação perfeita entre a escola e o espaço patrimonial. O Mosteiro dos Jerónimos é um dos espaços patrimoniais nacionais que há mais tempo disponibiliza peças de teatro, em continuidade, para as escolas. As iniciativas de animação cultural levadas a cabo desde 1985 foram inúmeras e cedo se compreendeu a mais-valia destes programas de teatro especialmente vocacionados para as escolas, não só para os alunos mais novos, mas também para os do 3º ciclo e ensino secundário, quando os “ateliers e oficinas” já não se enquadram. Também outros espaços procuraram desenvolver iniciativas de forma mais ou menos semelhante, o que permitiu estabelecer um panorama nacional do uso deste método interpretativo – o teatro – nos espaços patrimoniais. A diversidade de casos permitiu identificar pontos fortes e fracos em todas eles, incluindo no Mosteiro de Belém. Foi com a consciência de que o Auto da Barca do Inferno nos Jerónimos carecia de colmatar uma importante lacuna – a transmissão de conteúdos sobre o espaço – que a direção do Mosteiro propôs a realização do booklet, o produto final deste trabalho e que aqui se apresenta. |
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