Análise da rendibilidade de clientes : estudo de caso numa empresa de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Sónia Juliana Lito
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14322
Resumo: Os métodos tradicionais de apuramento de custos não contemplavam ainda, nos anos oitenta (do séc. XX), as novas condições ambientais das empresas, não permitindo uma gestão eficaz. Assim, para suprir as lacunas de informação, Kaplan e Cooper apresentaram, naquela década, o método “Activity-Based Costing” (ABC). O ABC representou uma abordagem inovadora, com vantagens relativamente à informação proporcionada, e à sua forma de atribuir os custos, primeiro às atividades, depois aos produtos ou serviços. O ABC tem, no entanto, algumas limitações, principalmente relacionadas com dificuldades de implementação, complexidade e custos de implementação e manutenção. Apesar disso, enfatizou novos objetos de custo, tais como clientes, a análise da rendibilidade por clientes, por canais de distribuição. O objetivo deste trabalho é, assim, apresentar uma análise de rendibilidade de clientes, com a aplicação do TDABC (“Time- Driven Activity-Based Costing”), com vista a concluir se, no caso tratado, se verifica, ou não a chamada “whale curve”, a qual reflete intensas assimetrias na rendibilidade dos clientes e contrariar a visão tradicional, que tende a associar automaticamente clientes com níveis elevados de procura (valores faturados) a clientes com elevada rendibilidade. O TDABC é um método simples e mais barato do que o “ABC convencional”, uma vez que atribui os custos aos produtos ou serviços com base num único cost driver: o tempo consumido.
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