A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Laerte Silva da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10591
Resumo: Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Sistemas e Tecnologias de Informação, ramo de E-learning
id RCAP_fb75fda74067339ca0ffae003043d00e
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/10591
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva?Ansiedade matemáticaEmoçãoNeurociência cognitivaMathematical anxietyEmotionCognitive neuroscienceRelatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Sistemas e Tecnologias de Informação, ramo de E-learningO objetivo principal deste trabalho foi descrever uma análise sobre a ansiedade matemática, buscando caracterizar sua definição, etiologia, tipos e níveis, bem como apresentar alguns exemplos de como contorná-la na sala de aula. Como motivação inicial foi enfocado o desenvolvimento da aprendizagem matemática. Verificou-se que as causas da ansiedade matemática podem ser externas ou internas ao meio escolar e que as consequências são, geralmente, mal interpretadas por professores e pais. No Brasil, ainda existem poucas pesquisas a respeito do tema, entretanto os trabalhos de Keow Ng (2012), Smith (2004), Mutawah (2015) e Marshall et al. (2017) impulsionaram a pesquisa bibliográfica a respeito do objeto em jogo. Como resultado inicial, atribuiu-se a uma disfunção do sistema límbico a natureza da ansiedade matemática, onde a substância química denominada noradrenalina é a principal representante desse fenômeno de desequilíbrio emocional. Alternativas foram elencadas para tentar dirimir esse desconforto na população de alunos que sofrem por conta de crenças ou de um ensino de matemática que promove aversão, resultando na precariedade da aprendizagem.The main objective of this work was to describe an analysis of mathematical anxiety, aiming to characterize its definition, etiology, types and levels, as well as to present some examples of how to circumvent it in the classroom. The initial motivation was the development of mathematical learning. It has been found that the causes of mathematical anxiety may be external or internal to the school environment and that the consequences are often misinterpreted by teachers and parents. In Brazil, there is still little research on the subject, however the works of Keow Ng (2012), Smith (2004), Mutawah (2015) and Marshall et al. (2017) stimulated bibliographical research regarding the object at stake. As an initial result, a dysfunction of the limbic system was attributed to the nature of mathematical anxiety, where the chemical called noradrenaline is the main representative of this phenomenon of emotional imbalance. Alternatives have been listed to try to resolve this discomfort in the population of students who suffer from beliefs or a teaching of mathematics that promotes aversion, resulting in the precariousness of learning.[s.n.]Gouveia, Luis BorgesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFonseca, Laerte Silva da2022-01-04T18:28:42Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:09:52Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:21.745679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva?
title A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva?
spellingShingle A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva?
Fonseca, Laerte Silva da
Ansiedade matemática
Emoção
Neurociência cognitiva
Mathematical anxiety
Emotion
Cognitive neuroscience
title_short A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva?
title_full A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva?
title_fullStr A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva?
title_full_unstemmed A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva?
title_sort A ansiedade matemática na educação básica: o que precisamos saber? O que revela a neurociência cognitiva?
author Fonseca, Laerte Silva da
author_facet Fonseca, Laerte Silva da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Luis Borges
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Laerte Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade matemática
Emoção
Neurociência cognitiva
Mathematical anxiety
Emotion
Cognitive neuroscience
topic Ansiedade matemática
Emoção
Neurociência cognitiva
Mathematical anxiety
Emotion
Cognitive neuroscience
description Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Sistemas e Tecnologias de Informação, ramo de E-learning
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-04T18:28:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/10591
url http://hdl.handle.net/10284/10591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553544303083520