Educação física e desenvolvimento motor dos alunos: o papel dos pares na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Helena Sofia Caldeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33159
Resumo: O presente relatório, foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCEB, decorrente do trabalho realizado em duas unidades curriculares, Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. Este relatório reflete o decorrer da prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento retrata o desenvolvimento da prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1.ºCEB, onde foi analisado o desenvolvimento motor dos intervenientes e os estilos de vida das crianças quanto à alimentação e hábitos de sono. Deste modo, foram desenvolvidas um leque de atividades que foram postas em prática com o objetivo de contribuir para estilos de vida mais ativos. Quanto ao estudo do 1.ºCEB, onde desenvolvemos o nosso estudo empírico, este envolveu 19 participantes do 2.º Ano. O estudo teve uma abordagem quali-quântica, onde foram realizadas as medições e pesagens, testes de avaliação da coordenação (KTK e salto à corda), diário de bordo desenvolvido ao longo do projeto, carta ao colega, referenciação dos espaços de Atividades Físicas e Desportivas e Equipamentos e Três Principais Refeições do Dia, relacionadas com os estilos de vida saudáveis. O trabalho empírico, apresentado neste relatório pretendia compreender se a escolha de atividades que visam promover a AF nas crianças contribuiriam positivamente para os resultados dos testes. Ou seja, através da análise dos diferentes dados referidos, compreender de que forma as crianças interagiriam umas com as outras, influenciariam ou condicionariam as escolhas de cada uma. Compreender os eventuais benefícios a nível pessoal, social e motor. Por outro lado, compreender se a relação entre os pares através das partilhas entre eles, contribuiriam no aumento dos níveis de motivação e empenho na AF num estilo de vida mais ativo e saudável. Os dados recolhidos foram analisados numa perspetiva interpretativa e holística, assim como em termos numéricos. Salienta-se a importância das relações dos pares nas escolas na promoção de hábitos de vida ativos.
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Deste modo, foram desenvolvidas um leque de atividades que foram postas em prática com o objetivo de contribuir para estilos de vida mais ativos. Quanto ao estudo do 1.ºCEB, onde desenvolvemos o nosso estudo empírico, este envolveu 19 participantes do 2.º Ano. O estudo teve uma abordagem quali-quântica, onde foram realizadas as medições e pesagens, testes de avaliação da coordenação (KTK e salto à corda), diário de bordo desenvolvido ao longo do projeto, carta ao colega, referenciação dos espaços de Atividades Físicas e Desportivas e Equipamentos e Três Principais Refeições do Dia, relacionadas com os estilos de vida saudáveis. O trabalho empírico, apresentado neste relatório pretendia compreender se a escolha de atividades que visam promover a AF nas crianças contribuiriam positivamente para os resultados dos testes. Ou seja, através da análise dos diferentes dados referidos, compreender de que forma as crianças interagiriam umas com as outras, influenciariam ou condicionariam as escolhas de cada uma. Compreender os eventuais benefícios a nível pessoal, social e motor. Por outro lado, compreender se a relação entre os pares através das partilhas entre eles, contribuiriam no aumento dos níveis de motivação e empenho na AF num estilo de vida mais ativo e saudável. Os dados recolhidos foram analisados numa perspetiva interpretativa e holística, assim como em termos numéricos. Salienta-se a importância das relações dos pares nas escolas na promoção de hábitos de vida ativos.This report was developed within the Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st CEB, resulting from the work carried out in two curricular units, Supervised Pedagogical Practice and also, Educational Orientation Seminar. This report reflects the course of pedagogical practice in the context of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. This document portrays the development of pedagogical practice in the context of Pre-School Education and the 1st CEB, where the motor development of those involved and the lifestyles of children regarding feeding and sleeping habits were analyzed. Thus, a range of activities were developed and put into practice with the objective of contributing to more active lifestyles. As for the study of the 1st CEB, where we developed our empirical study, this involved 19 participants of Year 2. The study had a quali-quantum approach, where measurements and weighing’s were performed, coordination evaluation tests (KTK and rope jumping), logbook developed throughout the project, letter to colleague, reference of physical and sports activity spaces and equipment and three main meals of the day, related to healthy lifestyles. The empirical work presented in this report aimed at understanding whether the choice of activities aimed at promoting PA in children would contribute positively to the test results. That is, through the analysis of the different data mentioned, understand how children would interact with each other and influence or condition the choices of each one. Understand the possible benefits at the personal, social, and motor level.On the other hand, understanding whether the relationship between peers through sharing between them would contribute to increasing levels of motivation and commitment to PA in a more active and healthier lifestyle. The data collected were analyzed from an interpretive and holistic perspective, as well as in numerical terms. The importance of peer relationships in schools in promoting active life habits is emphasized.2022-02-14T13:51:20Z2021-12-14T00:00:00Z2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33159porNascimento, Helena Sofia Caldeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:47Zoai:ria.ua.pt:10773/33159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:38.879235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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