Viscosuplementação com Ácido Hialurónico no tratamento da disfunção temporomandibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Bárbara Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/2780
Resumo: As disfunções temporomandibulares são cada vez mais frequentes e uma vez que afetam a qualidade de vida, são necessários tratamentos que possam atenuar sinais e sintomas. A viscosuplementação com ácido hialurónico é um tratamento usado com o intuito de tratar estas limitações. Objetivos: compreender de que maneira a infiltração com ácido hialurónico atua nos distúrbios temporomandibulares, eliminando ou atenuando os sinais e sintomas. E, em seguida, se existe alguma diferença nas suas características moleculares e nas técnicas de aplicação. Metodologia: pesquisa realizada na base de dados da biblioteca da FMDUP, PubMed e repositório ResearchGate, com recurso às palavras-chave “hyaluronan”, “TMJ”, “Temporomandibular disorders”, “Hyaluronic acid”, “viscosupplementation”, “arthrocentesis”, “temporomandibular joint”. Os artigos selecionados foram publicados entre 1974 e 2015. Discussão: o ácido hialurónico é uma substância natural constituinte dos tecidos articulares, componente base do fluido sinovial. Quando existe uma patologia articular geralmente ocorre uma limitação dos movimentos mandibulares, ruídos articulares e dor. Foram realizados vários estudos em que o ácido hialurónico teve um efeito benéfico tanto na dor, nos movimentos mandibulares e na redução de ruídos articulares. Quanto ao tamanho molecular não existiu diferença significativa entre baixo e alto peso molecular. Relativamente ao número de sessões, um menor número de sessões poderia ser benéfico devido aos efeitos notados logo após a segunda sessão. Conclusão: a viscosuplementação com ácido hialurónico acompanhada de lavagem articular, promove a diminuição da inflamação e do atrito nas superfícies articulares, aumenta a lubrificação, permite a diminuição da dor e a melhoria dos movimentos e ruídos articulares. No entanto, é necessário realizar mais estudos sobre os seus efeitos a longo prazo e estabelecer protocolos específicos a usar em cada tipo de patologia.
id RCAP_fa0586160d9abab7ddf43d7faa2d840e
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/2780
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Viscosuplementação com Ácido Hialurónico no tratamento da disfunção temporomandibularHyaluronanTMJTemporomandibular disordersHyaluronic acidViscosupplementationArthrocentesisTemporomandibular jointAs disfunções temporomandibulares são cada vez mais frequentes e uma vez que afetam a qualidade de vida, são necessários tratamentos que possam atenuar sinais e sintomas. A viscosuplementação com ácido hialurónico é um tratamento usado com o intuito de tratar estas limitações. Objetivos: compreender de que maneira a infiltração com ácido hialurónico atua nos distúrbios temporomandibulares, eliminando ou atenuando os sinais e sintomas. E, em seguida, se existe alguma diferença nas suas características moleculares e nas técnicas de aplicação. Metodologia: pesquisa realizada na base de dados da biblioteca da FMDUP, PubMed e repositório ResearchGate, com recurso às palavras-chave “hyaluronan”, “TMJ”, “Temporomandibular disorders”, “Hyaluronic acid”, “viscosupplementation”, “arthrocentesis”, “temporomandibular joint”. Os artigos selecionados foram publicados entre 1974 e 2015. Discussão: o ácido hialurónico é uma substância natural constituinte dos tecidos articulares, componente base do fluido sinovial. Quando existe uma patologia articular geralmente ocorre uma limitação dos movimentos mandibulares, ruídos articulares e dor. Foram realizados vários estudos em que o ácido hialurónico teve um efeito benéfico tanto na dor, nos movimentos mandibulares e na redução de ruídos articulares. Quanto ao tamanho molecular não existiu diferença significativa entre baixo e alto peso molecular. Relativamente ao número de sessões, um menor número de sessões poderia ser benéfico devido aos efeitos notados logo após a segunda sessão. Conclusão: a viscosuplementação com ácido hialurónico acompanhada de lavagem articular, promove a diminuição da inflamação e do atrito nas superfícies