Educação em valores : a emergência do sujeito ético? Uma abordagem narrativa da experiência ético-moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canastra, Fernando Augusto Coelho
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/297
Resumo: A problemática da Educação em Valores, no contexto do ensino público, inscreve¬-se num debate "controverso", uma vez que articula um conjunto de questões para as quais não existe nem uma resposta única, nem tão pouco um consenso desejável. Assim, num primeiro momento, a reflexão centra-se nas "aporias" em torno da definição ambígua de: "educação em valores". Num segundo momento, procura-se inscrever o debate cognição moral "versus" experiência moral, optando por realçar a necessidade urgente de integrar as duas perspectivas num todo inteligível, que procure articular tanto a dimensão singular do sujeito (subjectivação), como a dimensão socializadora das influências com as quais o sujeito interage (socialização), como a dimensão ecológica na qual está inscrito este processo de construção da personalidade moral (ecologização). Finalmente, num terceiro momento, discute-se a possibilidade de integrar os vários elementos, debatidos ao longo desta reflexão, reorganizando-os numa lógica narrativa, propícia à emergência do sujeito ético.
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