Adaptação dos Postos de Ensino para Habitação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/8455 |
Resumo: | O tema da reabilitação está cada vez mais presente na vida de um arquiteto da atualidade. Ao observarmos o património arquitetónico Português, deparamonos com um panorama de edifícios públicos e particulares num estado de degradação elevado. Devido a este panorama o arquiteto da atualidade vê-se na obrigação de tentar manter e reabilitar o património. Neste contexto, entre os edifícios públicos encontramos as antigas escolas primárias portuguesas, construídas pelo Estado Novo, as quais se apelidavam de Postos de Ensino. Nesse sentido, observamos e estudamos a evolução dos Postos de Ensino desde a criação, o apogeu, o declínio e como se encontram na atualidade de forma a entendermos o porquê de algumas adaptações feitas às escolas. A adaptação dos postos de ensino é um fator importante, visto que a ideia principal era o ensino, mas nos dias de hoje encontramos adaptações como, juntas de freguesias, espaços de convívio e hotelaria, mas muito raramente observamos adaptações para habitação. Dessa forma, a presente dissertação sublinha a recuperação, reabilitação, reutilização e adaptação como forma alternativa de moldar o espaço que outrora foi uma escola primária. Partindo destes princípios, a dissertação justifica o processo de adaptação da habitação no edifício da antiga Escola Primária de Sete Fontes, na freguesia de Beiral do Lima, no concelho de Ponte de Lima. |
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