Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10638 |
Resumo: | A presente dissertação pretende determinar de que forma a adaptação da estratégia de marketing-mix internacional constitui um fator de sucesso para o processo de internacionalização de uma pequena e média empresa da indústria conserveira de peixe portuguesa. A indústria conserveira de peixe em Portugal conta com mais de 150 anos de existência e é caracterizada por exportar grande parte dos seus produtos, desde os seus primórdios, bem como ser maioritariamente composta por pequenas e médias empresas. Tendo sido uma indústria esquecida no tempo desde o 25 de Abril, a indústria conserveira de peixe tem vindo a ganhar cada vez mais peso na economia nacional através da exportação de produtos marítimos – única actividade no sector do mar que regista uma balança comercial positiva – e é hoje considerada um ativo estratégico para o país. O sucesso da internacionalização depende directamente das empresas apresentarem características únicas, com especial enfoque no caso das pequenas e médias empresas, onde os recursos financeiros são menores, diferenciando-se das demais concorrentes. Neste contexto, por forma a garantir o sucesso da internacionalização, as empresas devem focar-se na escolha adequada de mercados, dos modos de entrada e da estratégia de marketing mix. |
id |
RCAP_fa9af9fa6d4f6b5799da2c6cd824a5a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10638 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucessoMarketingEstratégia de marketingMarketing internacionalInternacionalização de empresasConservas de peixeIndústria conserveiraRamirez (Marca de conservas)A presente dissertação pretende determinar de que forma a adaptação da estratégia de marketing-mix internacional constitui um fator de sucesso para o processo de internacionalização de uma pequena e média empresa da indústria conserveira de peixe portuguesa. A indústria conserveira de peixe em Portugal conta com mais de 150 anos de existência e é caracterizada por exportar grande parte dos seus produtos, desde os seus primórdios, bem como ser maioritariamente composta por pequenas e médias empresas. Tendo sido uma indústria esquecida no tempo desde o 25 de Abril, a indústria conserveira de peixe tem vindo a ganhar cada vez mais peso na economia nacional através da exportação de produtos marítimos – única actividade no sector do mar que regista uma balança comercial positiva – e é hoje considerada um ativo estratégico para o país. O sucesso da internacionalização depende directamente das empresas apresentarem características únicas, com especial enfoque no caso das pequenas e médias empresas, onde os recursos financeiros são menores, diferenciando-se das demais concorrentes. Neste contexto, por forma a garantir o sucesso da internacionalização, as empresas devem focar-se na escolha adequada de mercados, dos modos de entrada e da estratégia de marketing mix.Dutschke, GeorgRepositório ComumFerreira, Joana Dâmaso2016-01-05T12:12:41Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10638TID:201119935pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-14T16:00:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:06.682491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso |
title |
Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso |
spellingShingle |
Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso Ferreira, Joana Dâmaso Marketing Estratégia de marketing Marketing internacional Internacionalização de empresas Conservas de peixe Indústria conserveira Ramirez (Marca de conservas) |
title_short |
Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso |
title_full |
Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso |
title_fullStr |
Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso |
title_full_unstemmed |
Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso |
title_sort |
Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso |
author |
Ferreira, Joana Dâmaso |
author_facet |
Ferreira, Joana Dâmaso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dutschke, Georg Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Joana Dâmaso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Estratégia de marketing Marketing internacional Internacionalização de empresas Conservas de peixe Indústria conserveira Ramirez (Marca de conservas) |
topic |
Marketing Estratégia de marketing Marketing internacional Internacionalização de empresas Conservas de peixe Indústria conserveira Ramirez (Marca de conservas) |
description |
A presente dissertação pretende determinar de que forma a adaptação da estratégia de marketing-mix internacional constitui um fator de sucesso para o processo de internacionalização de uma pequena e média empresa da indústria conserveira de peixe portuguesa. A indústria conserveira de peixe em Portugal conta com mais de 150 anos de existência e é caracterizada por exportar grande parte dos seus produtos, desde os seus primórdios, bem como ser maioritariamente composta por pequenas e médias empresas. Tendo sido uma indústria esquecida no tempo desde o 25 de Abril, a indústria conserveira de peixe tem vindo a ganhar cada vez mais peso na economia nacional através da exportação de produtos marítimos – única actividade no sector do mar que regista uma balança comercial positiva – e é hoje considerada um ativo estratégico para o país. O sucesso da internacionalização depende directamente das empresas apresentarem características únicas, com especial enfoque no caso das pequenas e médias empresas, onde os recursos financeiros são menores, diferenciando-se das demais concorrentes. Neste contexto, por forma a garantir o sucesso da internacionalização, as empresas devem focar-se na escolha adequada de mercados, dos modos de entrada e da estratégia de marketing mix. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2016-01-05T12:12:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10638 TID:201119935 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10638 |
identifier_str_mv |
TID:201119935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129999035334656 |