A função social das bibliotecas e a sua organização interna: o caso particular da Biblioteca Geral da Universidade de Évora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13584 |
Resumo: | Introdução -Este trabalho representa a dissertação de Mestrado do Curso de Mestrado em Sociologia, ministrado na Universidade de Évora, abrangendo um período de tempo que vai desde 1996 a 1999, período durante o qual, fui aluno e trabalhei simultaneamente na Biblioteca Geral da Universidade de Évora como Técnico da mesma. Pode-se dizer que este trabalho está grosso modo, dividido em 6 partes: lª - Na primeira parte, faz-se um enquadramento da problemática da chamada "sociedade da informação" dos nossos dias. Na verdade, sabe-se actualmente, que por um lado, há cada vez maior procura de informação com vista ao planeamento, gestão e decisão nos serviços, e, por outro, com vista ao apoio do ensino e da investigação, na prossecução do melhor nível de vida das pessoas. Dentro deste contexto, pode-se dizer que há também, actualmente, um crescimento exponencial das novas tecnologias da informação. Este facto, tem levado a que a indústria da informação desempenhe um papel vital no desenvolvimento económico, social e cultural dos respectivos países. Desde professores universitários, investigadores, bibliotecários, arquivistas, gestores, jornalistas etc... todos precisam hoje mais do que nunca de acesso fácil e barato, a todo o tipo de informação. Dada a velocidade a que tudo se desenvolve na sociedade do nosso tempo, torna-se imperioso saber onde estão localizadas as fontes actualizadas e qual a informação pertinente que contêm. Ainda nesta primeira parte, faz-se uma abordagem do documento em termos da evolução etimológica e da sua função ao longo dos tempos. Dentro deste contexto, analisam-se também alguns conceitos que lhe estão intimamente ligados e seus significados. 2ª - A segunda parte, fala-nos da gestão geral das bibliotecas e da sua organização interna, ou seja, descrevem-se as diferentes secções de uma biblioteca, os tipos de documentos existentes nas mesmas, e, todo o tipo de operações documentais que se: desenrolam normalmente, dentro delas, tais como: a Selecção, a Aquisição, o Registo, a Catalogação, a Análise Documental e a Difusão. Nesta parte fala-se também, de diferentes tipos de linguagens documentais que se podem utilizar no tratamento da documentação. 3a - Na terceira parte tenta-se fazer uma análise sobre a função social das bibliotecas, e as respectivas repercussões no plano político, económico, social e cultural de uma sociedade. Na verdade, constata.-se que as bibliotecas poderão ser um dos instrumentos mais importantes para esbater progressivamente as assimetrias sociais, combatendo o iletrismo (ainda reinante, nas sociedades mais pobres), e promovendo a igualdade no acesso à informação e documentação. Para atingir este desiderato, é preciso que exista (entre outras coisas), nas bibliotecas, dirigentes competentes, recursos humanos suficientes e qualificados, equipamentos e espaços adequados, além de um acervo documental suficientemente actualizado para as respectivas necessidades de informação. 4ª - A quarta parte, é dedicada ao funcionamento da Biblioteca Geral da Universidade de Évora. Descrevem-se alguns aspectos gerais, desde a sua finalidade e objectivos que lhe estão inerentes, à descrição e funcionamento das operações documentais que se desenrolam dentro da mesma, (e que têm algumas particularidades, em relação a outras bibliotecas similares), até às suas hierarquias institucionais, aos recursos humanos e aos espaços funcionais. 5ª - A quinta parte, descreve-nos os passos que foram necessários dar para implementar um questionário, como instrumento de recolha de opiniões sobre a qualidade de serviços prestados pela Biblioteca Geral da Universidade de Évora aos seus utilizadores (docentes e discentes). Nesta parte se explica quais as preocupações básicas que levaram à construção deste tipo de questionário, quais as razões da amostra seleccionada para o efeito, e quais os procedimentos burocráticos que foram tidos em conta até à recolha final do mesmo. Este questionário permitiu fazer um levantamento de necessidades percepcionadas pelos actores sociais envolvidos. Fez-se uma auscultação a uma parte dos utilizadores da B.G.U.E., nomeadamente, aos Mestrandos de Sociologia e aos alunos do Curso de Licenciatura em Sociologia (do 1° ao 4° Ano), sobre a qualidade da prestação de serviços prestada pela Biblioteca Geral, aos seus utentes. Esta auscultação e as suas respectivas conclusões, abrangeram um período de tempo, que foi desde 1996 a 1999, período durante o qual, trabalhei nesta biblioteca. Desde essa data até ao presente, poderão, logicamente, ter surgido algumas modificações a alguns níveis dentro desta biblioteca, nomeadamente, com a entrada de outros técnicos e outros dirigentes. Finalmente, e ainda nesta parte, faz-se uma análise aos resultados do questionário, utilizando-se para o efeito, quer descrições explicativas, quer Tabelas, quer Gráficos como complemento. 