Implementação do Brinquedo Terapêutico em unidades pediátricas hospitalares: Perspectiva dos profissionais de saúde integrantes do BrinquEinstein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Fabiane de Amorim
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Miranda,Carolline Billett, Maia,Edmara Bazoni Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400063
Resumo: Resumo: Introdução: Os benefícios da aplicação do brinquedo terapêutico (BT) em pediatria são amplamente divulgados na literatura. As evidencias sustentam o seu uso no cuidado da criança hospitalizada com impacto positivo na diminuição da ansiedade e do medo, não apenas dela, mas de seus familiares. Este estudo buscou investigar sobre a percepção dos profissionais de um grupo de referência para aplicação do BT (BrinquEinstein) em relação à sua implementação em uma unidade pediátrica hospitalar. Objetivos: Compreender como os profissionais que pertencem ao grupo BrinquEinstein, avaliam o processo de implementação sistemática do BT em unidades pediátricas hospitalares; delinear os fatores facilitadores e as barreiras para que esta implementação ocorra na perspectiva destes profissionais. Método: Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, desenvolvido nas unidades pediátrica e de terapia intensiva de um hospital geral, de extraporte, da cidade de São Paulo. Participaram da amostra, profissionais de diferentes categorias que atuam nestas unidades e que pertencem ao BrinquEinstein. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada individual e audiogravada, sendo analisados a partir da Análise Temática Indutiva proposta por Braun & Clark. Resultados: Da análise das entrevistas, emergiram dois temas que representam a perspectiva de integrantes do BrinquEinstein sobre o processo de implementação do BT: “vivenciando um processo transformador” e “estabelecendo perspectivas futuras”. Conclusão: Para os profissionais entrevistados, é imprescindível que o uso do BT se torne uma prática rotineira nos diferentes contextos de atendimento à saúde da criança. Gestores e instituições têm papel fundamental na implementação desta prática, na identificação das necessidades e na busca de soluções para torná-la uma realidade.
id RCAP_fa4ed3b3a6bf802c234d01dea9621720
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702022000400063
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação do Brinquedo Terapêutico em unidades pediátricas hospitalares: Perspectiva dos profissionais de saúde integrantes do BrinquEinsteinCiência da implementaçãoPráticas InterdisciplinaresCriança hospitalizadaJogos e Brinquedos.Resumo: Introdução: Os benefícios da aplicação do brinquedo terapêutico (BT) em pediatria são amplamente divulgados na literatura. As evidencias sustentam o seu uso no cuidado da criança hospitalizada com impacto positivo na diminuição da ansiedade e do medo, não apenas dela, mas de seus familiares. Este estudo buscou investigar sobre a percepção dos profissionais de um grupo de referência para aplicação do BT (BrinquEinstein) em relação à sua implementação em uma unidade pediátrica hospitalar. Objetivos: Compreender como os profissionais que pertencem ao grupo BrinquEinstein, avaliam o processo de implementação sistemática do BT em unidades pediátricas hospitalares; delinear os fatores facilitadores e as barreiras para que esta implementação ocorra na perspectiva destes profissionais. Método: Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, desenvolvido nas unidades pediátrica e de terapia intensiva de um hospital geral, de extraporte, da cidade de São Paulo. Participaram da amostra, profissionais de diferentes categorias que atuam nestas unidades e que pertencem ao BrinquEinstein. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada individual e audiogravada, sendo analisados a partir da Análise Temática Indutiva proposta por Braun & Clark. Resultados: Da análise das entrevistas, emergiram dois temas que representam a perspectiva de integrantes do BrinquEinstein sobre o processo de implementação do BT: “vivenciando um processo transformador” e “estabelecendo perspectivas futuras”. Conclusão: Para os profissionais entrevistados, é imprescindível que o uso do BT se torne uma prática rotineira nos diferentes contextos de atendimento à saúde da criança. Gestores e instituições têm papel fundamental na implementação desta prática, na identificação das necessidades e na busca de soluções para torná-la uma realidade.Ludomedia2022-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400063New Trends in Qualitative Research v.13 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400063Almeida,Fabiane de AmorimMiranda,Carolline BillettMaia,Edmara Bazoni Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:27Zoai:scielo:S2184-77702022000400063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:48.721473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação do Brinquedo Terapêutico em unidades pediátricas hospitalares: Perspectiva dos profissionais de saúde integrantes do BrinquEinstein
title Implementação do Brinquedo Terapêutico em unidades pediátricas hospitalares: Perspectiva dos profissionais de saúde integrantes do BrinquEinstein
spellingShingle Implementação do Brinquedo Terapêutico em unidades pediátricas hospitalares: Perspectiva dos profissionais de saúde integrantes do BrinquEinstein
Almeida,Fabiane de Amorim
Ciência da implementação
Práticas Interdisciplinares
Criança hospitalizada
Jogos e Brinquedos.
