O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41463 |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo principal compreender o envolvimento do consumidor e de experts no processo de cocriação de uma marca, adaptado ao caso de estudo “Amor Meu”. A Amor Meu é uma marca de roupa que vê o seu fator diferenciador por aliar a sustentabilidade às tradições, ao criar peças de roupas únicas, exclusivas e pensadas ao detalhe. Cada detalhe, por sua vez, conta uma história de um canto português, da "nossa" gente, das tradições portuguesas, de uma forma discreta e elegante. A ponte com a sustentabilidade é feita através da utilização de recursos e matérias-primas sustentáveis, coleções cápsula, fornecedores locais e priorizando o artesanato, o feito à mão. A primeira coleção chamar-se-á "Heróis do Mar, Nobre Povo" e visa homenagear os bairros piscatórios portugueses. Em consequência, procura-se que a criação desta marca e a sua estratégia surjam como um trabalho em conjunto, entre os criadores da marca, os consumidores e os experts, ou seja, marketers, criadores de marcas, designers gráficos e de moda. Após uma robusta revisão da literatura dividida entre estratégias de branding e perspetivas de consumidor, de marcas sustentáveis e culturais, procede-se a metodologia mista, a fim de dar resposta à questão de investigação. Primeiro organizou-se um focus group com os experts (7 participantes) e posteriormente realizou-se um inquérito (325 inquiridos) ao potencial consumidor, ao mesmo tempo que se realizava uma análise documental e observação participante sobre o bairro piscatório da Afurada, a fonte de inspiração da primeira coleção Amor Meu. No final, foi possível definir uma estratégia de criação da marca, onde os objetivos específicos e os principais atributos são escolhidos, lado a lado, com os consumidores e experts. |
id |
RCAP_fb315e79f6f9da86eed7e6cde912bae3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41463 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”CocriaçãoCulturalTradiçõesSustentávelModaAmor MeuMarca BrandingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta investigação tem como objetivo principal compreender o envolvimento do consumidor e de experts no processo de cocriação de uma marca, adaptado ao caso de estudo “Amor Meu”. A Amor Meu é uma marca de roupa que vê o seu fator diferenciador por aliar a sustentabilidade às tradições, ao criar peças de roupas únicas, exclusivas e pensadas ao detalhe. Cada detalhe, por sua vez, conta uma história de um canto português, da "nossa" gente, das tradições portuguesas, de uma forma discreta e elegante. A ponte com a sustentabilidade é feita através da utilização de recursos e matérias-primas sustentáveis, coleções cápsula, fornecedores locais e priorizando o artesanato, o feito à mão. A primeira coleção chamar-se-á "Heróis do Mar, Nobre Povo" e visa homenagear os bairros piscatórios portugueses. Em consequência, procura-se que a criação desta marca e a sua estratégia surjam como um trabalho em conjunto, entre os criadores da marca, os consumidores e os experts, ou seja, marketers, criadores de marcas, designers gráficos e de moda. Após uma robusta revisão da literatura dividida entre estratégias de branding e perspetivas de consumidor, de marcas sustentáveis e culturais, procede-se a metodologia mista, a fim de dar resposta à questão de investigação. Primeiro organizou-se um focus group com os experts (7 participantes) e posteriormente realizou-se um inquérito (325 inquiridos) ao potencial consumidor, ao mesmo tempo que se realizava uma análise documental e observação participante sobre o bairro piscatório da Afurada, a fonte de inspiração da primeira coleção Amor Meu. No final, foi possível definir uma estratégia de criação da marca, onde os objetivos específicos e os principais atributos são escolhidos, lado a lado, com os consumidores e experts.Nogueira, MafaldaRepositório ComumMaçães, Mariana Torres2022-07-26T15:28:57Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41463203042409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:45.684695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu” |
title |
O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu” |
spellingShingle |
O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu” Maçães, Mariana Torres Cocriação Cultural Tradições Sustentável Moda Amor Meu Marca Branding Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu” |
title_full |
O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu” |
title_fullStr |
O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu” |
title_full_unstemmed |
O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu” |
title_sort |
O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu” |
author |
Maçães, Mariana Torres |
author_facet |
Maçães, Mariana Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Mafalda Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maçães, Mariana Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cocriação Cultural Tradições Sustentável Moda Amor Meu Marca Branding Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Cocriação Cultural Tradições Sustentável Moda Amor Meu Marca Branding Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Esta investigação tem como objetivo principal compreender o envolvimento do consumidor e de experts no processo de cocriação de uma marca, adaptado ao caso de estudo “Amor Meu”. A Amor Meu é uma marca de roupa que vê o seu fator diferenciador por aliar a sustentabilidade às tradições, ao criar peças de roupas únicas, exclusivas e pensadas ao detalhe. Cada detalhe, por sua vez, conta uma história de um canto português, da "nossa" gente, das tradições portuguesas, de uma forma discreta e elegante. A ponte com a sustentabilidade é feita através da utilização de recursos e matérias-primas sustentáveis, coleções cápsula, fornecedores locais e priorizando o artesanato, o feito à mão. A primeira coleção chamar-se-á "Heróis do Mar, Nobre Povo" e visa homenagear os bairros piscatórios portugueses. Em consequência, procura-se que a criação desta marca e a sua estratégia surjam como um trabalho em conjunto, entre os criadores da marca, os consumidores e os experts, ou seja, marketers, criadores de marcas, designers gráficos e de moda. Após uma robusta revisão da literatura dividida entre estratégias de branding e perspetivas de consumidor, de marcas sustentáveis e culturais, procede-se a metodologia mista, a fim de dar resposta à questão de investigação. Primeiro organizou-se um focus group com os experts (7 participantes) e posteriormente realizou-se um inquérito (325 inquiridos) ao potencial consumidor, ao mesmo tempo que se realizava uma análise documental e observação participante sobre o bairro piscatório da Afurada, a fonte de inspiração da primeira coleção Amor Meu. No final, foi possível definir uma estratégia de criação da marca, onde os objetivos específicos e os principais atributos são escolhidos, lado a lado, com os consumidores e experts. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26T15:28:57Z 2022-07-19T00:00:00Z 2022-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41463 203042409 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41463 |
identifier_str_mv |
203042409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013565452288 |