Aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Bruna Margarida Ferreira Fonseca
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6031
Resumo: O presente relatório consiste numa reflexão sobre a prática de ensino desenvolvida no decorrer do estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como num trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte do trabalho aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde é realizada a caraterização do meio, da instituição, da escola e dos alunos, bem como se apresentam as planificações e relatórios de aulas. No final, é realizada uma reflexão crítica ao trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título A aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores. O que leva um indivíduo de idade adulta iniciar o seu processo de aprendizagem musical foi o objetivo central de todo este trabalho de investigação. Para tal, desenvolveu-se um trabalho de investigação assente em duas vertentes: primeiro numa investigação teórica através de uma revisão bibliográfica sobre o assunto e depois numa investigação qualitativa baseada em entrevistas e inquéritos. Deste modo, o principal objetivo deste trabalho será promover um estudo acerca dos processos de ensino-aprendizagem de música na fase adulta.
id RCAP_fa9a4cbd36118497f8ac454df05eb4ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professoresAprendizagemAdultoMotivaçãoLearningAdultMotivationDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório consiste numa reflexão sobre a prática de ensino desenvolvida no decorrer do estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como num trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte do trabalho aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde é realizada a caraterização do meio, da instituição, da escola e dos alunos, bem como se apresentam as planificações e relatórios de aulas. No final, é realizada uma reflexão crítica ao trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título A aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores. O que leva um indivíduo de idade adulta iniciar o seu processo de aprendizagem musical foi o objetivo central de todo este trabalho de investigação. Para tal, desenvolveu-se um trabalho de investigação assente em duas vertentes: primeiro numa investigação teórica através de uma revisão bibliográfica sobre o assunto e depois numa investigação qualitativa baseada em entrevistas e inquéritos. Deste modo, o principal objetivo deste trabalho será promover um estudo acerca dos processos de ensino-aprendizagem de música na fase adulta.Abstract : The presente report consist of a reflection on the teaching practice developed during the internship carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice course, as well as a research work developed within the framework of the Artistic Teaching Project curricular unit, being divided into two parts. The first part of the study deals with the Supervised Teaching Practice, where the characterization of the environment, the institution, the school and the students is carried out, as well as the planning and reports of classes. At the end, a critical reflection is made on the work developed during the internship. In the second part is exposed the research work developed, under the title Musical learning in adulthood: perceptions of students and teachers. What drives an adult individual to start their musical learning process has been the central goal of all this research work. To this end, a two-pronged research was developed: first, a theoretical investigation through a bibliographic review on the subject and then a qualitative research based on interviews and surveys. Thus, the main objective of this work will be to promote a study about the teaching-learning processes of music in adulthoodRaimundo, José Filomeno MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoVaz, Bruna Margarida Ferreira Fonseca2018-03-11T17:47:43Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6031TID:201881616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:35Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:44.849587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores
title Aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores
spellingShingle Aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores
Vaz, Bruna Margarida Ferreira Fonseca
Aprendizagem
Adulto
Motivação
Learning
Adult
Motivation
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores
title_full Aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores
title_fullStr Aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores
title_full_unstemmed Aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores
title_sort Aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores
author Vaz, Bruna Margarida Ferreira Fonseca
author_facet Vaz, Bruna Margarida Ferreira Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raimundo, José Filomeno Martins
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Bruna Margarida Ferreira Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Adulto
Motivação
Learning
Adult
Motivation
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Aprendizagem
Adulto
Motivação
Learning
Adult
Motivation
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório consiste numa reflexão sobre a prática de ensino desenvolvida no decorrer do estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como num trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte do trabalho aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde é realizada a caraterização do meio, da instituição, da escola e dos alunos, bem como se apresentam as planificações e relatórios de aulas. No final, é realizada uma reflexão crítica ao trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título A aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores. O que leva um indivíduo de idade adulta iniciar o seu processo de aprendizagem musical foi o objetivo central de todo este trabalho de investigação. Para tal, desenvolveu-se um trabalho de investigação assente em duas vertentes: primeiro numa investigação teórica através de uma revisão bibliográfica sobre o assunto e depois numa investigação qualitativa baseada em entrevistas e inquéritos. Deste modo, o principal objetivo deste trabalho será promover um estudo acerca dos processos de ensino-aprendizagem de música na fase adulta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-11T17:47:43Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6031
TID:201881616
url http://hdl.handle.net/10400.11/6031
identifier_str_mv TID:201881616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130828417007616