O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maçães, Mariana Torres
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41463
Resumo: Esta investigação tem como objetivo principal compreender o envolvimento do consumidor e de experts no processo de cocriação de uma marca, adaptado ao caso de estudo “Amor Meu”. A Amor Meu é uma marca de roupa que vê o seu fator diferenciador por aliar a sustentabilidade às tradições, ao criar peças de roupas únicas, exclusivas e pensadas ao detalhe. Cada detalhe, por sua vez, conta uma história de um canto português, da "nossa" gente, das tradições portuguesas, de uma forma discreta e elegante. A ponte com a sustentabilidade é feita através da utilização de recursos e matérias-primas sustentáveis, coleções cápsula, fornecedores locais e priorizando o artesanato, o feito à mão. A primeira coleção chamar-se-á "Heróis do Mar, Nobre Povo" e visa homenagear os bairros piscatórios portugueses. Em consequência, procura-se que a criação desta marca e a sua estratégia surjam como um trabalho em conjunto, entre os criadores da marca, os consumidores e os experts, ou seja, marketers, criadores de marcas, designers gráficos e de moda. Após uma robusta revisão da literatura dividida entre estratégias de branding e perspetivas de consumidor, de marcas sustentáveis e culturais, procede-se a metodologia mista, a fim de dar resposta à questão de investigação. Primeiro organizou-se um focus group com os experts (7 participantes) e posteriormente realizou-se um inquérito (325 inquiridos) ao potencial consumidor, ao mesmo tempo que se realizava uma análise documental e observação participante sobre o bairro piscatório da Afurada, a fonte de inspiração da primeira coleção Amor Meu. No final, foi possível definir uma estratégia de criação da marca, onde os objetivos específicos e os principais atributos são escolhidos, lado a lado, com os consumidores e experts.
id RCAP_fb315e79f6f9da86eed7e6cde912bae3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41463
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”CocriaçãoCulturalTradiçõesSustentávelModaAmor MeuMarca BrandingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta investigação tem como objetivo principal compreender o envolvimento do consumidor e de experts no processo de cocriação de uma marca, adaptado ao caso de estudo “Amor Meu”. A Amor Meu é uma marca de roupa que vê o seu fator diferenciador por aliar a sustentabilidade às tradições, ao criar peças de roupas únicas, exclusivas e pensadas ao detalhe. Cada detalhe, por sua vez, conta uma história de um canto português, da "nossa" gente, das tradições portuguesas, de uma forma discreta e elegante. A ponte com a sustentabilidade é feita através da utilização de recursos e matérias-primas sustentáveis, coleções cápsula, fornecedores locais e priorizando o artesanato, o feito à mão. A primeira coleção chamar-se-á "Heróis do Mar, Nobre Povo" e visa homenagear os bairros piscatórios portugueses. Em consequência, procura-se que a criação desta marca e a sua estratégia surjam como um trabalho em conjunto, entre os criadores da marca, os consumidores e os experts, ou seja, marketers, criadores de marcas, designers gráficos e de moda. Após uma robusta revisão da literatura dividida entre estratégias de branding e perspetivas de consumidor, de marcas sustentáveis e culturais, procede-se a metodologia mista, a fim de dar resposta à questão de investigação. Primeiro organizou-se um focus group com os experts (7 participantes) e posteriormente realizou-se um inquérito (325 inquiridos) ao potencial consumidor, ao mesmo tempo que se realizava uma análise documental e observação participante sobre o bairro piscatório da Afurada, a fonte de inspiração da primeira coleção Amor Meu. No final, foi possível definir uma estratégia de criação da marca, onde os objetivos específicos e os principais atributos são escolhidos, lado a lado, com os consumidores e experts.Nogueira, MafaldaRepositório ComumMaçães, Mariana Torres2022-07-26T15:28:57Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41463203042409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:45.684695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”
title O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”
spellingShingle O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”
Maçães, Mariana Torres
Cocriação
Cultural
Tradições
Sustentável
Moda
Amor Meu
Marca Branding
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”
title_full O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”
title_fullStr O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”
title_full_unstemmed O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”
title_sort O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”
author Maçães, Mariana Torres
author_facet Maçães, Mariana Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Mafalda
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Maçães, Mariana Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Cocriação
Cultural
Tradições
Sustentável
Moda
Amor Meu
Marca Branding
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Cocriação
Cultural
Tradições
Sustentável
Moda
Amor Meu
Marca Branding
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Esta investigação tem como objetivo principal compreender o envolvimento do consumidor e de experts no processo de cocriação de uma marca, adaptado ao caso de estudo “Amor Meu”. A Amor Meu é uma marca de roupa que vê o seu fator diferenciador por aliar a sustentabilidade às tradições, ao criar peças de roupas únicas, exclusivas e pensadas ao detalhe. Cada detalhe, por sua vez, conta uma história de um canto português, da "nossa" gente, das tradições portuguesas, de uma forma discreta e elegante. A ponte com a sustentabilidade é feita através da utilização de recursos e matérias-primas sustentáveis, coleções cápsula, fornecedores locais e priorizando o artesanato, o feito à mão. A primeira coleção chamar-se-á "Heróis do Mar, Nobre Povo" e visa homenagear os bairros piscatórios portugueses. Em consequência, procura-se que a criação desta marca e a sua estratégia surjam como um trabalho em conjunto, entre os criadores da marca, os consumidores e os experts, ou seja, marketers, criadores de marcas, designers gráficos e de moda. Após uma robusta revisão da literatura dividida entre estratégias de branding e perspetivas de consumidor, de marcas sustentáveis e culturais, procede-se a metodologia mista, a fim de dar resposta à questão de investigação. Primeiro organizou-se um focus group com os experts (7 participantes) e posteriormente realizou-se um inquérito (325 inquiridos) ao potencial consumidor, ao mesmo tempo que se realizava uma análise documental e observação participante sobre o bairro piscatório da Afurada, a fonte de inspiração da primeira coleção Amor Meu. No final, foi possível definir uma estratégia de criação da marca, onde os objetivos específicos e os principais atributos são escolhidos, lado a lado, com os consumidores e experts.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T15:28:57Z
2022-07-19T00:00:00Z
2022-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41463
203042409
url http://hdl.handle.net/10400.26/41463
identifier_str_mv 203042409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013565452288