Percepção teórico-prática nos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá: convênio UNIFAP/FUNDAP/PMM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Arnaldo José Ataide
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15553
Resumo: O estudo trata da percepção teórico-prática nos egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, que participaram do Convênio nº 006/2001- UNIFAP/FUNDAP/PMM, celebrado entre a própria Universidade, a Fundação de apoio à pesquisa (FUNDAP) e a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), no Estado do Amapá, Brasil. Tem como objetivo perceber através dos egressos, o processo teórico-prático do curso no que concerne a sua contribuição ou não para o desempenho da profissão. Torna relevante a qualificação profissional quando está em jogo o objetivo das instituições no momento em que pretende formar docentes, qualificando-os no ensino superior, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas atividades em efetivo exercício na rede pública de ensino. Traz no bojo metodológico a pesquisa crítica-dialética numa abordagem quanti-qualitativa. A primeira abordagem utiliza-se das performances do egresso, quanto a seus dados pessoais demográficos e sócio-culturais. A segunda se insere nas habilidades e competências que os mesmos apresentam enquanto profissionais do ensino. Para tanto, a coleta de dados compreende de entrevistas abertas, questionários com perguntas abertas e fechadas, levantamento de dados do Convênio e suas características peculiares, junto à Secretaria de Educação do Município de Macapá (SEMED/PMM) e órgãos conveniados. Tem como sujeitos da pesquisa, somente os egressos do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, da UNIFAP, estabelecido pelo referido Convênio, celebrado entre os Órgãos em tela, como finalidade única de contemplar o que exige a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9394/96, sobre a formação de professores e sua atuação na Educação. Em geral os resultados indicam que o curso contribuiu para o enriquecimento pessoal e profissional dos egressos, porém com dificuldades na articulação teoria-prática que continuam presentes no cotidiano escolar; ABSTRACT:The study deals with theoretical and practical insight in the egress of Course Pedagogy of the Federal University of Amapá, who participated in the Convention No. 006/2001- UNIFAP / FUNDAP / PMM, between the University itself, the Foundation for research support (FUNDAP) and the Municipality of Macapá (PMM) in the State of Amapá, Brazil. Its objective is to perceive through the egress, the process of theoretical and practical course with regard to their contribution to the performance or not the profession. Becomes relevant professional qualification when is at stake the objectives of the institutions at the time in which to train teachers, calling them in higher education, while developing its activities in effective exercise in public schools. Bring in the core methodological critical-dialectical research in quantitative and qualitative approach. The first approach makes use of the performances of egress, as your personal data demographic and socio-cultural. The second falls on the skills and competencies that they have as teachers. To this end, the data collection comprises of open interviews, questionnaires with open and closed questions, data collection of the Covenant and its specific characteristics, the Secretariat of Education of the City of Macapá (SEMED / PMM) and organisms. Its research subjects, only the egrees of the Full Degree Course in Pedagogy - Teaching Series Early Elementary School, the UNIFAP established by that Agreement, concluded between the agencies on screen, intended only to contemplate what the law requires Guidelines and Bases of National Education (LDB) No. 9394/96 on the training of teachers and their role in education. In general the results indicate that the course contributed to the enrichment of personal and professional graduates, but with difficulties in articulating theory and practice that continue in everyday school life.
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