Promovendo o uso das patentes pela comunicação : um estudo sobre a estratégia utilizada pelos principais institutos de PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fava, Cesar Augustus de Penteado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18458
Resumo: Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
id RCAP_fa11c232b7769819e9ec495dad90d830
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Promovendo o uso das patentes pela comunicação : um estudo sobre a estratégia utilizada pelos principais institutos de PIPatentesPropriedade IntelectualComunicaçãoInstitutos de PIPropriedade IndustrialPromoçãoPatentsIntellectual PropertyCommunicationPI OfficesIndustrial PropertyPromotionMestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e InovaçãoPromover e incentivar o uso das patentes é um desafio comum a qualquer instituto de PI e, para isso, a estratégia de comunicação dessas organizações revela-se fundamental. No entanto, a despeito de tal importância, a literatura existente sobre o assunto é ainda escassa. O presente estudo é focado nas ações comunicacionais dos IP5, grupo dos cinco maiores "patent offices" no mundo, normalmente utilizados como referências para captação de boas práticas. Inicialmente, a partir de análise de conteúdo aplicada às notícias publicadas em seus websites, foram identificados e categorizados oito principais assuntos difundidos pelos IP5 com foco em patentes. De seguida, a análise descritiva desses websites mapeou as ferramentas e meios disponibilizados por esses institutos para facilitar e divulgar as patentes. Por fim, após o questionário submetido aos IP5, identificou-se uma estratégia de comunicação segmentada, adaptada às necessidades de cada público, utilizando-se de canais e conteúdos específicos para superar as dificuldades rumo à promoção mais eficaz das patentes, entre algumas importantes conclusões obtidas com este trabalho.Promoting and encouraging the use of patents is a common challenge for any IP institute, and for this, the communication strategy of these organizations is crucial. However, despite the importance of such strategy, the existing literature on the subject is still scarce. The present research focuses on the communicative actions of the so called IP5, the five largest patent offices in the world, commonly used as references of good practices. Initially, based on content analysis applied to the news published on their websites, eight main patent-focused IP5 issues were identified and categorized. Afterwards, the descriptive analysis of these websites mapped the tools and channels provided by these institutes to facilitate and publicize patents. Finally, after a questionnaire sent to the IP5 offices, a segmented communication strategy was identified. Such segmented strategy is adapted to the needs of each audience, using specific channels and content to overcome the difficulties towards a more effective patent promotion, among some important conclusions obtained from this work.Instituto Superior de Economia e GestãoGodinho, Manuel MiraRepositório da Universidade de LisboaFava, Cesar Augustus de Penteado2019-10-14T14:44:00Z2019-092019-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18458porFava, Cesar Augustus de Penteado (2019). "Promovendo o uso das patentes pela comunicação : um estudo sobre a estratégia utilizada pelos principais institutos de PI". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:03ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo o uso das patentes pela comunicação : um estudo sobre a estratégia utilizada pelos principais institutos de PI
title Promovendo o uso das patentes pela comunicação : um estudo sobre a estratégia utilizada pelos principais institutos de PI
spellingShingle Promovendo o uso das patentes pela comunicação : um estudo sobre a estratégia utilizada pelos principais institutos de PI
Fava, Cesar Augustus de Penteado
Patentes
Propriedade Intelectual
Comunicação
Institutos de PI
Propriedade Industrial
Promoção
Patents
Intellectual Property
Communication
PI Offices
Industrial Property
Promotion
title_short Promovendo o uso das patentes pela comunicação : um estudo sobre a estratégia utilizada pelos principais institutos de PI
title_full Promovendo o uso das patentes pela comunicação : um estudo sobre a estratégia utilizada pelos principais institutos de PI
title_fullStr Promovendo o uso das patentes pela comunicação : um estudo sobre a estratégia utilizada pelos principais institutos de PI
title_full_unstemmed Promovendo o uso das patentes pela comunicação : um estudo sobre a estratégia utilizada pelos principais institutos de PI
title_sort Promovendo o uso das patentes pela comunicação : um estudo sobre a estratégia utilizada pelos principais institutos de PI
author Fava, Cesar Augustus de Penteado
author_facet Fava, Cesar Augustus de Penteado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godinho, Manuel Mira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fava, Cesar Augustus de Penteado
dc.subject.por.fl_str_mv Patentes
Propriedade Intelectual
Comunicação
Institutos de PI
Propriedade Industrial
Promoção
Patents
Intellectual Property
Communication
PI Offices
Industrial Property
Promotion
topic Patentes
Propriedade Intelectual
Comunicação
Institutos de PI
Propriedade Industrial
Promoção
Patents
Intellectual Property
Communication
PI Offices
Industrial Property
Promotion
description Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-14T14:44:00Z
2019-09
2019-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18458
url http://hdl.handle.net/10400.5/18458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fava, Cesar Augustus de Penteado (2019). "Promovendo o uso das patentes pela comunicação : um estudo sobre a estratégia utilizada pelos principais institutos de PI". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302159763701760