Cooperação Sul-Sul, uma via alternativa? Um caso exploratório entre Brasil e Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, T.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Padilla, B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11991
Resumo: A cooperação académica e científica internacional vem tornando-se cada vez mais relevante, não apenas desde uma perspetiva do desenvolvimento da ciência, mas também do crescimento económico dos países envolvidos. Apesar dos inúmeros benefícios que aporta – transferência de tecnologia, internacionalização das instituições, circulação de cientistas – por conta das assimetrias e hierarquias geopolíticas e económicas, essas cooperações podem não beneficiar de forma igual todos os países envolvidos. Dentro desta lógica, as cooperações Sul-Sul (CSS) aparecem como uma alternativa inovadora para o desenvolvimento da ciência entre os países do Sul. A partir duma análise documental de alguns acordos celebrados entre agências de fomento à pesquisa, brasileiras e argentinas, especificamente CAPES/CNPq no caso brasileiro e CONICET no caso argentino, este trabalho tem como objetivo discutir como a relação de cooperação científico-académica entre os dois países se tem desenvolvido ao longo dos anos, indagando se tal relação pode ser enquadrada dentro de uma lógica de cooperação Sul-Sul.
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