A Situação de paragem cardiorrespiratória: experiências dos enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Céline Sophie Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1451
Resumo: A Paragem Cardiorrespiratória (PCR) é um evento que pode ocorrer em meio intra-hospitalar, normalmente de modo inesperado. Exige uma resposta imediata e eficiente o que gera nos profissionais de saúde, nomeadamente nos enfermeiros que na maior parte das vezes se encontram na primeira linha, stress e até dilemas éticos. Neste sentido, surge este estudo que visa compreender as experiências dos enfermeiros de uma unidade de internamento perante uma situação de PCR. Este assenta numa abordagem qualitativa, com caráter descritivo simples e exploratório, em que a estratégia de recolha de dados incidiu na entrevista semiestruturada, dirigida a oito enfermeiros. Os dados foram analisados com o recurso à técnica de análise de conteúdo. Dos dados sobressaem fatores que dificultam a atuação do enfermeiro perante a situação de PCR nomeadamente, a inexperiência do enfermeiro, o défice de conhecimentos relativos aos equipamentos e aos procedimentos, fatores relacionados com os recursos (humanos, materiais e condições físicas) e a tomada de decisão em reanimar ou não reanimar. O trabalho em equipa, a formação contínua e a partilha de experiências para reflectir sobre a situação e ajudar no alívio do stress, foram também os fatores facilitadores que emergiram no estudo. Foi visível também que a situação desencadeia diversos sentimentos nos enfermeiros, sentimentos positivos como a felicidade e a satisfação e sentimentos negativos como a angústia, a ansiedade, a frustração, a impotência, o medo e o stress. Esta dualidade de sentimentos surge da possibilidade de se conseguir salvar a vida da pessoa. Estes resultados sugerem que é importante implementar estratégias/dinâmicas favorecedoras de uma formação contínua e de partilha de experiências nas equipas que proporcionam uma melhor intervenção nestas situações.
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