A influência das emoções na tomada de decisão de compra e de consumo: uma aplicação aos consumidores de iogurte, em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Rita Isabel B.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9090
Resumo: O estudo das emoções tem registado particular interesse na área do marketing desde a década de 1980. Um dos estudos mais recentes e que motivou novos trabalhos a partir dele é o de Laros e Steenkamp (2005). Estes investigadores analisaram uma extensa fundamentação teórica e propuseram um modelo hierárquico de emoções, com três níveis. Testaram e confirmaram o modelo a partir de quatro tipos de alimentos. Testar este modelo em outros tipos de produtos alimentares – iogurtes - em Portugal é o objectivo principal desta dissertação. A metodologia seguida tem como instrumento de recolha de dados o questionário on-line. A partir de uma amostra de 578 indivíduos, testou-se o modelo e concluiu-se que nos iogurtes, as emoções apenas são classificadas em afecto positivo e afecto negativo. Assim, apenas se confirma o primeiro nível do modelo hierárquico de emoções de Laros e Steenkamp (2005); The influence of emotions in the purchasing and consumption: an application to consumers of yoghurts in Portugal ' " The study of emotions has seen particular interest in marketing since the 1980s. One of the most recent studies and new studies was of the Laros and Steenkamp (2005). These researchers after an extensive literature review proposed a hierarchical model of emotions, with three levels. They tested and confirmed the model on four types of products. To test this model in other types of food (yogurt) in Portugal is the main objective of this dissertation. The method data collection was an online survey. From a sample of 578 individuals, we tested the model and concluded that in yoghurts, emotions can only be classified into positive and negative affect. Only the first level of the hierarchical model of emotions of Laros and Steenkamp (2005) was confirmed in the present research.
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