A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/10591 |
Resumo: | Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Sistemas e Tecnologias de Informação, ramo de E-learning |
id |
RCAP_fb75fda74067339ca0ffae003043d00e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/10591 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva?Ansiedade matemáticaEmoçãoNeurociência cognitivaMathematical anxietyEmotionCognitive neuroscienceRelatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Sistemas e Tecnologias de Informação, ramo de E-learningO objetivo principal deste trabalho foi descrever uma análise sobre a ansiedade matemática, buscando caracterizar sua definição, etiologia, tipos e níveis, bem como apresentar alguns exemplos de como contorná-la na sala de aula. Como motivação inicial foi enfocado o desenvolvimento da aprendizagem matemática. Verificou-se que as causas da ansiedade matemática podem ser externas ou internas ao meio escolar e que as consequências são, geralmente, mal interpretadas por professores e pais. No Brasil, ainda existem poucas pesquisas a respeito do tema, entretanto os trabalhos de Keow Ng (2012), Smith (2004), Mutawah (2015) e Marshall et al. (2017) impulsionaram a pesquisa bibliográfica a respeito do objeto em jogo. Como resultado inicial, atribuiu-se a uma disfunção do sistema límbico a natureza da ansiedade matemática, onde a substância química denominada noradrenalina é a principal representante desse fenômeno de desequilíbrio emocional. Alternativas foram elencadas para tentar dirimir esse desconforto na população de alunos que sofrem por conta de crenças ou de um ensino de matemática que promove aversão, resultando na precariedade da aprendizagem.The main objective of this work was to describe an analysis of mathematical anxiety, aiming to characterize its definition, etiology, types and levels, as well as to present some examples of how to circumvent it in the classroom. The initial motivation was the development of mathematical learning. It has been found that the causes of mathematical anxiety may be external or internal to the school environment and that the consequences are often misinterpreted by teachers and parents. In Brazil, there is still little research on the subject, however the works of Keow Ng (2012), Smith (2004), Mutawah (2015) and Marshall et al. (2017) stimulated bibliographical research regarding the object at stake. As an initial result, a dysfunction of the limbic system was attributed to the nature of mathematical anxiety, where the chemical called noradrenaline is the main representative of this phenomenon of emotional imbalance. Alternatives have been listed to try to resolve this discomfort in the population of students who suffer from beliefs or a teaching of mathematics that promotes aversion, resulting in the precariousness of learning.[s.n.]Gouveia, Luis BorgesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFonseca, Laerte Silva da2022-01-04T18:28:42Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:09:52Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:21.745679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva? |
title |
A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva? |
spellingShingle |
A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva? Fonseca, Laerte Silva da Ansiedade matemática Emoção Neurociência cognitiva Mathematical anxiety Emotion Cognitive neuroscience |
title_short |
A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva? |
title_full |
A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva? |
title_fullStr |
A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva? |
title_full_unstemmed |
A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva? |
title_sort |
A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva? |
author |
Fonseca, Laerte Silva da |
author_facet |
Fonseca, Laerte Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gouveia, Luis Borges Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Laerte Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade matemática Emoção Neurociência cognitiva Mathematical anxiety Emotion Cognitive neuroscience |
topic |
Ansiedade matemática Emoção Neurociência cognitiva Mathematical anxiety Emotion Cognitive neuroscience |
description |
Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Sistemas e Tecnologias de Informação, ramo de E-learning |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-04T18:28:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/10591 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/10591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553544303083520 |