Música para a Quaresma atribuída a Pedro de Cristo: transcrição e interpretação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17877 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma interpretação musical que seja suportada pelo conhecimento dos comentários patrísticos sobre o texto cantado. Para tal, realizou-se a transcrição de onze motetes liturgicamente associados aos domingos da Quaresma e atribuídos a Pedro de Cristo, nas fontes P-Cug MM 26 e P-Ln LC 57. A análise textual dos comentários foi associada aos acontecimentos retóricos encontrados nos motetes e daqui surgiu a interpretação musical que define os diversos parâmetros da agógica e outros de relevância na interpretação de modo a que esta se aproxime ao sentido textual enunciado pelos comentários. |
id |
RCAP_faaae3674b3745a3ce34d127b96ae428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17877 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música para a Quaresma atribuída a Pedro de Cristo: transcrição e interpretaçãoMúsica coralPolifonia - Portugal - Séc. 16-17Cristo, Pedro de, 1545?-1618Este trabalho propõe uma interpretação musical que seja suportada pelo conhecimento dos comentários patrísticos sobre o texto cantado. Para tal, realizou-se a transcrição de onze motetes liturgicamente associados aos domingos da Quaresma e atribuídos a Pedro de Cristo, nas fontes P-Cug MM 26 e P-Ln LC 57. A análise textual dos comentários foi associada aos acontecimentos retóricos encontrados nos motetes e daqui surgiu a interpretação musical que define os diversos parâmetros da agógica e outros de relevância na interpretação de modo a que esta se aproxime ao sentido textual enunciado pelos comentários.This work suggests a musical interpretation which may be supported by the knowledge of the patristic commentaries concerning the sung text. In order to that, a transcription of eleven motets was made, all of them liturgically related with the Sundays of Lent and attributed to Pedro de Cristo, found in P-Cug MM 26 and P-Ln LC 57. The textual analysis of the commentaries was linked to the rhetorical procedures founded in the motets and hence resulted an interpretation which defines the multiple parameters of agogic and other of high relevance in a way that this might connect the musical expression with the one presented by the commentaries.Ĉi-tiu verko proponas muzikan interpreton, kiu estu certigata de la kono pri la patristikaj komentoj de la kantita teksto. Por ke ĉi-tiu efektiviĝu, estis verkita la transskribo de dudek motetoj liturgie rilataj al la dimanĉoj de la Karesmo kaj atribuitaj al Pedro de Cristo, en la originalaj dokumentoj P-Cug MM 26 kaj P-Ln LC 57. La teksta analizo de la komentoj estis rilatitaj al la retorikaj procedoj trovitaj en la motetoj kaj tiamaniere ĝi elfluas la muzikan interpreton, kiu definas la agogikajn parametrojn kaj ceterajn egale gravajn por la interpreto, por ke ĉitiuj alproksimiĝu al la teksta senco esprimita de la komentoj.Universidade de Aveiro2017-06-20T12:36:39Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17877TID:201588986porBanaco, Paulo André Cortesãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:02Zoai:ria.ua.pt:10773/17877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:48.769340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música para a Quaresma atribuída a Pedro de Cristo: transcrição e interpretação |
title |
Música para a Quaresma atribuída a Pedro de Cristo: transcrição e interpretação |
spellingShingle |
Música para a Quaresma atribuída a Pedro de Cristo: transcrição e interpretação Banaco, Paulo André Cortesão Música coral Polifonia - Portugal - Séc. 16-17 Cristo, Pedro de, 1545?-1618 |
title_short |
Música para a Quaresma atribuída a Pedro de Cristo: transcrição e interpretação |
title_full |
Música para a Quaresma atribuída a Pedro de Cristo: transcrição e interpretação |
title_fullStr |
Música para a Quaresma atribuída a Pedro de Cristo: transcrição e interpretação |
title_full_unstemmed |
Música para a Quaresma atribuída a Pedro de Cristo: transcrição e interpretação |
title_sort |
Música para a Quaresma atribuída a Pedro de Cristo: transcrição e interpretação |
author |
Banaco, Paulo André Cortesão |
author_facet |
Banaco, Paulo André Cortesão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Banaco, Paulo André Cortesão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música coral Polifonia - Portugal - Séc. 16-17 Cristo, Pedro de, 1545?-1618 |
topic |
Música coral Polifonia - Portugal - Séc. 16-17 Cristo, Pedro de, 1545?-1618 |
description |
Este trabalho propõe uma interpretação musical que seja suportada pelo conhecimento dos comentários patrísticos sobre o texto cantado. Para tal, realizou-se a transcrição de onze motetes liturgicamente associados aos domingos da Quaresma e atribuídos a Pedro de Cristo, nas fontes P-Cug MM 26 e P-Ln LC 57. A análise textual dos comentários foi associada aos acontecimentos retóricos encontrados nos motetes e daqui surgiu a interpretação musical que define os diversos parâmetros da agógica e outros de relevância na interpretação de modo a que esta se aproxime ao sentido textual enunciado pelos comentários. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-06-20T12:36:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17877 TID:201588986 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17877 |
identifier_str_mv |
TID:201588986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137578731962368 |