Adaptação dos Postos de Ensino para Habitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Rui Manuel da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8455
Resumo: O tema da reabilitação está cada vez mais presente na vida de um arquiteto da atualidade. Ao observarmos o património arquitetónico Português, deparamonos com um panorama de edifícios públicos e particulares num estado de degradação elevado. Devido a este panorama o arquiteto da atualidade vê-se na obrigação de tentar manter e reabilitar o património. Neste contexto, entre os edifícios públicos encontramos as antigas escolas primárias portuguesas, construídas pelo Estado Novo, as quais se apelidavam de Postos de Ensino. Nesse sentido, observamos e estudamos a evolução dos Postos de Ensino desde a criação, o apogeu, o declínio e como se encontram na atualidade de forma a entendermos o porquê de algumas adaptações feitas às escolas. A adaptação dos postos de ensino é um fator importante, visto que a ideia principal era o ensino, mas nos dias de hoje encontramos adaptações como, juntas de freguesias, espaços de convívio e hotelaria, mas muito raramente observamos adaptações para habitação. Dessa forma, a presente dissertação sublinha a recuperação, reabilitação, reutilização e adaptação como forma alternativa de moldar o espaço que outrora foi uma escola primária. Partindo destes princípios, a dissertação justifica o processo de adaptação da habitação no edifício da antiga Escola Primária de Sete Fontes, na freguesia de Beiral do Lima, no concelho de Ponte de Lima.
id RCAP_f9fcd9633f3cb29aea44d402945473b1
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptação dos Postos de Ensino para HabitaçãoAdaptaçãoEscolas PrimáriasHabitaçãoPatrimónioPostos de EnsinoReabilitaçãoRecuperaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::ArquiteturaO tema da reabilitação está cada vez mais presente na vida de um arquiteto da atualidade. Ao observarmos o património arquitetónico Português, deparamonos com um panorama de edifícios públicos e particulares num estado de degradação elevado. Devido a este panorama o arquiteto da atualidade vê-se na obrigação de tentar manter e reabilitar o património. Neste contexto, entre os edifícios públicos encontramos as antigas escolas primárias portuguesas, construídas pelo Estado Novo, as quais se apelidavam de Postos de Ensino. Nesse sentido, observamos e estudamos a evolução dos Postos de Ensino desde a criação, o apogeu, o declínio e como se encontram na atualidade de forma a entendermos o porquê de algumas adaptações feitas às escolas. A adaptação dos postos de ensino é um fator importante, visto que a ideia principal era o ensino, mas nos dias de hoje encontramos adaptações como, juntas de freguesias, espaços de convívio e hotelaria, mas muito raramente observamos adaptações para habitação. Dessa forma, a presente dissertação sublinha a recuperação, reabilitação, reutilização e adaptação como forma alternativa de moldar o espaço que outrora foi uma escola primária. Partindo destes princípios, a dissertação justifica o processo de adaptação da habitação no edifício da antiga Escola Primária de Sete Fontes, na freguesia de Beiral do Lima, no concelho de Ponte de Lima.The theme of rehabilitation is increasingly in the life of an architect of today. When we look at the Portuguese architectural heritage, we come across a panorama of public and private buildings in a state of high degradation. Due to this panorama the architect of the present time, sees itself in the obligation of trying to maintain and rehabilitate the patrimony. In this context, among the public buildings that we find the old Portuguese primary schools, built by the Estado Novo, which they called Teaching Posts. We observe and study the evolution of the Teaching Posts since creation, apogee, decline and how they are nowadays in order to understand why some of the adaptations made to schools. The adaptation of the teaching posts is an important factor, since the main idea was teaching, but nowadays we find adaptations such as parish councils, living spaces and hotels, but we rarely observe adaptations for housing. The present dissertation underlines the recovery, rehabilitation, reuse and adaptation as an alternative way to shape the space that was once a primary school. Based on these principles, the dissertation justifies the process of adaptation of the housing in the building of the former Primary School of Sete Fontes, in the parish of Beiral do Lima, in the municipality of Ponte de Lima.Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral SantiagouBibliorumSouto, Rui Manuel da Costa2020-01-17T12:01:40Z2017-2-32017-03-142017-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8455TID:202346587porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:48:26Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:47.376102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação dos Postos de Ensino para Habitação
title Adaptação dos Postos de Ensino para Habitação
spellingShingle Adaptação dos Postos de Ensino para Habitação
Souto, Rui Manuel da Costa
Adaptação
Escolas Primárias
Habitação
Património
Postos de Ensino
Reabilitação
Recuperação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Arquitetura
title_short Adaptação dos Postos de Ensino para Habitação
title_full Adaptação dos Postos de Ensino para Habitação
title_fullStr Adaptação dos Postos de Ensino para Habitação
title_full_unstemmed Adaptação dos Postos de Ensino para Habitação
title_sort Adaptação dos Postos de Ensino para Habitação
author Souto, Rui Manuel da Costa
author_facet Souto, Rui Manuel da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral Santiago
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Rui Manuel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação
Escolas Primárias
Habitação
Património
Postos de Ensino
Reabilitação
Recuperação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Arquitetura
topic Adaptação
Escolas Primárias
Habitação
Património
Postos de Ensino
Reabilitação
Recuperação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Arquitetura
description O tema da reabilitação está cada vez mais presente na vida de um arquiteto da atualidade. Ao observarmos o património arquitetónico Português, deparamonos com um panorama de edifícios públicos e particulares num estado de degradação elevado. Devido a este panorama o arquiteto da atualidade vê-se na obrigação de tentar manter e reabilitar o património. Neste contexto, entre os edifícios públicos encontramos as antigas escolas primárias portuguesas, construídas pelo Estado Novo, as quais se apelidavam de Postos de Ensino. Nesse sentido, observamos e estudamos a evolução dos Postos de Ensino desde a criação, o apogeu, o declínio e como se encontram na atualidade de forma a entendermos o porquê de algumas adaptações feitas às escolas. A adaptação dos postos de ensino é um fator importante, visto que a ideia principal era o ensino, mas nos dias de hoje encontramos adaptações como, juntas de freguesias, espaços de convívio e hotelaria, mas muito raramente observamos adaptações para habitação. Dessa forma, a presente dissertação sublinha a recuperação, reabilitação, reutilização e adaptação como forma alternativa de moldar o espaço que outrora foi uma escola primária. Partindo destes princípios, a dissertação justifica o processo de adaptação da habitação no edifício da antiga Escola Primária de Sete Fontes, na freguesia de Beiral do Lima, no concelho de Ponte de Lima.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-2-3
2017-03-14
2017-03-14T00:00:00Z
2020-01-17T12:01:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/8455
TID:202346587
url http://hdl.handle.net/10400.6/8455
identifier_str_mv TID:202346587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136381717446656