Análise da rendibilidade de clientes : estudo de caso numa empresa de serviços
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14322 |
Resumo: | Os métodos tradicionais de apuramento de custos não contemplavam ainda, nos anos oitenta (do séc. XX), as novas condições ambientais das empresas, não permitindo uma gestão eficaz. Assim, para suprir as lacunas de informação, Kaplan e Cooper apresentaram, naquela década, o método “Activity-Based Costing” (ABC). O ABC representou uma abordagem inovadora, com vantagens relativamente à informação proporcionada, e à sua forma de atribuir os custos, primeiro às atividades, depois aos produtos ou serviços. O ABC tem, no entanto, algumas limitações, principalmente relacionadas com dificuldades de implementação, complexidade e custos de implementação e manutenção. Apesar disso, enfatizou novos objetos de custo, tais como clientes, a análise da rendibilidade por clientes, por canais de distribuição. O objetivo deste trabalho é, assim, apresentar uma análise de rendibilidade de clientes, com a aplicação do TDABC (“Time- Driven Activity-Based Costing”), com vista a concluir se, no caso tratado, se verifica, ou não a chamada “whale curve”, a qual reflete intensas assimetrias na rendibilidade dos clientes e contrariar a visão tradicional, que tende a associar automaticamente clientes com níveis elevados de procura (valores faturados) a clientes com elevada rendibilidade. O TDABC é um método simples e mais barato do que o “ABC convencional”, uma vez que atribui os custos aos produtos ou serviços com base num único cost driver: o tempo consumido. |
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Análise da rendibilidade de clientes : estudo de caso numa empresa de serviçosContabilidade de custosSistemas de custeioEmpresas de serviçosCustosOs métodos tradicionais de apuramento de custos não contemplavam ainda, nos anos oitenta (do séc. XX), as novas condições ambientais das empresas, não permitindo uma gestão eficaz. Assim, para suprir as lacunas de informação, Kaplan e Cooper apresentaram, naquela década, o método “Activity-Based Costing” (ABC). O ABC representou uma abordagem inovadora, com vantagens relativamente à informação proporcionada, e à sua forma de atribuir os custos, primeiro às atividades, depois aos produtos ou serviços. O ABC tem, no entanto, algumas limitações, principalmente relacionadas com dificuldades de implementação, complexidade e custos de implementação e manutenção. Apesar disso, enfatizou novos objetos de custo, tais como clientes, a análise da rendibilidade por clientes, por canais de distribuição. O objetivo deste trabalho é, assim, apresentar uma análise de rendibilidade de clientes, com a aplicação do TDABC (“Time- Driven Activity-Based Costing”), com vista a concluir se, no caso tratado, se verifica, ou não a chamada “whale curve”, a qual reflete intensas assimetrias na rendibilidade dos clientes e contrariar a visão tradicional, que tende a associar automaticamente clientes com níveis elevados de procura (valores faturados) a clientes com elevada rendibilidade. O TDABC é um método simples e mais barato do que o “ABC convencional”, uma vez que atribui os custos aos produtos ou serviços com base num único cost driver: o tempo consumido.Traditional methods of cost determination no longer met, in the eighties, the new environmental conditions of companies, not allowing effective management. So, to fill the gaps of information, Kaplan and Cooper presented, at that decade, “Activity-Based Costing” (ABC). This was an innovative approach, with advantages related to the information it produces, as ABC allocates costs to activities and then to products or to services. ABC has, nevertheless, some limitations, mainly related to difficulties, complexity and costs of implementation and maintenance. In spite of that, ABC focused on some new cost objects, such as customers, customer profitability analysis and distribution channels. The aim of our thesis is, therefore, to present a customer profitability analysis, applying TDABC (“Time-Driven Activity-Based Costing”), in order to conclude whether, in the case studied, the so-called “whale curve” is, or not, confirmed. According to the “whale curve”, customers to whom companies sell very much do not often represent the most profitable customers. TDABC is simpler and cheaper approach than “conventional ABC”, since it assigns costs to products or services based on a single driver: the time consumed.Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro2015-06-29T17:07:21Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14322TID:201559633porReis, Sónia Juliana Litoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:10Zoai:ria.ua.pt:10773/14322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:55.374426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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