Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Noemia Armando
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27908
Resumo: O presente estudo versa sobre mulheres na administração escolar guineense, os recursos e os obstáculos no seu acesso. As questões de pesquisa que norteiam este trabalho são as seguintes: Que meios, impedimentos e desafios existem ao cargo de diretor? Qual é o peso/relevância de mulheres nas direções das escolas do país? Que obstáculos condicionam o acesso de mulheres à posição de direção escolar? Definiu-se como objetivo central, analisar as representações sobre o acesso e o desempenho das mulheres nas direções das escolas. Identificar os obstáculos a esse acesso por parte das mulheres. Recorremos ao método qualitativo, materializando-se pela realização de entrevistas semiestruturadas, com uma amostra de 18 diretores, dentre os quais, 10 mulheres; 8 escolas principais mereceram nossa análise sobre a dimensão das mulheres nestas instituições. A investigação analisa a predominância dos homens nas direções de oito escolas pesquisadas, em geral, nas escolas da capital guineense, tendo em conta a resistência à igualdade de género, reproduções culturais, estereótipos, família, política, falta de um investimento sério na educação e capacitação das mulheres, da própria sociedade sobre o lugar da mulher, os meios e obstáculos são múltiplos , que se traduzem no afastamento das mulheres nas direções escolares, principalmente, das organizações de ensino secundário.
id RCAP_fa923100b873e93fe3d28b7199e7c079
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27908
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentadosMulherGuiné-BissauIgualdade de géneroEducação -- EducationAdministração escolar School managementWomenGuinea-BissauGender equalityO presente estudo versa sobre mulheres na administração escolar guineense, os recursos e os obstáculos no seu acesso. As questões de pesquisa que norteiam este trabalho são as seguintes: Que meios, impedimentos e desafios existem ao cargo de diretor? Qual é o peso/relevância de mulheres nas direções das escolas do país? Que obstáculos condicionam o acesso de mulheres à posição de direção escolar? Definiu-se como objetivo central, analisar as representações sobre o acesso e o desempenho das mulheres nas direções das escolas. Identificar os obstáculos a esse acesso por parte das mulheres. Recorremos ao método qualitativo, materializando-se pela realização de entrevistas semiestruturadas, com uma amostra de 18 diretores, dentre os quais, 10 mulheres; 8 escolas principais mereceram nossa análise sobre a dimensão das mulheres nestas instituições. A investigação analisa a predominância dos homens nas direções de oito escolas pesquisadas, em geral, nas escolas da capital guineense, tendo em conta a resistência à igualdade de género, reproduções culturais, estereótipos, família, política, falta de um investimento sério na educação e capacitação das mulheres, da própria sociedade sobre o lugar da mulher, os meios e obstáculos são múltiplos , que se traduzem no afastamento das mulheres nas direções escolares, principalmente, das organizações de ensino secundário.The present study deals with women in Guinean school administration, the resources and obstacles in their access. The research questions that guide this work are the following: What means, impediments and challenges exist for the position of director? What is the weight/relevance of women in school boards in the country? What obstacles condition women's access to school management positions? It was defined as a central objective, to analyse the representations about the access and performance of women in the management of schools. Identify obstacles to this access by women. We resorted to the qualitative method, materializing through semi-structured interviews, with a sample of 18 directors, including 10 women; 8 main schools deserved our analysis on the dimension of women in these institutions. The investigation analyses the predominance of men in the management of eight schools surveyed, in general, in the schools of the Guinean capital, taking into account the resistance to gender equality, cultural reproductions, stereotypes, family, politics, lack of serious investment in education and training of women, of society itself about the place of women, the means and obstacles are multiple, which translate into the removal of women from school management, mainly from secondary education organizations.2023-02-15T11:42:28Z2022-12-19T00:00:00Z2022-12-192022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27908TID:203189159porMonteiro, Noemia Armandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:01Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:06.163958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentados
title Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentados
spellingShingle Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentados
Monteiro, Noemia Armando
Mulher
Guiné-Bissau
Igualdade de género
Educação -- Education
Administração escolar School management
Women
Guinea-Bissau
Gender equality
title_short Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentados
title_full Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentados
title_fullStr Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentados
title_full_unstemmed Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentados
title_sort Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentados
author Monteiro, Noemia Armando
author_facet Monteiro, Noemia Armando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Noemia Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Guiné-Bissau
Igualdade de género
Educação -- Education
Administração escolar School management
Women
Guinea-Bissau
Gender equality
topic Mulher
Guiné-Bissau
Igualdade de género
Educação -- Education
Administração escolar School management
Women
Guinea-Bissau
Gender equality
description O presente estudo versa sobre mulheres na administração escolar guineense, os recursos e os obstáculos no seu acesso. As questões de pesquisa que norteiam este trabalho são as seguintes: Que meios, impedimentos e desafios existem ao cargo de diretor? Qual é o peso/relevância de mulheres nas direções das escolas do país? Que obstáculos condicionam o acesso de mulheres à posição de direção escolar? Definiu-se como objetivo central, analisar as representações sobre o acesso e o desempenho das mulheres nas direções das escolas. Identificar os obstáculos a esse acesso por parte das mulheres. Recorremos ao método qualitativo, materializando-se pela realização de entrevistas semiestruturadas, com uma amostra de 18 diretores, dentre os quais, 10 mulheres; 8 escolas principais mereceram nossa análise sobre a dimensão das mulheres nestas instituições. A investigação analisa a predominância dos homens nas direções de oito escolas pesquisadas, em geral, nas escolas da capital guineense, tendo em conta a resistência à igualdade de género, reproduções culturais, estereótipos, família, política, falta de um investimento sério na educação e capacitação das mulheres, da própria sociedade sobre o lugar da mulher, os meios e obstáculos são múltiplos , que se traduzem no afastamento das mulheres nas direções escolares, principalmente, das organizações de ensino secundário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T00:00:00Z
2022-12-19
2022-11
2023-02-15T11:42:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27908
TID:203189159
url http://hdl.handle.net/10071/27908
identifier_str_mv TID:203189159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134862795341824