6a - Finalmente, na sexta e última parte desta Dissertação de Mestrado, abordam-se as conclusões a que o universo de utentes (inquiridos no questionário), da Biblioteca Geral da Universidade de Évora chegaram. No fundo, esta análise, é concomitantemente o produto e o resultado de um estudo de caso, sobre o funcionamento da Biblioteca Geral da Universidade de Évora. Tentou-se nesta parte deste trabalho, extrair conclusões baseadas nas respostas em termos percentuais, mais demarcantes e concludentes sobre os diversos sectores de funcionamento desta unidade cientifico-pedagógica a fim de se fazer um "diagnóstico da situação". Depois de feita a análise crítica e de se chegar às respectivas conclusões, houve que fazer propostas e sugestões de melhoramento para o futuro. E, é neste contexto, que surgem também nesta última parte, algumas sugestões que podem ajudar a melhorar alguma qualidade e a eficácia de serviço prestado pela Biblioteca Geral da Universidade de Évora aos seus utilizadores. |
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Dentro deste contexto, pode-se dizer que há também, actualmente, um crescimento exponencial das novas tecnologias da informação. Este facto, tem levado a que a indústria da informação desempenhe um papel vital no desenvolvimento económico, social e cultural dos respectivos países. Desde professores universitários, investigadores, bibliotecários, arquivistas, gestores, jornalistas etc... todos precisam hoje mais do que nunca de acesso fácil e barato, a todo o tipo de informação. Dada a velocidade a que tudo se desenvolve na sociedade do nosso tempo, torna-se imperioso saber onde estão localizadas as fontes actualizadas e qual a informação pertinente que contêm. Ainda nesta primeira parte, faz-se uma abordagem do documento em termos da evolução etimológica e da sua função ao longo dos tempos. Dentro deste contexto, analisam-se também alguns conceitos que lhe estão intimamente ligados e seus significados. 2ª - A segunda parte, fala-nos da gestão geral das bibliotecas e da sua organização interna, ou seja, descrevem-se as diferentes secções de uma biblioteca, os tipos de documentos existentes nas mesmas, e, todo o tipo de operações documentais que se: desenrolam normalmente, dentro delas, tais como: a Selecção, a Aquisição, o Registo, a Catalogação, a Análise Documental e a Difusão. Nesta parte fala-se também, de diferentes tipos de linguagens documentais que se podem utilizar no tratamento da documentação. 3a - Na terceira parte tenta-se fazer uma análise sobre a função social das bibliotecas, e as respectivas repercussões no plano político, económico, social e cultural de uma sociedade. Na verdade, constata.-se que as bibliotecas poderão ser um dos instrumentos mais importantes para esbater progressivamente as assimetrias sociais, combatendo o iletrismo (ainda reinante, nas sociedades mais pobres), e promovendo a igualdade no acesso à informação e documentação. Para atingir este desiderato, é preciso que exista (entre outras coisas), nas bibliotecas, dirigentes competentes, recursos humanos suficientes e qualificados, equipamentos e espaços adequados, além de um acervo documental suficientemente actualizado para as respectivas necessidades de informação. 4ª - A quarta parte, é dedicada ao funcionamento da Biblioteca Geral da Universidade de Évora. Descrevem-se alguns aspectos gerais, desde a sua finalidade e objectivos que lhe estão inerentes, à descrição e funcionamento das operações documentais que se desenrolam dentro da mesma, (e que têm algumas particularidades, em relação a outras bibliotecas similares), até às suas hierarquias institucionais, aos recursos humanos e aos espaços funcionais. 5ª - A quinta parte, descreve-nos os passos que foram necessários dar para implementar um questionário, como instrumento de recolha de opiniões sobre a qualidade de serviços prestados pela Biblioteca Geral da Universidade de Évora aos seus utilizadores (docentes e discentes). Nesta parte se explica quais as preocupações básicas que levaram à construção deste tipo de questionário, quais as razões da amostra seleccionada para o efeito, e quais os procedimentos burocráticos que foram tidos em conta até à recolha final do mesmo. Este questionário permitiu fazer um levantamento de necessidades percepcionadas pelos actores sociais envolvidos. Fez-se uma auscultação a uma parte dos utilizadores da B.G.U.E., nomeadamente, aos Mestrandos de