title_short Implementação do Brinquedo Terapêutico em unidades pediátricas hospitalares: Perspectiva dos profissionais de saúde integrantes do BrinquEinstein
title_full Implementação do Brinquedo Terapêutico em unidades pediátricas hospitalares: Perspectiva dos profissionais de saúde integrantes do BrinquEinstein
title_fullStr Implementação do Brinquedo Terapêutico em unidades pediátricas hospitalares: Perspectiva dos profissionais de saúde integrantes do BrinquEinstein
title_full_unstemmed Implementação do Brinquedo Terapêutico em unidades pediátricas hospitalares: Perspectiva dos profissionais de saúde integrantes do BrinquEinstein
title_sort Implementação do Brinquedo Terapêutico em unidades pediátricas hospitalares: Perspectiva dos profissionais de saúde integrantes do BrinquEinstein
author Almeida,Fabiane de Amorim
author_facet Almeida,Fabiane de Amorim
Miranda,Carolline Billett
Maia,Edmara Bazoni Soares
author_role author
author2 Miranda,Carolline Billett
Maia,Edmara Bazoni Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Fabiane de Amorim
Miranda,Carolline Billett
Maia,Edmara Bazoni Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da implementação
Práticas Interdisciplinares
Criança hospitalizada
Jogos e Brinquedos.
topic Ciência da implementação
Práticas Interdisciplinares
Criança hospitalizada
Jogos e Brinquedos.
description Resumo: Introdução: Os benefícios da aplicação do brinquedo terapêutico (BT) em pediatria são amplamente divulgados na literatura. As evidencias sustentam o seu uso no cuidado da criança hospitalizada com impacto positivo na diminuição da ansiedade e do medo, não apenas dela, mas de seus familiares. Este estudo buscou investigar sobre a percepção dos profissionais de um grupo de referência para aplicação do BT (BrinquEinstein) em relação à sua implementação em uma unidade pediátrica hospitalar. Objetivos: Compreender como os profissionais que pertencem ao grupo BrinquEinstein, avaliam o processo de implementação sistemática do BT em unidades pediátricas hospitalares; delinear os fatores facilitadores e as barreiras para que esta implementação ocorra na perspectiva destes profissionais. Método: Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, desenvolvido nas unidades pediátrica e de terapia intensiva de um hospital geral, de extraporte, da cidade de São Paulo. Participaram da amostra, profissionais de diferentes categorias que atuam nestas unidades e que pertencem ao BrinquEinstein. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada individual e audiogravada, sendo analisados a partir da Análise Temática Indutiva proposta por Braun & Clark. Resultados: Da análise das entrevistas, emergiram dois temas que representam a perspectiva de integrantes do BrinquEinstein sobre o processo de implementação do BT: “vivenciando um processo transformador” e “estabelecendo perspectivas futuras”. Conclusão: Para os profissionais entrevistados, é imprescindível que o uso do BT se torne uma prática rotineira nos diferentes contextos de atendimento à saúde da criança. Gestores e instituições têm papel fundamental na implementação desta prática, na identificação das necessidades e na busca de soluções para torná-la uma realidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400063
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400063
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.13 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137410940928000