Questões de identidade em Ma Rainey e The Piano Lesson, de August Wilson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cristina Maria Mota
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1994
Resumo: Considerado um dos maiores dramaturgos americanos do século XX, August Wilson dedicou a sua carreira profissional à escrita de um ciclo de dez peças sobre a vida da comunidade afro-americana nos Estados Unidos da América, cada uma reportando a uma década do século vinte. Esta dissertação trata questões de indagação de identidade sociocultural e individual transversais à sua obra. A produção artística de Wilson contesta peremptoriamente a História dos Estados Unidos escrita pela mão de historiadores brancos, e reclama o lugar e a importância do povo afro-americano, que não vê contemplados nessa visão e testemunho unilaterais do passado colectivo. Assim, Wilson apresenta-se como um autor cuja missão seria ajudar a inscrever a História da sua comunidade de origem na História dos Estados Unidos. Para além do papel dos afro-americanos na construção da nação, Wilson preocupa-se em destacar a força da cultura afro-americana, em inúmeros aspectos díspare da cultura mainstream americana, de ascendência principalmente europeia. Acima de tudo, o dramaturgo protesta contra a obliteraração da cultura negra pela comunidade branca económica e politicamente dominante. Celebra, pois, aquela cultura de características singulares, convidando o seu público a repensá-la e valorizá-la nas suas diferentes manifestações. Convoca sobretudo a comunidade afro-americana a repudiar uma assimilação falsa dos modos culturais da comunidade branca, que serve interesses contrários aos dos negros e perpetua a grave inequidade social causada pelo desequilíbrio sociopolítico entre brancos e negros. Wilson identifica como o maior problema ameaçando a comunidade negra a perda de identidade, consequência de um gradual afastamento das raízes de origem africana. Para além destas questões este estudo aludirá também às influências artísticas mais marcantes para a obra do autor, “The four B’s”: Amiri Baraka, Jorge Luís Borges, Romare Bearden e os Blues, assim como à evolução do processo de escrita de Wilson. Finalmente, serão analisadas duas das peças pertencentes ao ciclo de dez peças do século vinte do autor – Ma Rainey’s Black Bottom e The Piano Lesson. Em Ma Rainey’s Black Bottom, Wilson examina a exploração dos músicos negros por produtores e agentes brancos. Além de ilustrar as adversidades enfrentadas pelos músicos negros, incluindo as estrelas da música negra, Wilson expõe os conflitos existentes entre os elementos da sua comunidade. Perspectivando personagens antagónicas, elabora dois protagonistas, Levee (músico jovem talentoso), e Ma Rainey (cantora de sucesso de meia idade). Atribuindo características e visões do mundo diferentes a estas duas personagens, elas irão representar dois modos adversos de lidar com o passado, com a sua história. Em The Piano Lesson revelam-se como temas centrais a família e a herança dos antepassados. Wilson trabalhou este texto questionando o destino a dar à herança dos antepassados. Preconizando que o conhecimento do passado é fundamental para a afirmação da auto-identidade e a projecção do próprio futuro, Wilson desenvolve esta peça à volta das diferentes opções de cada personagem face à herança deixada pelos seus antepassados. Mais uma vez o autor elabora o conflito, neste caso entre irmãos, para despoletar o desenrolar da acção. De um lado, Berniece, uma personagem que entende o significado da sua herança, mas que se recusa a dar continuidade a história da sua família; de outro, Boy Willie, uma personagem que reduz a herança familiar ao seu valor material, não obstante a apresentação por ambos de razões válidas justificativas da sua atitude.
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