Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandra Maria Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19672
Resumo: O presente relatório surge como produto do percurso desenvolvido ao longo do 7.º Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica. Assume-se como uma análise crítico reflexiva baseada nas experiências durante os módulos de estágio (no serviço de Urgência, no serviço de Cuidados Intensivos e na Assistência Pré-hospitalar), de acordo com os Domínios das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista: Domínio da Responsabilidade Profissional, Ética e Legal; Domínio da Melhoria Contínua da Qualidade e Domínio do Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais. Esta escolha prende-se com o teor das experiências, que possibilitaram o desenvolvimento de competências dentro desses domínios. A Responsabilidade Profissional, Ética e Legal assume-se como componente essencial ao exercício profissional, o enfermeiro deve reger-se por princípios orientadores que veiculem o compromisso assumido com a sociedade na prestação de cuidados de enfermagem, ética e deontologicamente em consonância com o Direito em vigor, procurando a excelência da sua prática. O enfermeiro deve reger a sua atividade profissional visando a defesa dos Direitos da pessoa alvo dos seus cuidados. A análise crítica-reflexiva das experiências de estágio mostram as particularidades, em consonância com as referidas dimensões, de um exercício de tomada de decisão responsável. No que concerne à Melhoria Contínua da Qualidade, o enfermeiro assume um papel determinante, visto que rege a sua atuação com base num compromisso fundamentado em benefício da pessoa ou comunidade. Esta atuação traduz-se numa intervenção consciente e estruturada na procura contínua da qualidade e na promoção da segurança da pessoa alvo de cuidados, visando a excelência do exercício. A qualidade em saúde apresenta-se como tarefa multiprofissional, tornando-se clara a importância dos enfermeiros, verem definidos os Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. É ainda claro que a qualidade em saúde não depende única e exclusivamente do exercício profissional dos enfermeiros, não podendo no entanto, tal exercício profissional ser descurado, nos esforços que visem obter qualidade em saúde. As experiências analisadas de acordo com este domínio refletem avanços do investimento na qualidade em saúde, por parte das entidades prestadoras de cuidados de saúde, focados na pessoa, especialmente no que respeita aos princípios de acessibilidade e equidade bem como o nível profissional ótimo. O Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais na ótica da enfermagem depende da capacidade de auto conhecimento do enfermeiro. Este profissional desenvolve conhecimento com base na teoria e na experiência adquirida na prática. Deste modo é evidente a necessidade de desenvolver competências específicas para intervir em contextos específicos. Os diferentes módulos de estágio revelaram-se fontes importantes de situações promotoras ao desenvolvimento de competências específicas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, ou seja, promotoras de experiências e momentos de aprendizagem que influenciam a minha identidade no agir profissional. Na abordagem reflexiva destas experiências, evidencia-se a análise comparativa com a minha experiência profissional, o que se deve ao facto de o processo de desenvolvimento profissional ser individual. Em suma, estas experiências de estágio alvo de reflexão revelam-se momentos de aprendizagem e por conseguinte, desenvolvimento de competências. Por outro lado, a aprendizagem deste processo é possível de transpor para a minha prática profissional, o que me leva a estabelecer pontos de ligação com a área de especialidade e a especificidade dos diferentes contextos inerentes a essa prática. Com este processo de aprendizagem, que compreendeu o curso de especialização, percebo ainda a escassez de produção de conhecimento científico na minha realidade profissional o que representa a necessidade de continuar o processo formativo.
