Analyzing the (non) alignment with the UN, EU and US Sanctions against Iran in the foreign policies of the CIS states
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/26023 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em International Relations |
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Analyzing the (non) alignment with the UN, EU and US Sanctions against Iran in the foreign policies of the CIS statesCISEUIran(non) AlignmentRussiaSanctionsUSUNCEIIrão(não) AlinhamentoSançõesEUAONU327Dissertação de mestrado em International RelationsThe aim of the present thesis is to explore the foreign policy of the five countries of the Commonwealth of Independent States (CIS) in the context of the hardened economic sanctions against Islamic Republic of Iran (IRI). The sanctions’ regime against Iran is a topical issue of world politics, especially in the context of the crisis of the non-proliferation regime. In the last few years, Iran was object of sanctions imposed by the United Nations (UN), the European Union (EU and the United States of America (USA). The sanctions introduced between 2005 and 2012 are the most severe ones in the history of the sanctions’ regime against Iran since 1979. The Hypothesis of the present thesis is that the position of the CIS states on sanctions would be different, according to the degree of the individual countries’ proximity (cultural, political, economic and geographic) with Iran. We also aim at exploring the ideational or rationalist nature of the foreign policy choices, and the stability of these choices, which is expected to be related to either the ideational or rationalist nature of the respective decisions. In the analysis of the five case studies – Azerbaijan, Belarus, Russia, Tajikistan and Ucrânia – we could not find examples of absolutely pure ideational policies or absolutely pure rationalism: all of them represent a mixture where both elements are present at least to some extent. These findings corroborate the postulates of the so-called third debate between rationalism and constructivism whereby the two paradigms complete rather than compete with each other. When determining our Hypothesis, we expected the ideational decisions of nonalignment to produce a consistent and stable foreign policy posture, while rationalist-induced options were expected to favour a shift. Our findings demonstrate that, out of the five cases, Belarus, Tajikistan and Azerbaijan are more consistent in their position about (non)alignment with sanctions against Iran, while Russia and Ukraine were found to be non-consistent, i.e. they change their position (although Ukraine’s position has been determined by a fundamental change in the very foundations of its foreign policy priorities). Our findings shed light upon different motivations for (non) alignment with sanctions amongst CIS states, while sharing an important feature: in contrast to other actors, CIS states take into account regional considerations and, eventually, they understand the role of Iran as an international actor other than that the current academic and political debate depicts.O objetivo primordial da presente dissertação é analisar a política externa dos cinco países da Comunidade de Estados independentes (CEI) no contexto das sanções económicas contra a República Islâmica do Irão (RII). O regime de sanções contra o Irão é uma questão mandatória na agenda política mundial, especialmente no contexto da crise do regime da não-proliferação. Nos últimos anos, o Irão tem sido alvo de sanções das Nações Unidas (ONU), da União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América (EUA). As sanções introduzidas entre 2005 e 2012 são as mais graves na história do regime de sanções contra o Irão desde 1979. A hipótese da presente dissertação parte do pressuposto de que a posição dos Estados da CEI sobre as sanções seriam diferentes, de acordo com o grau de proximidade de cada um dos países em apreço (cultural, política, económica e geográfica) com o Irão. Foi ainda nosso objetivo explorar a natureza ideacional ou racionalista das opções de política externa e a estabilidade destas escolhas, sendo expectável materializar-se uma relação com a natureza ideacional ou racionalista das respectivas decisões. Na análise dos cinco estudo de caso – Azerbaijão, Belarussia, Russia, Tadjiquistão e Ucrânia – não identificámos exemplos de políticas ideacionais absolutamente puras ou racionalismo absolutamente puro: encontrámos uma mistura onde ambos os elementos estão presentes, pelo menos em certa medida. Estes resultados corroboram os postulados do chamado terceiro debate entre racionalismo e construtivismo segundo o qual os dois paradigmas se completam em vez de competirem entre si. Ao determinar a nossa hipótese, esperávamos que as decisões ideacionais de não-alinhamento produzissem uma política externa consistente e estável, sendo expectável que as opções induzidas racionalistas favorecessem a possibilidade de uma mudança. O nosso estudo demonstra que, dos cinco casos analisados, a Belarrússia, o Tadjiquistão e o Azerbaijão são mais os consistentes no que se reporta ao seu (não) alinhamento com as sanções contra o Irão, enquanto que a Rússia e a Ucrânia parece não assumirem posições consistentes, ou seja, alteram a sua posição (embora a posição da Ucrânia tenha sido determinada por uma alteração fundamental dos alicerces das suas prioridades de política externa). Os resultados de nossa investigação evidenciam motivações diversas relativamente ao (não) alinhamento com sanções entre os Estados da CEI, identificando-se uma característica em comum: contrariamente aos outros atores, os estados que integram a CEI espelham considerações regionais e, eventualmente, consideram que o Irão é um ator internacional que desempenha um papel diferente daquele que percebemos no debate académico atual.Vieira, Alena Vysotskaya GuedesUniversidade do MinhoNikdel, Mohammad Ranjbar20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/26023eng201072190info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:47.490937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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