articulares, aumenta a lubrificação, permite a diminuição da dor e a melhoria dos movimentos e ruídos articulares. No entanto, é necessário realizar mais estudos sobre os seus efeitos a longo prazo e estabelecer protocolos específicos a usar em cada tipo de patologia.2017-11-06T14:04:58Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11816/2780TID:201739003porSoares, Bárbara Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T14:02:24Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/2780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:58:05.419741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Viscosuplementação com Ácido Hialurónico no tratamento da disfunção temporomandibular
title Viscosuplementação com Ácido Hialurónico no tratamento da disfunção temporomandibular
spellingShingle Viscosuplementação com Ácido Hialurónico no tratamento da disfunção temporomandibular
Soares, Bárbara Gonçalves
Hyaluronan
TMJ
Temporomandibular disorders
Hyaluronic acid
Viscosupplementation
Arthrocentesis
Temporomandibular joint
title_short Viscosuplementação com Ácido Hialurónico no tratamento da disfunção temporomandibular
title_full Viscosuplementação com Ácido Hialurónico no tratamento da disfunção temporomandibular
title_fullStr Viscosuplementação com Ácido Hialurónico no tratamento da disfunção temporomandibular
title_full_unstemmed Viscosuplementação com Ácido Hialurónico no tratamento da disfunção temporomandibular
title_sort Viscosuplementação com Ácido Hialurónico no tratamento da disfunção temporomandibular
author Soares, Bárbara Gonçalves
author_facet Soares, Bárbara Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Bárbara Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Hyaluronan
TMJ
Temporomandibular disorders
Hyaluronic acid
Viscosupplementation
Arthrocentesis
Temporomandibular joint
topic Hyaluronan
TMJ
Temporomandibular disorders
Hyaluronic acid
Viscosupplementation
Arthrocentesis
Temporomandibular joint
description As disfunções temporomandibulares são cada vez mais frequentes e uma vez que afetam a qualidade de vida, são necessários tratamentos que possam atenuar sinais e sintomas. A viscosuplementação com ácido hialurónico é um tratamento usado com o intuito de tratar estas limitações. Objetivos: compreender de que maneira a infiltração com ácido hialurónico atua nos distúrbios temporomandibulares, eliminando ou atenuando os sinais e sintomas. E, em seguida, se existe alguma diferença nas suas características moleculares e nas técnicas de aplicação. Metodologia: pesquisa realizada na base de dados da biblioteca da FMDUP, PubMed e repositório ResearchGate, com recurso às palavras-chave “hyaluronan”, “TMJ”, “Temporomandibular disorders”, “Hyaluronic acid”, “viscosupplementation”, “arthrocentesis”, “temporomandibular joint”. Os artigos selecionados foram publicados entre 1974 e 2015. Discussão: o ácido hialurónico é uma substância natural constituinte dos tecidos articulares, componente base do fluido sinovial. Quando existe uma patologia articular geralmente ocorre uma limitação dos movimentos mandibulares, ruídos articulares e dor. Foram realizados vários estudos em que o ácido hialurónico teve um efeito benéfico tanto na dor, nos movimentos mandibulares e na redução de ruídos articulares. Quanto ao tamanho molecular não existiu diferença significativa entre baixo e alto peso molecular. Relativamente ao número de sessões, um menor número de sessões poderia ser benéfico devido aos efeitos notados logo após a segunda sessão. Conclusão: a viscosuplementação com ácido hialurónico acompanhada de lavagem articular, promove a diminuição da inflamação e do atrito nas superfícies articulares, aumenta a lubrificação, permite a diminuição da dor e a melhoria dos movimentos e ruídos articulares. No entanto, é necessário realizar mais estudos sobre os seus efeitos a longo prazo e estabelecer protocolos específicos a usar em cada tipo de patologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-06T14:04:58Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11816/2780
TID:201739003
url http://hdl.handle.net/20.500.11816/2780
identifier_str_mv TID:201739003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131652769710080