Sociologia e aos alunos do Curso de Licenciatura em Sociologia (do 1° ao 4° Ano), sobre a qualidade da prestação de serviços prestada pela Biblioteca Geral, aos seus utentes. Esta auscultação e as suas respectivas conclusões, abrangeram um período de tempo, que foi desde 1996 a 1999, período durante o qual, trabalhei nesta biblioteca. Desde essa data até ao presente, poderão, logicamente, ter surgido algumas modificações a alguns níveis dentro desta biblioteca, nomeadamente, com a entrada de outros técnicos e outros dirigentes. Finalmente, e ainda nesta parte, faz-se uma análise aos resultados do questionário, utilizando-se para o efeito, quer descrições explicativas, quer Tabelas, quer Gráficos como complemento. 6a - Finalmente, na sexta e última parte desta Dissertação de Mestrado, abordam-se as conclusões a que o universo de utentes (inquiridos no questionário), da Biblioteca Geral da Universidade de Évora chegaram. No fundo, esta análise, é concomitantemente o produto e o resultado de um estudo de caso, sobre o funcionamento da Biblioteca Geral da Universidade de Évora. Tentou-se nesta parte deste trabalho, extrair conclusões baseadas nas respostas em termos percentuais, mais demarcantes e concludentes sobre os diversos sectores de funcionamento desta unidade cientifico-pedagógica a fim de se fazer um "diagnóstico da situação". Depois de feita a análise crítica e de se chegar às respectivas conclusões, houve que fazer propostas e sugestões de melhoramento para o futuro. 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Este facto, tem levado a que a indústria da informação desempenhe um papel vital no desenvolvimento económico, social e cultural dos respectivos países. Desde professores universitários, investigadores, bibliotecários, arquivistas, gestores, jornalistas etc... todos precisam hoje mais do que nunca de acesso fácil e barato, a todo o tipo de informação. Dada a velocidade a que tudo se desenvolve na sociedade do nosso tempo, torna-se imperioso saber onde estão localizadas as fontes actualizadas e qual a informação pertinente que contêm. Ainda nesta primeira parte, faz-se uma abordagem do documento em termos da evolução etimológica e da sua função ao longo dos tempos. Dentro deste contexto, analisam-se também alguns conceitos que lhe estão intimamente ligados e seus significados. 2ª - A segunda parte, fala-nos da gestão geral das bibliotecas e da sua organização interna, ou seja, descrevem-se as diferentes secções de uma biblioteca, os tipos de documentos existentes nas mesmas, e, todo o tipo de operações documentais que se: desenrolam normalmente, dentro delas, tais como: a Selecção, a Aquisição, o Registo, a Catalogação, a Análise Documental e a Difusão. Nesta parte fala-se também, de diferentes tipos de linguagens documentais que se podem utilizar no tratamento da documentação. 3a - Na terceira parte tenta-se fazer uma análise sobre a função social das bibliotecas, e as respectivas repercussões no plano político, económico, social e cultural de uma sociedade. Na verdade, constata.-se que as bibliotecas poderão ser um dos instrumentos mais importantes para esbater progressivamente as assimetrias sociais, combatendo o iletrismo (ainda reinante, nas sociedades mais pobres), e promovendo a igualdade no acesso à informação e documentação. Para atingir este desiderato, é preciso que exista (entre outras coisas), nas bibliotecas, dirigentes competentes, recursos humanos suficientes e qualificados, equipamentos e espaços adequados, além de um acervo documental suficientemente actualizado para as respectivas necessidades de informação. 4ª - A quarta parte, é dedicada ao funcionamento da Biblioteca Geral da Universidade de Évora. Descrevem-se alguns aspectos gerais, desde a sua finalidade e objectivos que lhe estão inerentes, à descrição e funcionamento das operações documentais que se desenrolam dentro da mesma, (e que têm algumas particularidades, em relação a outras bibliotecas similares), até às suas hierarquias institucionais, aos recursos humanos e aos espaços funcionais. 5ª - A quinta parte, descreve-nos os passos que foram necessários dar para implementar um questionário, como instrumento de recolha de opiniões sobre a qualidade de serviços prestados pela Biblioteca Geral da Universidade de Évora aos seus utilizadores (docentes e discentes). Nesta parte se explica quais as preocupações básicas que levaram à construção deste tipo de questionário, quais as razões da amostra seleccionada para o efeito, e quais os procedimentos burocráticos que foram tidos em conta até à recolha final do mesmo. Este questionário permitiu fazer um levantamento de necessidades percepcionadas pelos actores sociais envolvidos. 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