Bullying: causas e consequências na perspetiva dos agentes educativos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Paulo Alexandre Freitas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2653
Resumo: Nas últimas décadas o bullying tem-se tornado cada vez mais um tema em voga, não só divulgado pela literatura especializada da área da educação e psicologia como pelos meios de comunicação, por essa razão resolvemos investigar acerca do que é que está por detrás deste comportamento. Dos artigos consultados, o artigo redigido por Sara Pereira refere que a violência transmitida pela televisão só influencia a criança de forma negativa, ou seja, com predisposição para a violência, se esta viver num ambiente violento; caso contrário, uma criança que viva num ambiente familiar salutar dificilmente se torna violenta, mesmo observando episódios violentos na TV. Além disto, temos o convívio paralelo que, segundo María José Díaz-Aguado, pode influenciar de forma positiva, no sentido de proteger a criança de atos violentos e suscitar a inibição à violência. Por outro lado, também nos devemos questionar acerca da informação que os agentes educativos em estudo - funcionários, diretores de turma e diretores de escola - possuem acerca deste fenómeno e quais as medidas que tomam para o controlar. E o que se verifica no nosso estudo é que uma parte dos agentes (85%) apenas tem uma noção geral deste fenómeno e, sendo que alguns (30%) consideram o bullying normal nas crianças do ensino básico.
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