Desenvolvimento de uma bicicleta elétrica de alta performance (E-bike)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Miguel Ângelo Barreiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7827
Resumo: Nas últimas décadas temos vindo a tomar cada vez maior consciência de que o uso de energia de origem fóssil é responsável por emissões de gases de efeito de estufa com implicação nas mudanças climáticas e de que essa fonte é finita e um dia irá esgotar-se. Sendo o setor dos transportes na União Europeia o maior consumidor desta forma de energia e responsável por cerca de um quarto das emissões, estes factos têm motivado para a diversificação de fontes de energia renovável para reduzir essa dependência. As fontes de energia renovável de maior potencial são a solar, a eólica e a hídrica, que se caracterizam por serem inesgotáveis à escala da nossa civilização. Com base nesta ideia têm vindo a ser aperfeiçoadas as tecnologias para a sua captura convertendo a energia primária disponível na natureza em eletricidade que é gerada com taxas de emissão cada vez mais reduzidas e utilizada crescentemente, também, no setor dos transportes. Uma alternativa de transporte viável e cada vez mais utilizada em muitas situações é o uso da bicicleta. Para diminuir o esforço da sua utilização e melhorar o desempenho, a escolha assenta cada vez mais nas E-bikes, pois trata-se de uma alternativa de mobilidade versátil e que permite realizar as deslocações de forma mais cómoda do que com a bicicleta tradicional. Esta dissertação teve por objeto o estudo, o projeto e a implementação de uma E-bike de alto desempenho e eficiência. Esta constitui um meio de transporte viável para além de ser uma opção sustentável. Utiliza energia produzida cada vez mais a partir de fontes renováveis, contribui para a melhoria da qualidade do ar no meio onde é utilizada e promove hábitos de vida saudáveis. Após a realização de estudo cinemático da E-bike com base no desempenho e autonomia que desejávamos alcançar, desenvolvemos o projeto teórico para atingir o desempenho e eficiência que iriam justificar as escolhas dos componentes a utilizar na implementação. O quadro da E-bike destina-se não só a suportar o ciclista, mas também de todos os componentes mecânicos e elétricos como a bateria, o controlador e o motor elétrico. O formato escolhido foi o de um quadro que se assemelha ao de motas elétricas. Na fundamentação teórica foram realizadas simulações relativas ao desempenho dinâmico, potência requerida, consumos, autonomia e impacto ambiental. Após a concretização da E-bike foram realizados testes para comprovar se o protótipo com os componentes escolhidos permitia alcançar o desempenho e autonomia pretendidos. Essa validação foi dividida em 3 modos de condução (só com propulsão do ciclista, com propulsão elétrica pura e com propulsão híbrida) e constatamos que: (i) nos modos com propulsão elétrica pura e com propulsão híbrida os resultados alcançados superaram o previsto; (ii) no modo com propulsão só do ciclista os resultados ficaram um pouco aquém do idealizado na fase de projeto.
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Com base nesta ideia têm vindo a ser aperfeiçoadas as tecnologias para a sua captura convertendo a energia primária disponível na natureza em eletricidade que é gerada com taxas de emissão cada vez mais reduzidas e utilizada crescentemente, também, no setor dos transportes. Uma alternativa de transporte viável e cada vez mais utilizada em muitas situações é o uso da bicicleta. Para diminuir o esforço da sua utilização e melhorar o desempenho, a escolha assenta cada vez mais nas E-bikes, pois trata-se de uma alternativa de mobilidade versátil e que permite realizar as deslocações de forma mais cómoda do que com a bicicleta tradicional. Esta dissertação teve por objeto o estudo, o projeto e a implementação de uma E-bike de alto desempenho e eficiência. Esta constitui um meio de transporte viável para além de ser uma opção sustentável. Utiliza energia produzida cada vez mais a partir de fontes renováveis, contribui para a melhoria da qualidade do ar no meio onde é utilizada e promove hábitos de vida saudáveis. Após a realização de estudo cinemático da E-bike com base no desempenho e autonomia que desejávamos alcançar, desenvolvemos o projeto teórico para atingir o desempenho e eficiência que iriam justificar as escolhas dos componentes a utilizar na implementação. O quadro da E-bike destina-se não só a suportar o ciclista, mas também de todos os componentes mecânicos e elétricos como a bateria, o controlador e o motor elétrico. O formato escolhido foi o de um quadro que se assemelha ao de motas elétricas. Na fundamentação teórica foram realizadas simulações relativas ao desempenho dinâmico, potência requerida, consumos, autonomia e impacto ambiental. Após a concretização da E-bike foram realizados testes para comprovar se o protótipo com os componentes escolhidos permitia alcançar o desempenho e autonomia pretendidos. Essa validação foi dividida em 3 modos de condução (só com propulsão do ciclista, com propulsão elétrica pura e com propulsão híbrida) e constatamos que: (i) nos modos com propulsão elétrica pura e com propulsão híbrida os resultados alcançados superaram o previsto; (ii) no modo com propulsão só do ciclista os resultados ficaram um pouco aquém do idealizado na fase de projeto.ABSTRACT: In the last decades, we have been more and more aware of the use of fossil energy sources that are responsible for greenhouse gas emissions with implications to the climate change and that this energy source will run out. As the transport sector in the European Union is the largest consumer of this form of energy and it is also responsible for a quarter of CO2 emissions, these facts have led to the variety of renewable energy sources to try to reduce that dependence. The renewable energy sources with large potential are the solar, wind and hydro. These ones are characterized for being easily available in the world we are living in. Based on this idea, many technologies have been improved to produce electricity by converting the primary energy that exists in the nature into electricity that is generated with increasingly low emission rates and they are more and more used also by the transport sector. Nowadays the use of the bicycle is a viable alternative transport that is being used in many situations. To reduce the effort of its use and to improve its performance, the choice is more and more based on the E-bike, as it is a versatile mobility alternative that allows us to travel more comfortable rather than with the traditional one. The goal of this work is to study, to project and to implement an E-bike of high performance and efficiency. This is a viable mean of transport and a sustainable option. It uses electricity that is more and more produced from renewable sources, it contributes to improve the air quality and it promotes healthy habits. After having done the kinematic study of the E-bike based on the performance and the autonomy we want to reach, we developed the theoretical project to achieve the performance and efficiency that would justify the choices of the components to be used on its implementation. The E-bike structure is aimed to hold not only the cyclist, but also all the mechanical and electrical components such as the battery, the controller and the electric motor. We choose a structure that is similar to the one of the electric motorbikes. In what concerns the theoretical target some simulations were done regarding to the dynamic performance, the required power, as well as the consumption, the autonomy and the environmental impact. After the E-bike being built, we made tests to validate if the prototype implemented with the chosen components, can achieve the anticipated performance and autonomy. This validation was divided into 3 propulsion test modes, with only the cyclist propulsion, in pure electric mode and in hybrid mode and we found that: (i) in pure electric and hybrid propulsion modes the results achieved exceeded our expectations; (ii) in the cyclist-only propulsion mode the results were below what we expected from the project.Delgado, Joaquim Duarte BarrocaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, Miguel Ângelo Barreiros2023-07-04T07:31:47Z2023-05-192023-03-102023-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7827TID:203322819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-08T02:30:48Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:02:45.893402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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