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Esta atuação traduz-se numa intervenção consciente e estruturada na procura contínua da qualidade e na promoção da segurança da pessoa alvo de cuidados, visando a excelência do exercício. A qualidade em saúde apresenta-se como tarefa multiprofissional, tornando-se clara a importância dos enfermeiros, verem definidos os Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. É ainda claro que a qualidade em saúde não depende única e exclusivamente do exercício profissional dos enfermeiros, não podendo no entanto, tal exercício profissional ser descurado, nos esforços que visem obter qualidade em saúde. As experiências analisadas de acordo com este domínio refletem avanços do investimento na qualidade em saúde, por parte das entidades prestadoras de cuidados de saúde, focados na pessoa, especialmente no que respeita aos princípios de acessibilidade e equidade bem como o nível profissional ótimo. O Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais na ótica da enfermagem depende da capacidade de auto conhecimento do enfermeiro. Este profissional desenvolve conhecimento com base na teoria e na experiência adquirida na prática. Deste modo é evidente a necessidade de desenvolver competências específicas para intervir em contextos específicos. Os diferentes módulos de estágio revelaram-se fontes importantes de situações promotoras ao desenvolvimento de competências específicas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, ou seja, promotoras de experiências e momentos de aprendizagem que influenciam a minha identidade no agir profissional. Na abordagem reflexiva destas experiências, evidencia-se a análise comparativa com a minha experiência profissional, o que se deve ao facto de o processo de desenvolvimento profissional ser individual. Em suma, estas experiências de estágio alvo de reflexão revelam-se momentos de aprendizagem e por conseguinte, desenvolvimento de competências. Por outro lado, a aprendizagem deste processo é possível de transpor para a minha prática profissional, o que me leva a estabelecer pontos de ligação com a área de especialidade e a especificidade dos diferentes contextos inerentes a essa prática. Com este processo de aprendizagem, que compreendeu o curso de especialização, percebo ainda a escassez de produção de conhecimento científico na minha realidade profissional o que representa a necessidade de continuar o processo formativo.This report represents the final product of the route developed over the Master's Degree in Nursing with specialization in Medical Surgical Nursing. It stands as a reflective critical analysis based on experiences during the traineeship modules (in Emergency Department, in the Intensive Care Unit and Pre-hospital Care), according to the Common Areas of the Nurse Specialist Skills: Professional Accountability, Ethical and Legal; Field of Continuous Quality Improvement and Development of Learning. This choice is related to the content of the experiences that made possible the development of skills within these areas. The professional, ethical and legal accountability is assumed as an essential component to professional practice. Registered Nurses should be governed by principles in line with the assumed commitment with the society in providing nursing care, according with the ethics and ethically representative of the Law, striving for excellence in their practice. Registered Nurses should support their professional activity on the engagement assumed of protecting the rights of person their care. The critical-reflexive analysis of the experiences of the traineeship, demonstrate the features, in line with these dimensions, and the exercise related with the accountable decision making. Concerning the Continuous Quality Improvement, the registered nurse has a key role, since that supports his activities with engagement on the continued seeking for the benefit of the person or community. This performance translates into a conscious and structured in continuous search for quality and improving safety of care target group, aiming for the practice excellence. The quality of health is presented as multi task, making clear the importance of nurses see set the Quality Standards. It is also clear that the quality of health does not depend exclusively on the professional practice of regitered nurses, however it should not be disregarded, because, the professional practice contributes to the effort to obtain quality health care. The analyzed situations under this domain seem reflect advances in the quality of investment in health, by persons providing health care, focused on the person, especially with regard to the principles of accessibility and equity, as well as great professional level. The Development of Professional Learning from the Nursing perspective, depends on the ability of the Registered Nurse self-knowledge. This professional develops knowledge based on theory and practical experience. Thus there is a clear need to develop specific skills to act in specific contexts. The different modules of the traineeship proved to be important sources of situations, promoting the development of specific skills in providing care to the person in critical condition, ie, promoters of experiences and learning moments that influence my identity in professional acting. On the reflective approach to these experiences, highlights the comparative analysis with my professional experience, which is due to the fact that the professional development process is mainly individual. As resume, these experiences reveal to be learning moments and therefore skills development. Moreover, this learning process incorporates my professional practice, which leads me to establish points of connection with the area of specialty and specificity of different contexts inherent in this practice. With this learning process, the specialization course, i’m able to understand the lack of production of scientific knowledge in my professional reality which represents the need to continue the training process.Oliveira, Irene Maria da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Sandra Maria Fernandes2016-04-13T13:29:17Z2015-07-2720142015-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19672TID:201488167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:35:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:26.432187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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