O impacto das otites médias no desenvolvimento linguístico da criança : a propósito de um caso clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Daniela Silvestre
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/42111
Resumo: Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2018
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spelling O impacto das otites médias no desenvolvimento linguístico da criança : a propósito de um caso clínicoOtite médiaPerda auditiva de conduçãoProcessamento auditivo centralDesenvolvimento da linguagemOtorrinolaringologiaDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2018Introdução: A otite média aguda é uma das infeções mais comuns em idade pediátrica, com maior incidência entre os 6 e os 18 meses. O curso da doença é geralmente autolimitado, mas a coleção de fluído no ouvido médio sem sinais ou sintomas agudos de infeção pode persistir várias semanas e levar a perda auditiva de condução leve e flutuante, com impacto sobre a aquisição da linguagem. Sendo os 2 primeiros anos de vida críticos para o desenvolvimento linguístico, crianças com otites médias nestas idades apresentam maior risco de alterações na aquisição da linguagem, com consequências futuras a nível escolar. Caso clínico: Apresenta-se o caso de uma menina com otites médias de repetição desde os 15 meses, que resultou em perda auditiva de condução leve bilateral e atraso no desenvolvimento linguístico. Aos 4 anos, foi submetida a adenoidectomia e colocação de tubos de ventilação transtimpânicos bilateralmente, sem intercorrências. Posteriormente, iniciou terapia da fala, que ainda mantém aos 7 anos, por vocabulário muito pobre para o seu grupo etário e pronunciação incorreta das palavras. Estas alterações têm-se refletido a nível escolar, com dificuldades na aprendizagem. Conclusões: A perda auditiva observada nas otites médias afeta a audição binaural, que persiste após o restabelecimento da condução do som a nível periférico. Isto traduz-se em dificuldades na discriminação e compreensão de sons em ambientes ruidosos e, consequentemente, em dificuldades na expressão oral e escrita. Em vista à redução das complicações a nível escolar, torna-se imperativa uma intervenção multidisciplinar precoce.Introduction: Acute otitis media is one of the most common infections in pediatric setting, having a higher incidence between 6 and 18 months old. Its clinical course is usually self-limited, but the fluid may persist in the middle ear without acute signs and symptoms of inflammation for several weeks, leading to the mild and fluctuating conductive hearing loss. The first 2 years are critical to the language development. Therefore, during this same period, children with otitis media take a greater risk for language development disorders and also for learning disabilities throughout the school years. Clinical case: It is presented a case of a female child with repetitive episodes of acute otitis media since she was 15 months old. This not only resulted in a mild bilateral conductive hearing loss, but also in language development disorders. At 4 years old, she underwent appendectomy and transtympanic ventilation tubes insertion, without intercurrences. Posteriorly, she began assisting to the speech therapy sessions. Nowadays, she is 7 and still has these therapy sessions, due to her poor vocabulary for the age group she belongs and also because her incorrect pronunciation of words. These problems have been reflected at school, resulting in learning difficulties. Conclusions: Hearing loss caused by otitis media affects binaural auditory processing which persists after the peripheral loss has resolved. It results in speech perception difficulties under noisy situations and, consequently, in speech and writing disorders. In order to reduce these learning disabilities throughout the school years, early interdisciplinary intervention comes in an imperative sense.Simão, Marco António Alveirinho CabritaRepositório da Universidade de LisboaSimões, Daniela Silvestre2020-03-03T14:34:05Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42111TID:202429512porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:13.422639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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