Eu e o outro: a Unesco e a educação comparada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9332 |
Resumo: | A educação comparada se defronta com o desafio da relação eu-outro, por buscar conhecer outras realidades. A relação tornou-se mais urgente à medida que o mundo se torna interdependente. Após a Grande Guerra o multilateralismo se fortaleceu com a Liga das Nações e organizações educacionais. Ainda durante a Segunda Guerra Mundial, os governos britânico e no exílio hauriram das experiências anteriores princípios para fundar a Unesco, tendo como núcleo o direito humano à educação. Tomando o caminho da atuação global, inclusive no campo do desenvolvimento, a Organização contribuiu grandemente para tecer redes globais e estimular a educação comparada e internacional, por meio sobretudo do Bureau Internacional de Educação. Nesta trajetória, a disciplina enfrenta novos problemas e tendências teóricas e metodológicas, como o quantitativismo e a pressão da competitividade interpaíses. Em meio às contradições e incertezas, a Unesco, há mais de 70 anos, vem situando a diversidade na centralidade dos desafios e organizando espaços para o diálogo entre os diferentes. |
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Eu e o outro: a Unesco e a educação comparadaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO COMPARADAGLOBALIZAÇÃODESENVOLVIMENTOMIGRAÇÕESEDUCATIONCOMPARATIVE EDUCATIONGLOBALISATIONDEVELOPMENTMIGRATIONSA educação comparada se defronta com o desafio da relação eu-outro, por buscar conhecer outras realidades. A relação tornou-se mais urgente à medida que o mundo se torna interdependente. Após a Grande Guerra o multilateralismo se fortaleceu com a Liga das Nações e organizações educacionais. Ainda durante a Segunda Guerra Mundial, os governos britânico e no exílio hauriram das experiências anteriores princípios para fundar a Unesco, tendo como núcleo o direito humano à educação. Tomando o caminho da atuação global, inclusive no campo do desenvolvimento, a Organização contribuiu grandemente para tecer redes globais e estimular a educação comparada e internacional, por meio sobretudo do Bureau Internacional de Educação. Nesta trajetória, a disciplina enfrenta novos problemas e tendências teóricas e metodológicas, como o quantitativismo e a pressão da competitividade interpaíses. Em meio às contradições e incertezas, a Unesco, há mais de 70 anos, vem situando a diversidade na centralidade dos desafios e organizando espaços para o diálogo entre os diferentes.Comparative education faces the challenge of the relation between the other and me, since one of their purposes is to know other realities. The difficulty of such a relation has increased because of the world interdependency. After the I WW, multilateralism became stronger with the League of Nations and new educational organizations. During the II WW the British government and those in exile looked for previous experiences in order to build Unesco on the basis of the human right to education. As the new Organization opted for world scale activities, as well as those of development, it contributed significantly to construct global networks, so stimulating comparative and international education, in particular by the International Bureau of Education. In its developments, this discipline has had new theories and methodological approaches, as the statistical exacerbation and pressures for international competition. However, despite contradictions and uncertainties, Unesco has included diversities as central challenges for over 70 years, has organized spaces for dialogue among those different and has contributed to the reduction of discrimination.La Educación Comparada tiene el desafío de las relaciones entre los otros y yo. Tales relaciones se tornaron más urgentes en la proporción que el mundo se hizo más interdependiente. Después de la Primera Guerra Mundial el multilateralismo se fortaleció con la Liga de las Naciones y organizaciones educativas. Durante la Segunda Guerra, los gobiernos británicos y en el exilio revisaron experiencias anteriores, con vistas a la fundación de la Unesco, basándose en el derecho humano a la educación. La Organización siguió el camino de la actuación global, incluso del desarrollo. Así, construyó redes globales, para lo que tuvo que estimular la Educación Comparada e Internacional. En su trayectoria, esta disciplina enfrenta continuamente nuevos desafíos teóricos y metodológicos, como la exacerbación estadística y las presiones por la competición internacional. Sin embargo, a pesar de las contradicciones e incertidumbres, Unesco sigue incluyendo las diversidades como desafíos centrales por más de 70 años. También sigue en la organización de espacios para el diálogo entre los diversos y en la reducción de la discriminación.L’Éducation comparée affronte le défi des relations entre moi et les autres, comme une conséquence de son ouverture à d’autres réalités. Ce difficile rapport acquiert une urgence croissante avec l’interdépendance du monde. Après la Grande Guerre, le multilatéralisme a gagné de l’intensité avec la Société des Nations et les organisations éducatives. Pendant la Seconde Guerre Mondiale, le gouvernement britannique et des gouvernements en exil ont analysé les expériences antérieures afin de fonder l’Unesco. Cette nouvelle organisation s’est appuyée sur le droit humain à l’éducation. En empruntant la voie de l’action mondiale, y compris dans le domaine du développement, cette organisation a grandement contribué à tisser des réseaux mondiaux et à stimuler la comparaison et l’éducation internationale, en particulier par le Bureau International de l’Éducation. Dans cette trajectoire, cette discipline est confrontée à de nouveaux problèmes et à des tendances théoriques et méthodologiques, telles que le quantitativisme et la pression de la compétitivité internationale. Au milieu des contradictions et des incertitudes, l’Unesco a depuis plus de 70 ans situé la diversité comme un défi central, organisant des espaces pour le dialogue parmi les différences et la réduction des discriminations.Edições Universitárias Lusófonas2019-01-16T16:22:00Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9332por1646-401XGomes, Candido Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:02.128771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A educação comparada se defronta com o desafio da relação eu-outro, por buscar conhecer outras realidades. A relação tornou-se mais urgente à medida que o mundo se torna interdependente. Após a Grande Guerra o multilateralismo se fortaleceu com a Liga das Nações e organizações educacionais. Ainda durante a Segunda Guerra Mundial, os governos britânico e no exílio hauriram das experiências anteriores princípios para fundar a Unesco, tendo como núcleo o direito humano à educação. Tomando o caminho da atuação global, inclusive no campo do desenvolvimento, a Organização contribuiu grandemente para tecer redes globais e estimular a educação comparada e internacional, por meio sobretudo do Bureau Internacional de Educação. Nesta trajetória, a disciplina enfrenta novos problemas e tendências teóricas e metodológicas, como o quantitativismo e a pressão da competitividade interpaíses. Em meio às contradições e incertezas, a Unesco, há mais de 70 anos, vem situando a diversidade na centralidade dos desafios e organizando espaços para o diálogo entre os diferentes. |
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