Avaliação do impacto dos órgãos de entrada no comportamento dos sistemas de drenagem urbanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/38708 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra |
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Avaliação do impacto dos órgãos de entrada no comportamento dos sistemas de drenagem urbanosDrenagem Urbanaórgãos de entradamodelação hidráulicadrenagem dualDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraAo longo dos últimos anos têm-se verificado um acentuado crescimento da população urbana, levando a uma maior impermeabilização do solo. Este facto aliado às alterações climáticas e ao inadequado planeamento dos sistemas de drenagem tem provocado elevados impactos nas sociedades, essencialmente devido a problemas relacionados com o aumento da frequência e do nível das inundações. Os sistemas de drenagem pluviais urbanos são uma infraestrutura indispensável ao bom funcionamento dos meios urbanos, desempenhando um papel fundamental na intercepção, recolha, transporte e rejeição em meios apropriados das águas pluviais. A sua incapacidade para drenar toda a água ocorre fundamentalmente pela falha na entrada de água nos coletores ou devido ao facto destes entrarem em carga, levando a um aumento do caudal superficial, escoando este através de caminhos preferenciais, acumulando-se posteriormente em zonas baixas, originado deste modo inundações. O presente trabalho tem como objectivo analisar uma rede de drenagem usando as mais modernas técnicas de modelação de drenagem urbana, nomeadamente, modelar um sistema de drenagem dual 1D/2D, situado na zona central da cidade de Coimbra, recorrendo ao software InfoWorks ICM. O modelo utilizado permitiu uma análise completa e detalhada das causas que levam a problemas relacionados com inundações nesta zona, sendo uma das principais causas detectadas a ineficiência por parte dos órgãos de entrada da rede, não permitindo uma eficaz interseção do escoamento superficial. Com o modelo utilizado e identificados os problemas, o presente trabalho pretende uma resolução dos mesmos através de soluções localizadas, as quais consistem na implementação de grelhas transversais aos arruamentos, só possíveis de avaliar corretamente com estes modelos. No decorrer do trabalho foi possível concluir que a principal causa dos problemas associados a inundações pluviais na zona central da cidade de Coimbra prendem-se pelo facto da mesma não estar munida de uma rede de drenagem eficiente. Estes problemas seriam totalmente resolvidos com uma restruturação ao nível do número e da localização dos órgãos de entrada da rede. Sendo este o principal problema, também foi detectado em algumas zonas, uma insuficiente capacidade na rede de colectores de drenagemOver the past few years the increase of the urban population, combined with climate change and the inadequate planning of drainage systems, has had great impacts on society, mostly due to the increase number of flooding situations. Urban stormwater drainage systems are an indispensable infrastructure in urban areas and have a fundamental role in the interception, collection, transportation and rejection of stormwater. Its inability to drain all water occurs when water fails to enter in the system or the system surcharges, which leads to an increase of superficial flow. In these situations, water flows through preferential paths, later accumulate in local depressions, originating floods. The purpose of the present work is to analyze a network of drainage using the most modern urban drainage modeling techniques, namely, to model a draining system in the central area of the city of Coimbra, with a 1D/2D model, by using Infoworks ICM software. The model used allowed a more complete and detailed analysis of the causes that lead to floods in this area. One of the main causes is the inefficiency of the network inlets, which do not have an effective intersection of the superficial flow. With the use of dual drainage models, this work intends to evaluate solutions by implementing transversal grids on the streets, and assess its efficiency, only possible with dual drainage models. It was shown and quantified that, in this case study, despite insufficient capacity in some drainage network conduits, the main cause of pluvial floods is the insufficient number and capacity of inlets. With 1D/2D models it was possible to quantify the water that flows at the surface, in the sewer system and its interactions. With the correct quantification of this phenomenon, implementation of new network inlets was proposed to solve flooding problem in this area2016-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/38708http://hdl.handle.net/10316/38708TID:201660482porMatias, Elva Marlene Anastácioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/38708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:57:50.125840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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