Avaliação de uma empresa: um caso de aplicação do modelo EFQM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Joana Sofia Guerra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6650
Resumo: Atualmente as organizações vivem em constantes adaptações à realidade em que estão inseridas, pois nada é estável, nada está conquistado, pelo que o desempenho com Qualidade e Excelência fazem a distinção entre a organização sustentada e aquela que desaparecerá a curto prazo. Os clientes são exigentes e atentos ao mercado, pelo que as organizações não podem satisfazer apenas as suas necessidades, têm de superar as suas expectativas, cativando e envolvendo-os para obter a sua confiança e consequente fidelização sustentada. Esta dissertação tem como objetivo realizar uma abordagem inicial à problemática da Gestão da Qualidade na Saúde mais concretamente na área Termal e de Bem-Estar. Importa compreender este tema, que tem sido o foco de muitas decisões políticas e estratégicas. Foi usada a metodologia estudo de caso e com base em entrevistas semiestruturadas às chefias da unidade, e a aplicação dos “self assessements”, foram recolhidas as evidências e dados necessários a uma avaliação qualitativa. Após a interpretação e adaptação do modelo EFQM a uma unidade termal, procurou-se identificar os pontos fortes e as áreas de melhoria. Com este estudo não se consegue comprovar que haja efetivamente melhoria da qualidade nas organizações de saúde, contudo alerta a organização para alguns aspetos no âmbito da qualidade, reforçando positivamente aqueles critérios ou subcritérios que estão desenvolvidos e são constantemente reavaliados, assim como alerta para os critérios ou subcritérios que são mais descurados pela empresa/departamento, parecendo desta forma, ser uma alternativa válida como estratégia de melhoria da qualidade nas organizações de saúde. Além disso, procedeu-se à análise crítica do modelo, apresentando-se as dificuldades sentidas antes, durante e após a sua aplicação. Pensamos que para investigações futuras será útil desenvolver estudos que relacionem este modelo com outras unidades de saúde nacionais semelhantes e de gestão pública.
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