Autoavaliação de escola e a construção da mudança : reflexão sobre o papel da equipa de autoavaliação no processo de melhoria e de autorregulação de um agrupamento de escolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27289 |
Resumo: | Partindo do estudo dos modelos organizacionais de escola, dos conceitos de avaliação organizacional e do enquadramento da autoavaliação de escola, tendo em conta o contexto nacional, realizou-se um relatório reflexivo sobre a evolução da autoavaliação e o papel da equipa de autoavaliação de um Agrupamento de Escolas ao longo de quase uma década. A análise e reflexão realizadas contemplam a articulação e o diálogo entre autoavaliação e avaliação externa de escola, a comparação do referencial de avaliação do Agrupamento de Escolas em causa com diferentes referenciais e uma descrição do dispositivo de autoavaliação e da sua evolução. A reflexão foi orquestrada e balizada pela legislação em vigor e sua evolução, pela bibliografia e trabalho académico, pelos documentos internos respeitantes ao Agrupamento em causa e pela autorreflexão sobre a evolução do processo de autoavaliação, bem como o posicionamento do relator como membro da equipa de autoavaliação. As principais conclusões remetem para a necessidade de apoio externo às escolas para elas desenvolverem o seu dispositivo interno de autoavaliação, no caso relatado através da rede de escolas da Associação de Projetos de Avaliação em Rede – APAR, que constituiu um amigo crítico no processo. Conclui-se também que foi necessária uma década para se iniciar uma autodireção séria na autoavaliação do referido Agrupamento, com uma apropriação de um dispositivo de autoavaliação. No entanto, o dispositivo em análise, muito centrado no acompanhamento dos resultados académicos, ainda não envolve de forma consistente a comunidade educativa, carecendo de maior compromisso com a produção da melhoria, sobretudo das lideranças intermédias e de um desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem organizacional alargada, ou seja, a apropriação do processo de autoavaliação para a construção da melhoria das escolas é um processo que requer uma abordagem multidimensional. |
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Autoavaliação de escola e a construção da mudança : reflexão sobre o papel da equipa de autoavaliação no processo de melhoria e de autorregulação de um agrupamento de escolasModelos organizacionais de escolaAutoavaliação de escolaAssociação de Projetos de Avaliação em Rede ( APAR)ReferencializaçãoEquipa de autoavaliaçãoOrganizational models of the schoolSchool self-evaluationReferencializationSelf-evaluation teamDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoPartindo do estudo dos modelos organizacionais de escola, dos conceitos de avaliação organizacional e do enquadramento da autoavaliação de escola, tendo em conta o contexto nacional, realizou-se um relatório reflexivo sobre a evolução da autoavaliação e o papel da equipa de autoavaliação de um Agrupamento de Escolas ao longo de quase uma década. A análise e reflexão realizadas contemplam a articulação e o diálogo entre autoavaliação e avaliação externa de escola, a comparação do referencial de avaliação do Agrupamento de Escolas em causa com diferentes referenciais e uma descrição do dispositivo de autoavaliação e da sua evolução. A reflexão foi orquestrada e balizada pela legislação em vigor e sua evolução, pela bibliografia e trabalho académico, pelos documentos internos respeitantes ao Agrupamento em causa e pela autorreflexão sobre a evolução do processo de autoavaliação, bem como o posicionamento do relator como membro da equipa de autoavaliação. As principais conclusões remetem para a necessidade de apoio externo às escolas para elas desenvolverem o seu dispositivo interno de autoavaliação, no caso relatado através da rede de escolas da Associação de Projetos de Avaliação em Rede – APAR, que constituiu um amigo crítico no processo. Conclui-se também que foi necessária uma década para se iniciar uma autodireção séria na autoavaliação do referido Agrupamento, com uma apropriação de um dispositivo de autoavaliação. No entanto, o dispositivo em análise, muito centrado no acompanhamento dos resultados académicos, ainda não envolve de forma consistente a comunidade educativa, carecendo de maior compromisso com a produção da melhoria, sobretudo das lideranças intermédias e de um desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem organizacional alargada, ou seja, a apropriação do processo de autoavaliação para a construção da melhoria das escolas é um processo que requer uma abordagem multidimensional.This reflective report describes the evolution of the school self-assessment process and the role of a School Grouping’s self-assessment team over almost a decade, based on the study of the school’s organizational models, the concepts of organizational assessment and the framework for the school self-assessment, bearing in mind the national context. The analysis and reflection include the dialogue and articulation between external and self-assessment in schools, the comparison between the evaluation referential of the School Grouping in question and different benchmarks, as well as a description of the self-assessment device and his evolution. The reflection was orchestrated with reference to the legislation in force and its evolution, by the bibliography and academic work, by the internal documents regarding the School Grouping in question and by the self-reflection about the evolution of the selfassessment process, as well as the position of the rapporteur as a member of the selfassessment team. The main conclusions point to the school’s need for external support in order to develop their internal self-assessment protocols in the case of the School Grouping this work is based upon that external support provided by the Associação de Projetos de Avaliação em Rede (APAR), a schools network which worked as critical friend in the process. It is also concluded that it took a decade to initiate a serious self-directioning in the self-assessment on the School Grouping, with an appropriation of a self-assessment device. However, the device under analysis, which is very focused on the follow-up of academic school results, still does not consistently involve the entire educational community; it needs further commitment to improve, particularly from intermediate leaderships and the development of a broad organizational learning culture, in other words, the appropriation of the self-assessment process for the construction of school improvement requires a multidimensional approach.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarata, Luís Filipe Simões2019-04-08T09:15:18Z2018-05-3020182018-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27289TID:201925079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:52Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:52.331446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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