Como contribuir para a sustentabilidade sendo economicamente viável: Estudo de casos dos sistemas alimentares alternativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Luís Pedro Subtil
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21808
Resumo: As alterações climáticas e o empobrecimento dos agricultores são problemas que têm sido apontados aos sistemas alimentares convencionais. Para responder a estes desafios, surgiram formas alternativas de produzir e distribuir alimentos. Assim, esta investigação recorreu ao fenómeno dos sistemas alimentares alternativos para perceber os possíveis contributos que têm para a sustentabilidade e a viabilidade económica dos agricultores. Através da revisão de literatura, definiu-se sustentabilidade nos seus três pilares: ambiental, económica e social. Aprofundou-se as perspetivas teóricas dos sistemas alimentares alternativos. O estudo focou-se em Portugal, com análise de três organizações agrícolas com fins lucrativos, através da metodologia de estudos de caso. Os resultados foram avaliados a partir das diferentes dimensões da sustentabilidade. Estas organizações, parte dos sistemas alimentares alternativos, contribuem para a sustentabilidade de diversas formas, ao mesmo tempo que conseguem o aumento dos seus rendimentos através da relação direta ou indireta com os consumidores, sendo essencial para a viabilidade económica dos seus projetos. A nível social, estas organizações contribuem para a geração de emprego, o combate ao desperdíçio alimentar e a diversficiação da oferta educacional. A nível ambiental, destaca-se a redução de utilização de combustíveis fósseis, a mitigação de agroquímicos e o baixo uso de plásticos para embalamentos dos seus produtos. O estudo reúne um conjunto de recomendações para futuros estudos no setor da agricultura e dos sistemas alimentares, visando um maior envolvimento de diferentes áreas neste tema, de forma a contribuir para um aumento de conhecimento sobre o fenómeno estudado.
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