Estilos de liderança: relação entre os atletas e os treinadores nos treinos de desporto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joaquim Miguel Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7590
Resumo: Com este estudo, pretendeu-se investigar e aprofundar os conhecimentos científicos sobre a relação de liderança entre treinador e atleta no contexto do Desporto Escolar, nas modalidades de Futsal, Basquetebol e Badmínton. Participaram neste estudo n=45 sujeitos, dos quais 41 eram atletas do Desporto Escolar e 4 Professores de Educação Física que desempenharam a função de treinador. Para o tratamento estatístico dos dados foi utilizada a versão perceção e autoperceção da Escala de Liderança no Desporto (ELD). Relativamente à análise dos mesmos, recorreu-se à comparação de médias para a análise da média (M), do desvio padrão (DP) e à estatística descritiva: t-test, em que o nível de significância ficou estabelecido em 0,05. Para os comportamentos de interação: reforço e treino-instrução, os resultados demonstram que foram os mais evidenciados na perceção dos atletas e dos treinadores. Já nos comportamentos de decisão, os resultados demonstram que o estilo autocrático surge como o menos percecionado pelos atletas e o estilo democrático surge como o mais privilegiado. Contudo, verificaram-se diferenças significativas no comportamento democrático relativamente à perceção dos atletas e à autoperceção do treinador da modalidade de Futsal (Juvenis femininos). Este considera adotar um perfil de liderança com o uso da autoridade pessoal ao colocar em prática as decisões. As ideias dos atletas geralmente não são solicitadas. As principais conclusões para os treinadores e atletas avaliados nesta pesquisa foram: em 1º lugar o perfil ideal de um líder deve ser um treinador que forneça feedback positivo e que recompensa constantemente os atletas pelo bom desempenho (reforço); em 2º lugar o líder deve apresentar uma excelência de conhecimentos sobre os aspetos técnicos e táticos da modalidade (treino-instrução) e em 3º lugar, o líder deve adotar uma postura democrática em relação às decisões relacionadas com a equipa.
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