Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goi, Cíntia Beatriz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12393
Resumo: O ensino superior é o sonho de muitos adultos, por perceberem que através da qualificação existe a possibilidade de se realizarem profissionalmente e obter melhores condições de vida. Muitos discentes ingressam e não conseguem permanecer por muito tempo cursando. Esse estudo avaliou os motivos potenciais para a evasão de discentes adultos ativos dos cursos superiores de uma Instituição Federal. Trata-se de estudo quantitativo, delineamento transversal e questões com aspectos qualitativos. Foram entrevistados 103 discentes adultos, desses 98 caracterizados como não tradicionais. O perfil foi constituído pela maioria do sexo masculino, brancos, casados, na faixa etária de 25 a 34 anos, recebem 2 a 3 salários mínimos e são responsáveis por toda a renda familiar. Dos participantes, 45,71% apresentaram motivos fortes e muito fortes para evasão relacionados à falta de suporte com maior representatividade. O sexo masculino apresentou maior risco de evasão quando relacionado ao fator de desempenho acadêmico; e o feminino, à autonomia. Os discentes entre 45 a 54 anos apresentaram maior risco devido ao fator interpessoal. Em relação aos cursos, esse estudo demonstra que a evasão está diretamente relacionada ao fator vocacional e desempenho acadêmico. Os discentes que estudam no turno da noite apresentaram maior risco devido ao fator vocacional e desempenho acadêmico, e as variáveis estar trabalhando, cursar o sexto e terceiro semestre apresentaram maior risco para evasão devido ao desempenho acadêmico. Esse estudo fornece subsídios aos gestores da instituição estudada para traçar estratégias de permanência do discente não tradicional e com isso minimizar os índices de evasão.
id RCAP_fa9750ae6a7ee798af52a5d295984cc5
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superiormotivos de evasãoadultoensino superiorgrounds for circumventionadulthigher educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO ensino superior é o sonho de muitos adultos, por perceberem que através da qualificação existe a possibilidade de se realizarem profissionalmente e obter melhores condições de vida. Muitos discentes ingressam e não conseguem permanecer por muito tempo cursando. Esse estudo avaliou os motivos potenciais para a evasão de discentes adultos ativos dos cursos superiores de uma Instituição Federal. Trata-se de estudo quantitativo, delineamento transversal e questões com aspectos qualitativos. Foram entrevistados 103 discentes adultos, desses 98 caracterizados como não tradicionais. O perfil foi constituído pela maioria do sexo masculino, brancos, casados, na faixa etária de 25 a 34 anos, recebem 2 a 3 salários mínimos e são responsáveis por toda a renda familiar. Dos participantes, 45,71% apresentaram motivos fortes e muito fortes para evasão relacionados à falta de suporte com maior representatividade. O sexo masculino apresentou maior risco de evasão quando relacionado ao fator de desempenho acadêmico; e o feminino, à autonomia. Os discentes entre 45 a 54 anos apresentaram maior risco devido ao fator interpessoal. Em relação aos cursos, esse estudo demonstra que a evasão está diretamente relacionada ao fator vocacional e desempenho acadêmico. Os discentes que estudam no turno da noite apresentaram maior risco devido ao fator vocacional e desempenho acadêmico, e as variáveis estar trabalhando, cursar o sexto e terceiro semestre apresentaram maior risco para evasão devido ao desempenho acadêmico. Esse estudo fornece subsídios aos gestores da instituição estudada para traçar estratégias de permanência do discente não tradicional e com isso minimizar os índices de evasão.College education is many adults’ dream, because they realize that through qualification there is a possibility of professional fulfilment and better living conditions. Many students start the course, but cannot stay on for a long time. This study evaluated the potential reasons for the dropouts of active adult learners in college education courses at a Federal Institution. It is a quantitative study, with cross-sectional delineation and questions with qualitative aspects. A total of 103 adult students were interviewed, of whom 98 were characterized as non-traditional. The main profile consisted of white married males, from 25 to 34 years old, who receive from 2 to 3 minimum wages and are responsible for all family income. 45.71% of them presented strong and very strong reasons to dropout related to the lack of support with greater representativeness. The males presented a greater risk of dropping out when related to the academic performance factor and the female to the autonomy. Students between 45 and 54 years old were at higher risk due to interpersonal factors. Regarding the courses, this study demonstrates that dropout is directly related to the vocational factor and academic performance. Students who study at night shift were at higher risk due to the vocational factor and academic performance, and the variables to be working, attending the sixth and third semesters presented a higher risk of dropping out due to academic performance. This study provides subsidies to the managers of the studied institution to draw strategies for non-traditional student’s stay and thereby minimize evasion rates.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRothes, Luís Maria Fernandes ArealRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGoi, Cíntia Beatriz2018-12-11T11:16:02Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12393TID:202100456porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:44.415562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superior
title Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superior
spellingShingle Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superior
Goi, Cíntia Beatriz
motivos de evasão
adulto
ensino superior
grounds for circumvention
adult
higher education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superior
title_full Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superior
title_fullStr Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superior
title_full_unstemmed Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superior
title_sort Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superior
author Goi, Cíntia Beatriz
author_facet Goi, Cíntia Beatriz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rothes, Luís Maria Fernandes Areal
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Goi, Cíntia Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv motivos de evasão
adulto
ensino superior
grounds for circumvention
adult
higher education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic motivos de evasão
adulto
ensino superior
grounds for circumvention
adult
higher education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O ensino superior é o sonho de muitos adultos, por perceberem que através da qualificação existe a possibilidade de se realizarem profissionalmente e obter melhores condições de vida. Muitos discentes ingressam e não conseguem permanecer por muito tempo cursando. Esse estudo avaliou os motivos potenciais para a evasão de discentes adultos ativos dos cursos superiores de uma Instituição Federal. Trata-se de estudo quantitativo, delineamento transversal e questões com aspectos qualitativos. Foram entrevistados 103 discentes adultos, desses 98 caracterizados como não tradicionais. O perfil foi constituído pela maioria do sexo masculino, brancos, casados, na faixa etária de 25 a 34 anos, recebem 2 a 3 salários mínimos e são responsáveis por toda a renda familiar. Dos participantes, 45,71% apresentaram motivos fortes e muito fortes para evasão relacionados à falta de suporte com maior representatividade. O sexo masculino apresentou maior risco de evasão quando relacionado ao fator de desempenho acadêmico; e o feminino, à autonomia. Os discentes entre 45 a 54 anos apresentaram maior risco devido ao fator interpessoal. Em relação aos cursos, esse estudo demonstra que a evasão está diretamente relacionada ao fator vocacional e desempenho acadêmico. Os discentes que estudam no turno da noite apresentaram maior risco devido ao fator vocacional e desempenho acadêmico, e as variáveis estar trabalhando, cursar o sexto e terceiro semestre apresentaram maior risco para evasão devido ao desempenho acadêmico. Esse estudo fornece subsídios aos gestores da instituição estudada para traçar estratégias de permanência do discente não tradicional e com isso minimizar os índices de evasão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11T11:16:02Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12393
TID:202100456
url http://hdl.handle.net/10400.22/12393
identifier_str_mv TID:202100456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131420223864832