O cátalogo como obra do curador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/11049 |
Resumo: | A presente dissertação centra-se na problemática da curadoria, a sua presença nos catálogos de exposições temporárias e as noções de obra e autor (inserida no ramo de gestão cultural, devido à temática artística patente na figura curatorial e com tónica no reconhecimento do ser obra). O estudo incide sobre 92 catálogos de exposições em arte contemporânea publicados em Lisboa. Procurando compreender de que modo podem ser identificados como obras do curador. Deste ponto de partida, realiza-se inicialmente um percurso sucinto pelo entendimento do papel e funções do curador desde o aparecimento dos objetos-obras. Estabelecendo relações com as atividades atualmente ditas curatoriais e as primeiras atividades realizadas em prol da proteção e conservação destes objetos-obras. De seguida procura-se uma compreensão da exposição e do catálogo como obras pelo seu contraste a referências e noções da arte contemporânea. A dissertação elabora uma análise dos catálogos, verificando como é possível reconhecer a existência do curador e o modo como seu discurso o denuncia como autor. Contempla-se ainda a perceção da relação entre a exposição e o catálogo, no sentido de contribuir para a reflexão sobre a curadoria. Deste estudo resulta um conjunto de considerações sobre a autoria do curador perante o catálogo, considerando as tipologias de catálogo, curador e espaço definidas a partir das quais se conclui no sentido da consideração do catálogo como um prolongamento da exposição e obra do curador. |
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