Eficiência do novo Sistema de Pagamento de Pessoal do Exército Brasileiro: perceção do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Júlio César Tenório de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/42912
Resumo: Dissertação de mestrado em Administração Pública
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spelling Eficiência do novo Sistema de Pagamento de Pessoal do Exército Brasileiro: perceção do usuárioEfficiency of the new Brazilian Army Personel Payment System: user perceptionAdministração públicaExército BrasileiroEficiênciaPagamento de pessoalPublic administrationBrazilian ArmyEfficiencyPersonel paymentCiências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Administração PúblicaO processo de transformação em curso no Exército Brasileiro (EB) traz consigo o aperfeiçoamento da maneira de gerir a organização como exigência dos tempos modernos. Tal exigência encontra amparo, principalmente, na evolução tecnológica. No plano de ação concebido para o referido processo de transformação, a linha de ação denominada Gestão Corrente e Estratégia pretende aperfeiçoar os referidos métodos de gestão, nomeadamente, por intermédio da racionalização das despesas de custeio e a promoção da redução dos efetivos (pessoas) empregados em atividades outras que não às relativas ao preparo e emprego militar. Nesse cenário, deu-se o estímulo necessário ao desenvolvimento do denominado Sistema de Pagamento de Pessoal do Exército Brasileiro (SIPPES). A fim de proporcionar a racionalização das referidas despesas, o SIPPES necessitará se apresentar mais eficiente do que o sistema ao qual deve substituir (SIAPPES). Buscando definir eficiência, recorreu-se ao conceito de eficiência na Administração Pública. Tal conceito remete à relação input-output com destaque para o custo que se apresenta quando da execução de uma determinada atividade. Entretanto, verificouse uma componente relativa ao SIPPES inexistente em relação ao antigo sistema: o custo da contratação do serviço de manutenção de software. Desta feita, recursos financeiros não couberam como input devido à sua ausência em uma das unidades de análise. Assim, a perceção dos usuários dos sistemas acerca dos aspetos segurança da informação e operação do mesmo apresentou-se como alternativa viável de aferição. Nesse sentido, a presente dissertação teve como objetivo averiguar a perceção de eficiência dos sistemas (SIAPPES e SIPPES), relativamente à segurança da informação e à operação, por intermédio da avaliação da perceção dos operadores dos sistemas de pagamento do EB. Os resultados indicaram que os usuários entendem que tanto o sistema antigo quanto o novo sistema satisfazem critérios de segurança e operação, cumprindo a finalidade para o qual se destinam. Os mesmos resultados permitem, ainda, inferir que os operadores entendem que ambos apresentam condições de atuar no pagamento do pessoal. A despeito da perceção geral de que novas tecnologias trazem consigo a ideia de maior automação e eficiência, identificou-se que os operadores percebem que o sistema antigo se mostra mais eficiente que o novo. Mesmo com essa perceção, é possível afirmar que os respondentes entendem que o SIAPPES apresenta limitações diante da ultrapassada e vulnerável tecnologia na qual está estruturado. Assim, reconhecem a necessidade de modernização da ferramenta eletrônica de pagamento na busca por melhorias na segurança da informação e, nomeadamente, na usabilidade. Acreditam que quando satisfeitas as questões elencadas como oportunidades de melhoria de caráter geral e das funcionalidades, o SIPPES facilitará a execução da atividade de pagamento permitindo executar os procedimentos com mais segurança, rapidez e objetividade de maneira a possibilitar a substituição do SIAPPES com a pretendida segurança e simplicidade inerentes às novas tecnologias.The Brazilian Army (EB) nowadays is passing through a tranformation process that, as a requirement of modern times, will also, bring an improvement of the way in managing this organization. Such a requirement is derived, mainly, from the necessity of technological development. In the action plan designed for this transformation process, the so-called Strategy & Current Management area aims to have these management methods improved and updated, in particular, through the rationalization of operating expenses and personel reduction, that in this case, would be better employed in other activities related to the preparation and military use. This was the Best scenario to stimulate the development of so-called Brazilian Army Personnel Payroll System (SIPPES). In order to provide the rationalization of such costs, the SIPPES system needs to perform more efficient than the system that should be replaced (SIAPPES). Seeking to define efficiency, it was used the concept of efficiency in public administration. This concept refers to the input-output relationship highlighting the cost that arises when performing a particular activity. However, there was a component of SIPPES system nonexistent in relation to the old system: the cost of hiring the software maintenance service. Having this, financial resources did not fit as input because of its absence in one of the units of analysis. Thus, the perception of the systems users about information security aspects and its operation is presented as a viable alternative of appraisement. In this sense, the main objective of this article is to investigate the perception of efficiency of the systems (SIAPPES and SIPPES), mainly when related to information security and operation, through the evaluation of the perception from EB payroll systems operators. The results indicated that users understand that both, the old system and the new system, meet safety and operating criteria, fulfilling the purpose for which they are intended. The same results also make possible to indicate that operators understand that both systems have the conditions to act as a tool system for personel payroll area. Despite the general perception that new technologies always bring the idea of greater automation and efficiency, it was identified that operators have the perception that the old system is more efficient than the new one. Despite this, it is clear that operators understand that SIAPPES has limitations on the outdated and vulnerable base technology in which it is structured. So, they recognize the necessity to modernize the electronic tool for payroll, mainly, when its regarding to the information security and in usability. They believe that when met the listed open points for improvement opportunities and features, SIPPES will make the personel payment process easier to prepare, in a more safety, quickly and objectivity platform in order to enable the replacement of SIAPPES with the desired safety and inherent simplicity of the new technologies.Mendes, Silvia M.Universidade do MinhoOliveira, Júlio César Tenório de20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42912por201268680info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:12.814707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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