Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Joana Dâmaso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10638
Resumo: A presente dissertação pretende determinar de que forma a adaptação da estratégia de marketing-mix internacional constitui um fator de sucesso para o processo de internacionalização de uma pequena e média empresa da indústria conserveira de peixe portuguesa. A indústria conserveira de peixe em Portugal conta com mais de 150 anos de existência e é caracterizada por exportar grande parte dos seus produtos, desde os seus primórdios, bem como ser maioritariamente composta por pequenas e médias empresas. Tendo sido uma indústria esquecida no tempo desde o 25 de Abril, a indústria conserveira de peixe tem vindo a ganhar cada vez mais peso na economia nacional através da exportação de produtos marítimos – única actividade no sector do mar que regista uma balança comercial positiva – e é hoje considerada um ativo estratégico para o país. O sucesso da internacionalização depende directamente das empresas apresentarem características únicas, com especial enfoque no caso das pequenas e médias empresas, onde os recursos financeiros são menores, diferenciando-se das demais concorrentes. Neste contexto, por forma a garantir o sucesso da internacionalização, as empresas devem focar-se na escolha adequada de mercados, dos modos de entrada e da estratégia de marketing mix.
id RCAP_fa9af9fa6d4f6b5799da2c6cd824a5a5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucessoMarketingEstratégia de marketingMarketing internacionalInternacionalização de empresasConservas de peixeIndústria conserveiraRamirez (Marca de conservas)A presente dissertação pretende determinar de que forma a adaptação da estratégia de marketing-mix internacional constitui um fator de sucesso para o processo de internacionalização de uma pequena e média empresa da indústria conserveira de peixe portuguesa. A indústria conserveira de peixe em Portugal conta com mais de 150 anos de existência e é caracterizada por exportar grande parte dos seus produtos, desde os seus primórdios, bem como ser maioritariamente composta por pequenas e médias empresas. Tendo sido uma indústria esquecida no tempo desde o 25 de Abril, a indústria conserveira de peixe tem vindo a ganhar cada vez mais peso na economia nacional através da exportação de produtos marítimos – única actividade no sector do mar que regista uma balança comercial positiva – e é hoje considerada um ativo estratégico para o país. O sucesso da internacionalização depende directamente das empresas apresentarem características únicas, com especial enfoque no caso das pequenas e médias empresas, onde os recursos financeiros são menores, diferenciando-se das demais concorrentes. Neste contexto, por forma a garantir o sucesso da internacionalização, as empresas devem focar-se na escolha adequada de mercados, dos modos de entrada e da estratégia de marketing mix.Dutschke, GeorgRepositório ComumFerreira, Joana Dâmaso2016-01-05T12:12:41Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10638TID:201119935pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-14T16:00:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:06.682491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso
title Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso
spellingShingle Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso
Ferreira, Joana Dâmaso
Marketing
Estratégia de marketing
Marketing internacional
Internacionalização de empresas
Conservas de peixe
Indústria conserveira
Ramirez (Marca de conservas)
title_short Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso
title_full Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso
title_fullStr Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso
title_full_unstemmed Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso
title_sort Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso
author Ferreira, Joana Dâmaso
author_facet Ferreira, Joana Dâmaso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dutschke, Georg
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Joana Dâmaso
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Estratégia de marketing
Marketing internacional
Internacionalização de empresas
Conservas de peixe
Indústria conserveira
Ramirez (Marca de conservas)
topic Marketing
Estratégia de marketing
Marketing internacional
Internacionalização de empresas
Conservas de peixe
Indústria conserveira
Ramirez (Marca de conservas)
description A presente dissertação pretende determinar de que forma a adaptação da estratégia de marketing-mix internacional constitui um fator de sucesso para o processo de internacionalização de uma pequena e média empresa da indústria conserveira de peixe portuguesa. A indústria conserveira de peixe em Portugal conta com mais de 150 anos de existência e é caracterizada por exportar grande parte dos seus produtos, desde os seus primórdios, bem como ser maioritariamente composta por pequenas e médias empresas. Tendo sido uma indústria esquecida no tempo desde o 25 de Abril, a indústria conserveira de peixe tem vindo a ganhar cada vez mais peso na economia nacional através da exportação de produtos marítimos – única actividade no sector do mar que regista uma balança comercial positiva – e é hoje considerada um ativo estratégico para o país. O sucesso da internacionalização depende directamente das empresas apresentarem características únicas, com especial enfoque no caso das pequenas e médias empresas, onde os recursos financeiros são menores, diferenciando-se das demais concorrentes. Neste contexto, por forma a garantir o sucesso da internacionalização, as empresas devem focar-se na escolha adequada de mercados, dos modos de entrada e da estratégia de marketing mix.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-01-05T12:12:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10638
TID:201119935
url http://hdl.handle.net/10400.26/10638
identifier_str_mv TID:201119935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999035334656