Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Orlando
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/233
Resumo: O diálogo entre saberes constitui uma característica fundamental da construção do conhecimento no século XXI. Neste documento, numa tradição iniciada há cerca de trinta anos, procuramos pôr em conversa as perspectivas da ciência ocidental e do budismo mahayana tendo por objectivo perceber qual o contributo que esta tradição filosófica pode dar para o desenvolvimento de sociedades sustentadas, e na mediação da relação da humanidade com o ecossistema global e consigo própria. Procedemos à discussão recorrendo a alguns conceitos fundamentais da mundividência budista e relacionando-os com Princípios do Movimento Ecologia Profunda, de Arne Naess, e com a Teoria de Gaia, de James Lovelock. Por fim analisamos alguns frutos deste diálogo ao nível da educação para a sustentabilidade. - Dialogue among cultures is a main characteristic on the knowledge construction in the 21st century societies. In this document, following a tradition started around thirty years ago, we try a conversation between western science and eastern Mahayana Buddhist school. The goal of this conversation is to find what contribute this philosophical tradition may give to the development of sustained societies and to the mediation of the disturbed relation between the human kind and the global ecosystem and the human kind with itself. We proceed with the discussion by analysing some Buddhist concepts and relating them with the principles of the Deep Ecology Movement and with Gaia’s Theory from James Lovelock. We finish analysing some fruits born from this dialogue and their implications on education for sustainability.
id RCAP_faa6eb44b3884e23570ec38a8fb985f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/233
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidadeEducação em ciênciaEcologiaSustentabilidadeBudismoTeoria de GaiaO diálogo entre saberes constitui uma característica fundamental da construção do conhecimento no século XXI. Neste documento, numa tradição iniciada há cerca de trinta anos, procuramos pôr em conversa as perspectivas da ciência ocidental e do budismo mahayana tendo por objectivo perceber qual o contributo que esta tradição filosófica pode dar para o desenvolvimento de sociedades sustentadas, e na mediação da relação da humanidade com o ecossistema global e consigo própria. Procedemos à discussão recorrendo a alguns conceitos fundamentais da mundividência budista e relacionando-os com Princípios do Movimento Ecologia Profunda, de Arne Naess, e com a Teoria de Gaia, de James Lovelock. Por fim analisamos alguns frutos deste diálogo ao nível da educação para a sustentabilidade. - Dialogue among cultures is a main characteristic on the knowledge construction in the 21st century societies. In this document, following a tradition started around thirty years ago, we try a conversation between western science and eastern Mahayana Buddhist school. The goal of this conversation is to find what contribute this philosophical tradition may give to the development of sustained societies and to the mediation of the disturbed relation between the human kind and the global ecosystem and the human kind with itself. We proceed with the discussion by analysing some Buddhist concepts and relating them with the principles of the Deep Ecology Movement and with Gaia’s Theory from James Lovelock. We finish analysing some fruits born from this dialogue and their implications on education for sustainability.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFigueiredo, Orlando2010-11-09T23:27:59Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/233porFIGUEIREDO, Orlando - Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade. Revista Interacções. Nº3 (2006), p.122-1501646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:53Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:53.654060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade
title Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade
spellingShingle Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade
Figueiredo, Orlando
Educação em ciência
Ecologia
Sustentabilidade
Budismo
Teoria de Gaia
title_short Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade
title_full Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade
title_fullStr Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade
title_full_unstemmed Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade
title_sort Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade
author Figueiredo, Orlando
author_facet Figueiredo, Orlando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Orlando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciência
Ecologia
Sustentabilidade
Budismo
Teoria de Gaia
topic Educação em ciência
Ecologia
Sustentabilidade
Budismo
Teoria de Gaia
description O diálogo entre saberes constitui uma característica fundamental da construção do conhecimento no século XXI. Neste documento, numa tradição iniciada há cerca de trinta anos, procuramos pôr em conversa as perspectivas da ciência ocidental e do budismo mahayana tendo por objectivo perceber qual o contributo que esta tradição filosófica pode dar para o desenvolvimento de sociedades sustentadas, e na mediação da relação da humanidade com o ecossistema global e consigo própria. Procedemos à discussão recorrendo a alguns conceitos fundamentais da mundividência budista e relacionando-os com Princípios do Movimento Ecologia Profunda, de Arne Naess, e com a Teoria de Gaia, de James Lovelock. Por fim analisamos alguns frutos deste diálogo ao nível da educação para a sustentabilidade. - Dialogue among cultures is a main characteristic on the knowledge construction in the 21st century societies. In this document, following a tradition started around thirty years ago, we try a conversation between western science and eastern Mahayana Buddhist school. The goal of this conversation is to find what contribute this philosophical tradition may give to the development of sustained societies and to the mediation of the disturbed relation between the human kind and the global ecosystem and the human kind with itself. We proceed with the discussion by analysing some Buddhist concepts and relating them with the principles of the Deep Ecology Movement and with Gaia’s Theory from James Lovelock. We finish analysing some fruits born from this dialogue and their implications on education for sustainability.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2010-11-09T23:27:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/233
url http://hdl.handle.net/10400.15/233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FIGUEIREDO, Orlando - Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade. Revista Interacções. Nº3 (2006), p.122-150
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020184887296