Bullying: causas e consequências na perspetiva dos agentes educativos: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2653 |
Resumo: | Nas últimas décadas o bullying tem-se tornado cada vez mais um tema em voga, não só divulgado pela literatura especializada da área da educação e psicologia como pelos meios de comunicação, por essa razão resolvemos investigar acerca do que é que está por detrás deste comportamento. Dos artigos consultados, o artigo redigido por Sara Pereira refere que a violência transmitida pela televisão só influencia a criança de forma negativa, ou seja, com predisposição para a violência, se esta viver num ambiente violento; caso contrário, uma criança que viva num ambiente familiar salutar dificilmente se torna violenta, mesmo observando episódios violentos na TV. Além disto, temos o convívio paralelo que, segundo María José Díaz-Aguado, pode influenciar de forma positiva, no sentido de proteger a criança de atos violentos e suscitar a inibição à violência. Por outro lado, também nos devemos questionar acerca da informação que os agentes educativos em estudo - funcionários, diretores de turma e diretores de escola - possuem acerca deste fenómeno e quais as medidas que tomam para o controlar. E o que se verifica no nosso estudo é que uma parte dos agentes (85%) apenas tem uma noção geral deste fenómeno e, sendo que alguns (30%) consideram o bullying normal nas crianças do ensino básico. |
id |
RCAP_fa3ebcb2d645075f549993a6f8c3c977 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2653 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bullying: causas e consequências na perspetiva dos agentes educativos: um estudo de casoBullingEscola - ViolênciaEscola - Violência - Aspectos socio-económicosViolência familiarEscola - Bulling - ProfessorBulling - VítimaNovas tecnologias - CyberbullingNas últimas décadas o bullying tem-se tornado cada vez mais um tema em voga, não só divulgado pela literatura especializada da área da educação e psicologia como pelos meios de comunicação, por essa razão resolvemos investigar acerca do que é que está por detrás deste comportamento. Dos artigos consultados, o artigo redigido por Sara Pereira refere que a violência transmitida pela televisão só influencia a criança de forma negativa, ou seja, com predisposição para a violência, se esta viver num ambiente violento; caso contrário, uma criança que viva num ambiente familiar salutar dificilmente se torna violenta, mesmo observando episódios violentos na TV. Além disto, temos o convívio paralelo que, segundo María José Díaz-Aguado, pode influenciar de forma positiva, no sentido de proteger a criança de atos violentos e suscitar a inibição à violência. Por outro lado, também nos devemos questionar acerca da informação que os agentes educativos em estudo - funcionários, diretores de turma e diretores de escola - possuem acerca deste fenómeno e quais as medidas que tomam para o controlar. E o que se verifica no nosso estudo é que uma parte dos agentes (85%) apenas tem uma noção geral deste fenómeno e, sendo que alguns (30%) consideram o bullying normal nas crianças do ensino básico.Loureiro, Manuel Joaquim da SilvauBibliorumAgostinho, Paulo Alexandre Freitas2014-11-17T15:41:05Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:16.571030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying: causas e consequências na perspetiva dos agentes educativos: um estudo de caso |
title |
Bullying: causas e consequências na perspetiva dos agentes educativos: um estudo de caso |
spellingShingle |
Bullying: causas e consequências na perspetiva dos agentes educativos: um estudo de caso Agostinho, Paulo Alexandre Freitas Bulling Escola - Violência Escola - Violência - Aspectos socio-económicos Violência familiar Escola - Bulling - Professor Bulling - Vítima Novas tecnologias - Cyberbulling |
title_short |
Bullying: causas e consequências na perspetiva dos agentes educativos: um estudo de caso |
title_full |
Bullying: causas e consequências na perspetiva dos agentes educativos: um estudo de caso |
title_fullStr |
Bullying: causas e consequências na perspetiva dos agentes educativos: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Bullying: causas e consequências na perspetiva dos agentes educativos: um estudo de caso |
title_sort |
Bullying: causas e consequências na perspetiva dos agentes educativos: um estudo de caso |
author |
Agostinho, Paulo Alexandre Freitas |
author_facet |
Agostinho, Paulo Alexandre Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loureiro, Manuel Joaquim da Silva uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agostinho, Paulo Alexandre Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bulling Escola - Violência Escola - Violência - Aspectos socio-económicos Violência familiar Escola - Bulling - Professor Bulling - Vítima Novas tecnologias - Cyberbulling |
topic |
Bulling Escola - Violência Escola - Violência - Aspectos socio-económicos Violência familiar Escola - Bulling - Professor Bulling - Vítima Novas tecnologias - Cyberbulling |
description |
Nas últimas décadas o bullying tem-se tornado cada vez mais um tema em voga, não só divulgado pela literatura especializada da área da educação e psicologia como pelos meios de comunicação, por essa razão resolvemos investigar acerca do que é que está por detrás deste comportamento. Dos artigos consultados, o artigo redigido por Sara Pereira refere que a violência transmitida pela televisão só influencia a criança de forma negativa, ou seja, com predisposição para a violência, se esta viver num ambiente violento; caso contrário, uma criança que viva num ambiente familiar salutar dificilmente se torna violenta, mesmo observando episódios violentos na TV. Além disto, temos o convívio paralelo que, segundo María José Díaz-Aguado, pode influenciar de forma positiva, no sentido de proteger a criança de atos violentos e suscitar a inibição à violência. Por outro lado, também nos devemos questionar acerca da informação que os agentes educativos em estudo - funcionários, diretores de turma e diretores de escola - possuem acerca deste fenómeno e quais as medidas que tomam para o controlar. E o que se verifica no nosso estudo é que uma parte dos agentes (85%) apenas tem uma noção geral deste fenómeno e, sendo que alguns (30%) consideram o bullying normal nas crianças do ensino básico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-11-17T15:41:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2653 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136340158185472 |